Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Expectativas turísticas para verão arrefecem com decisão do Governo britânico

A decisão britânica de excluir Portugal da “lista verde” de viagens foi tomada em 3 de junho e suscitou, desde logo, críticas do setor turístico, que se preparava para um aumento das reservas e da procura de turistas provenientes do Reino Unido

14:26 14 Junho, 2021 12:23 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A confederação do turismo e a Associação da Hotelaria de Portugal reviram as expectativas de crescimento turístico com a saída de Portugal da “lista verde” de viagens para o Reino Unido, acreditando, no entanto, num verão melhor que em 2020.

“Nesta fase, é difícil fazer previsões. Estávamos com alguma expectativa positiva, mas a decisão do Governo britânico de retirar Portugal da ‘lista verde’ veio alterar todas as perspetivas que tínhamos para o verão”, afirma o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, em respostas escritas à Lusa.

A decisão britânica de excluir Portugal da “lista verde” de viagens foi tomada em 03 de junho e suscitou, desde logo, críticas do setor turístico, que se preparava para um aumento das reservas e da procura de turistas provenientes do Reino Unido, isto depois de, em 17 de maio, o Governo britânico ter tomado a decisão contrária, abrindo as viagens com destino a Portugal.

Agora, “a recuperação que se iniciou nas últimas semanas com a chegada dos turistas ingleses, o nosso principal mercado, foi abruptamente interrompida durante, pelo menos, três semanas. O impacto nas reservas, sobretudo no Algarve, será gigantesco, numa fase em que as empresas se preparavam para um aumento da procura turística com reforço da oferta e de recursos humanos”, explica Francisco Calheiros.

Ainda assim, o responsável, que não revela valores, refere acreditar que Portugal “irá ter um verão melhor do que 2020”, mas com os números a ficarem “ainda muito longe dos de 2019”.

Com uma visão diferente, após a decisão britânica, ficou também a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), como explicou a vice-presidente executiva, Cristina Siza Vieira, à Lusa, sem também apontar números.

“O mês de maio correu razoavelmente bem em termos de taxa de ocupação, em algumas regiões do país, aliás acima das expectativas, dada a incerteza em que estivemos, exceção de Lisboa, Porto e Alentejo. No Algarve registou-se uma afluência bastante significativa durante o mês de maio, sobretudo de turistas britânicos, devido à abertura do Reino Unido relativamente a Portugal (recordo que estávamos na ‘lista verde’ de destinos, com o que tal significava de facilitação das viagens). Ora, com a recente decisão do Governo britânico a situação veio alterar-se profundamente, com os cancelamentos a registarem-se desde o primeiro momento e o ritmo de reservas a cair a pique”, afirma a responsável.

Ora, assim, a responsável da AHP diz que “antes desta decisão, obviamente”, estavam “mais confiantes no verão”.

“É certo que há outros mercados e a aprovação pelo Parlamento Europeu do Passaporte Covid-19 abre melhores perspetivas, quer para os turistas provenientes da UE, quer de Schengen. Esperamos, também, que Portugal aproveite já para dar idênticas condições a países terceiros, designadamente aos EUA, fundamental para nós”, acrescenta Cristina Siza Vieira, lembrando ainda que o setor volta a contar com os turistas internos.

“Para já, contamos com o mercado nacional, que já em 2020 foi o suporte do verão, e com a abertura dos mercados europeus. Sem qualquer dúvida, vontade de viajar e pesquisa por Portugal existe, mas têm de estar reunidas todas as condições para que os turistas possam viajar sem restrições de quarentena e com definição dos critérios e testagem”, concluiu.

Dias depois do anúncio do Governo britânico, em 06 de junho, o presidente do Turismo do Algarve, disse à Lusa que a saída de Portugal da “lista verde” de viagens para o Reino Unido causou um “pico” de cerca de 10.000 saídas do aeroporto de Faro no sábado, dia 05.

“Ontem [sábado] houve uma concentração de cerca de 10.000 passageiros britânicos para sair, mas é interessante também perceber que, no mesmo período, chegaram 2.500. Portanto, apesar das regras britânicas, ainda há britânicos a chegar ao Algarve”, afirmou João Fernandes à agência Lusa.

João Fernandes explicou que os passageiros, “muitos deles britânicos”, se viram obrigados a “antecipar o regresso para chegar ao país antes de terça-feira [dia 08]” e escapar assim à obrigatoriedade de realizar uma quarentena de 10 dias e dois testes à covid-19 nesse período devido à medida imposta pelo Governo britânico a todos os passageiros que cheguem ao Reino Unido provenientes de Portugal.

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Economia

Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos

12:16 26 Outubro, 2026 12:19 26 Outubro, 2026

Projeto InovCitrus vai estudar uma praga que ameaça os pomares algarvios e procurar soluções para proteger a produção de laranjas e outros citrinos

Algarve Cultura Vida & Lazer

Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween

10:56 26 Outubro, 2026 11:02 26 Outubro, 2026

Crianças e jovens vão poder desfrutar de dois dias de diversões no Portimão Arena, com insufláveis, trampolins e atividades para várias idades

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Júlio Mamute.
Mundo Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 12:10 26 Outubro, 2026

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Com 36 anos, Júlio Mamute chegou a pesar 310 quilos e teve uma fase da vida em que até tomar banho representava um desafio. O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para...

Opinião Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Economia

Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos

12:16 26 Outubro, 2026 12:19 26 Outubro, 2026

Projeto InovCitrus vai estudar uma praga que ameaça os pomares algarvios e procurar soluções para proteger a produção de laranjas e outros citrinos

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween

10:56 26 Outubro, 2026 11:02 26 Outubro, 2026

Crianças e jovens vão poder desfrutar de dois dias de diversões no Portimão Arena, com insufláveis, trampolins e atividades para várias idades

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Júlio Mamute.
Mundo, Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 12:10 26 Outubro, 2026

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Com 36 anos, Júlio Mamute chegou a pesar 310 quilos e teve uma fase da vida em que até tomar banho representava um desafio. O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para...

Opinião, Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve, Cultura

Halloween transforma Alte numa aldeia de bruxas, música e diversão

09:00 25 Outubro, 2026 09:08 20 Outubro, 2026

Festa regressa a Alte a 31 de outubro, com três palcos dedicados ao Halloween, animação de rua, espetáculos e música até de madrugada

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai
    Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai
  • Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos
    Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos
  • Silves revela património e memórias através de fotografia e poesia na exposição “Molduras do Invisível”
    Silves revela património e memórias através de fotografia e poesia na exposição “Molduras do Invisível”
  • Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween
    Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween
  • GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve
    GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

Opinião

  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura
  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal