Cada vez mais veículos incorporam o sistema Stop/Start, uma função que desliga o motor quando o carro está parado no trânsito. No entanto, alguns condutores optam por desativar o sistema, receando que isso possa causar desgaste no motor e na bateria. Será que essa preocupação é justificada? O blog Targa 67 ajuda-nos a esclarecer esta questão.
O funcionamento do Stop/Start
O sistema Stop/Start é um recurso presente em muitos carros novos, projetado para economizar combustível, reduzir emissões poluentes e minimizar o ruído quando o veículo para no trânsito, como em semáforos ou congestionamentos.
Basicamente, quando o computador de bordo detecta que o carro está parado, a caixa de velocidades está em ponto morto (em carros manuais) ou o pedal de travão está pressionado firmemente (em carros automáticos), o sistema desliga o motor.
Assim que o condutor coloca a primeira marcha (em carros manuais) ou liberta o pedal de travão (em carros automáticos), o motor de arranque reativa o motor.
A desconfiança sobre o Stop/Start
A preocupação de que esse procedimento pode acelerar o desgaste do motor e da bateria é compreensível. Afinal, o número de partidas do motor é significativamente maior em carros com o Stop/Start em funcionamento.
De facto, sem medidas de mitigação, o número de arranques seria muito maior. Em média, um carro sem o sistema Stop/Start fará, segundo o blog, cerca de 50.000 partidas durante toda a sua vida útil. Já um carro com o Stop/Start pode realizar cerca de 500.000 partidas, uma diferença notável.
A Gestão do Sistema Stop/Start
A gestão inteligente do sistema Stop/Start é fundamental para preservar o motor. Por exemplo, o sistema pode operar apenas quando as temperaturas do motor estão dentro de um intervalo seguro, evitando arranques em condições muito frias ou quentes.
Ajuda ainda ao limita o tempo máximo em que o motor fica inativo para não esgotar a bateria.
Vantagens do Stop/Start
Os benefícios do sistema Stop/Start são diretamente proporcionais ao tempo em que o veículo está desligado com o motor parado. Assim, esse sistema é mais vantajoso em situações de condução urbana, onde as paragens frequentes são comuns.
Quanto mais vezes o sistema atua, maior é a economia de combustível, a redução de emissões e a diminuição do ruído do motor.
Um sistema Stop/Start bem projetado não provoca desgaste excessivo no motor ou na bateria. Os motores de arranque mais robustos e as medidas de redução de atrito contribuem para uma operação segura e duradoura do sistema.
Para garantir a proteção do motor, é fundamental não comprometer a qualidade do óleo do motor quando chegar a altura da troca.
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