Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto DR
Economia

Elon Musk estima que Twitter vale menos de metade do que quando comprou

Desde que assumiu o controlo da rede social, Musk reduziu o número de trabalhadores de 7.500 para menos de 2.000, recorrendo a sucessivas vagas de despedimentos

21:08 26 Março, 2023 21:08 26 Março, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O dono do Twitter, Elon Musk, estima o valor atual daquela rede social em 20.000 milhões de dólares, menos de metade de quando a comprou há cinco meses, segundo um documento interno consultado pelos ‘media’ norte-americanos.

Na altura, a rede social valia 44.000 milhões de dólares (quase 41.000 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

A carta interna dirigida aos funcionários diz respeito à participação nos lucros do grupo de San Francisco e à alocação de ações da X Holdings, empresa que supervisiona o Twitter desde a sua aquisição, no final de outubro.

O programa de concessão de participações avalia a plataforma em 20.000 milhões de dólares (18.585 milhões de euros), próximo da capitalização da Snap (18,2 mil milhões de dólares), que controla o Snapchat, ou da rede social e ‘site’ criativo Pinterest (18,7 mil milhões de dólares), ambos cotadas.

A AFP conta que solicitou através do endereço eletrónico dedicado à imprensa um comentário, tendo o Twitter gerado uma resposta automática contendo apenas “um ’emoji’ em forma de um monte de excrementos”.

No documento interno, Elon Musk justifica esta brutal contração da valorização pelas dificuldades financeiras vividas pelo grupo, um tempo à beira da falência, de acordo com o próprio.

“O Twitter estava destinado a perder 3.000 milhões de dólares (2.787 milhões de euros)”, escreveu Elon Musk numa mensagem publicada na rede social no sábado.

Este número é explicado, segundo Elon Musk, por uma perda de faturação de 1.500 milhões de dólares (1.393 milhões de euros) e vencimentos da dívida de valor equivalente.

“Mas agora os anunciantes estão a voltar, parece que vamos chegar ao equilíbrio no segundo trimestre” deste ano, afirmou o presiente executivo e acionista maioritário do Twitter.

Desde que assumiu o controlo da rede social, Musk reduziu o número de trabalhadores de 7.500 para menos de 2.000, recorrendo a sucessivas vagas de despedimentos.

No documento interno, Elon Musk disse ver “um caminho difícil, mas claro” para uma avaliação do grupo em cerca de 250.000 milhões de dólares, sem referir um prazo.

O líder da Tesla e do grupo aeroespacial SpaceX anunciou que o Twitter abriria, a cada seis meses, uma janela para permitir que os funcionários da rede social vendessem as susa participações, que já não estão cotadas em bolsa.

Últimas

  • Benfica vence Portimonense e está provisoriamente na vice-liderança da I Liga
    Benfica vence Portimonense e está provisoriamente na vice-liderança da I Liga
  • Já pode conduzir no Brasil com carta de condução portuguesa
    Já pode conduzir no Brasil com carta de condução portuguesa
  • Homem descasca bananas antes de as pesar para pagar menos no supermercado [vídeo]
    Homem descasca bananas antes de as pesar para pagar menos no supermercado [vídeo]
  • Barco incendia-se na Marina de Olhão e faz um ferido [vídeo]
    Barco incendia-se na Marina de Olhão e faz um ferido [vídeo]
  • Ação de limpeza subaquática na Barra de Tavira permite recolher 100 quilos de lixo
    Ação de limpeza subaquática na Barra de Tavira permite recolher 100 quilos de lixo

Opinião

  • Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
  • Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
    Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
  • Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas
    Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
    Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve