Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Faro: Com mais de 100 anos de existência, a Casa Verde reabre apesar das restrições e incertezas

Fechadas por imposição do Governo, a loja com mais tempo em atividade no centro da cidade volta a abrir. No extremo oposto da “rua das lojas”, há outro exemplo de resiliência: uma das 11 lojas de uma cadeia de sapatarias vai manter “todos os 34 empregados”

11:19 18 Abril, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O comércio local na baixa de Faro procura resistir às restrições impostas pelo combate à pandemia de covid-19 e até a loja há mais tempo em atividade no centro da cidade mantém portas abertas e planeia o futuro.

Com mais de 100 anos de existência, a Casa Verde é um marco na chamada “rua das lojas” da capital algarvia, bastando lá entrar para que a arquitetura, as madeiras que a decoram ou o cheiro dos tecidos remetam para as visitas com a avó ou a mãe às antigas retrosarias.

Fechadas por imposição do Governo, as portas da loja voltaram a abrir-se assim que “foi possível”, apesar das restrições e incertezas colocadas pelas medidas de combate à pandemia da covid-19, contou à Lusa o gerente, Fernando Matos.

“Vamo-nos aguentando minimamente, mas não está fácil para ninguém. Dá para ver pelo tamanho do ‘bicho’ [loja], que o que está aqui não é fácil. Vamos puxando pela cabeça, em vez de comprar, manter [o stock], para depois fazer face às despesas. É tudo um pau de dois bicos”, desabafa.

Para Fernando Matos, não valerá a pena “abrir agora para salvar a situação” se tiverem de voltar a fechar outra vez. Já que se optou por iniciar uma nova fase do desconfinamento, as pessoas deveriam “resguardar-se” o máximo possível, para que não seja necessário fechar outra vez, o que não “seria nada fácil”.

Os empregados que estiveram em ‘lay-off’ regressaram assim que a atividade retomou, não tendo havido cortes no pessoal, e apesar dos poucos clientes na loja, não param um minuto, com o tempo a ser aproveitado para “fazer o inventário”.

Entre tecidos a metro, camisas, roupa interior e uma enorme palete de fitas ou formatos de botões, o acesso a uma parte da loja teve de ser condicionado para que se pudesse enquadrar nos estabelecimentos até aos 200 metros quadrados cuja abertura foi autorizada na segunda fase do desconfinamento.

O atual movimento permite “fazer face às despesas” e manter todos os empregados no ativo, trabalhando “como podem”, mas Fernando Matos afirma sentir que a “economia teve uma quebra muito acentuada nesta segunda fase”, em relação ao ano passado.

É no extremo oposto da “rua das lojas”, já numa zona mais moderna, que a reportagem da agência Lusa encontra outro exemplo de resiliência: uma das 11 lojas de uma cadeia de sapatarias no Algarve que irá manter “todos os 34 empregados”, revela à Lusa o proprietário.

Num negócio cuja dinâmica depende das mudanças de “estação”, houve a necessidade de fazer uma gestão das coleções “em função da atualidade” recorrendo ao “diálogo” e à “compreensão” dos fornecedores, apontou Manuel Silvestre.

“As encomendas já estavam todas feitas. Causámos algumas dificuldades a alguns dos nossos fornecedores e procurámos um entendimento para reduzir as quantidades. Algumas irão manter-se e acabaram por nos oferecer um prazo mais dilatado [para pagar]”, refere.

Na loja, os clientes já procuram sapatos da nova coleção de verão, mas, em relação ao futuro, a realidade dos países emissores de turistas e o combate à pandemia não trazem “alento” a Manuel Silvestre, que considera que apenas no “final do verão, princípio do inverno” a situação possa “começar a atenuar”.

A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) está a acompanhar as dificuldades do setor e tem no terreno um inquérito para levantamento da realidade e das principais necessidades dos empresários.

O presidente da ACRAL, Paulo Alentejano, aponta à Lusa que a grande maioria do comércio e serviços vai “retomar e abrir”, mas alerta para a “grande incerteza no ar” sobre se haverá, ou não, uma nova vaga, o que poderá ser “demolidor e comprometer o verão”.

Para aquele responsável, há a “expectativa” de que o verão possa ter movimento e seja possível “recuperar alguma coisa” de uma situação que tem sido “agravada nos últimos meses”.

Caso isso não se verifique, a região irá para o seu “terceiro inverno consecutivo”, levando ao “encerramento de empresas e despedimentos” e a uma “possível crise social”.

“Houve empresas que já encerraram. Sinceramente, acho que as pessoas estão a tentar o seu último balão de oxigénio nesta retoma e, se houver um verão que ‘se veja’, salva a situação”, calcula.

O responsável afirma haver, neste momento, “várias questões em cima da mesa”, como as moratórias, que “têm obrigatoriamente que ser alargadas” ou a situação de ‘lay off’ que “tem que ser enquadrada com a próxima época baixa”.

“Vive-se neste momento numa grande incerteza, não se consegue perspetivar o futuro e consolidar um plano de negócios para avançar nos próximos meses, porque não sabemos o que nos espera”, realça o presidente da ACRAL.

Quanto ao programa de apoio à região anunciado em julho de 2020 pelo Governo, Paulo Alentejano afirma que “nada chegou às empresas” e que nada se perspetiva a curto prazo, comparando a situação à “cura que chega depois do doente já ter morrido”.

“O Algarve tem características próprias, tem um setor do turismo abrangente e transversal a toda a economia e está a sofrer de uma ponta a outra, em todos os setores”, lamenta.

A ACRAL vai criar um gabinete de apoio ao pequeno empresário, que muitas vezes não tem “tempo e acesso à legislação” que sai “avulso, descoordenada e pouco entendível”.

“Há uma incerteza geral em relação a todo o processo, o que não nos permite perspetivar nada de futuro. Estamos numa situação de ‘empurrar com a barriga’ e de ver diariamente como é que se vai gerindo os negócios”, conclui.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Economia Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 15:08 12 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Economia, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 15:08 12 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Últimas Notícias

  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
  • Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
    Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
  • Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
    Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
  • Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição
    Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal