Na “Grande Entrevista” à RTP, emitida na noite de quarta-feira, Mariana Mortagua, a nova líder do Bloco de Esquerda (BE), afirmou que “temos um problema com o Turismo. Em 2023 vai abrir um novo hotel a cada cinco dias“.
Mortágua explica que “em Lisboa há freguesias que têm 60% de Alojamento Local. Quer dizer que seis em cada 10 casas são Alojamento Local e isto sem contar com hotéis e outro tipo de empreendimentos”.
A líder do BE deu seguimento ao que o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Bernardo Trindade, revelou ao Expresso na edição de 23 de março: “prevê-se a abertura de mais 65 hotéis em Portugal em 2023 e vai ser necessária mão-de-obra para acudir a essa situação.”
Para atingir esta média de um novo hotel por cada cinco dias teriam que abrir 73 novos hotéis. A previsão da AHP em março fica aquém: média de um novo hotel por cada 5,6 dias.
Há no entanto, outra estimativa, da consultora Cushman & Wakefield, que em dezembro de 2022 apontou para “75 inaugurações de hotéis em 2023”.
Gonçalo Garcia, diretor da área de hotelaria da Cushman & Wakefield em Portugal explicou que “seguramente que será um dos anos em que vamos observar mais hotéis a abrir em Portugal, de Norte a Sul do país. Não é normal crescer 75 hotéis todos os anos. De facto, é um número extraordinário”.