Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Designer portuguesa apresenta coleção sustentável na semana de moda da Andaluzia

Algumas das peças de Mariana Soares são tricotadas literalmente à mão, com os fios enrolados à volta dos braços e as mãos a desempenharem o papel das agulhas.

17:27 22 Março, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A designer portuguesa Mariana Soares apresenta hoje em Sevilha uma coleção de moda com materiais e técnicas de produção amigas do ambiente, com peças que podem ser usadas tanto por homens como mulheres, algumas feitas à mão.

Com uma paixão pelo trabalho em ‘tricot’, que desde criança via a mãe e a avó fazerem, algumas das peças da designer de 24 anos são tricotadas literalmente à mão, com os fios enrolados à volta dos braços e as mãos a desempenharem o papel das agulhas.

“A produção artesanal de malha é uma técnica de produção de vestuário totalmente sem desperdício. Todo o material que usamos está na peça e as sobras podem ser reaproveitadas para outra peça”, refere Mariana Soares à Lusa.

Na coleção “Ataraxia”, que apresenta hoje ao abrigo de um projeto que une Portugal e Espanha, a designer de Lisboa usou fio de algodão orgânico e fio de lã para as malhas, feitos em Portugal, mas também outros materiais sustentáveis como o linho e o ‘lyocell’, fibra feita a partir de polpa de madeira.

Entre as 27 peças da coleção cujo nome tem origem na língua grega e significa “tranquilidade de espírito” – composta, ao todo, por 13 ‘looks’ -, há pelo menos uma que, na verdade, podem ser duas: um macacão que se pode converter num vestido.

“É comum, em certos eventos, as pessoas levarem uma roupa para o evento e outra peça para usar depois, nas festas. Achei interessante essa ideia de as pessoas nem precisarem de trocar de roupa. Neste caso, é uma peça que se pode usar no dia a dia”, conta.

Outra das características das suas criações é o facto de não se destinarem a uma estação específica do ano e serem de género neutro, isto é, poderem ser usadas tanto por homens como por mulheres, com uma aposta nas peças ‘oversize’.

Mariana Soares confessa que começou a fazer peças sem género predefinido, “por uma razão muito pessoal”, pois sempre se sentiu confortável com roupa mais larga e sempre lhe fez “confusão”, nas lojas, a distinção entre roupa de homem e de senhora.

“É uma diferença redutora. Para mim, enquanto designer, não fazia sentido haver essa distinção. Mais do que definir a idade da pessoa ou o género, achei importante definir os ideais da pessoa que vestir a minha roupa”, sublinha.

Na coleção que vai apresentar ao final da tarde na antiga cidade romana de Itálica, na província de Sevilha, capital da região espanhola da Andaluzia, vão predominar os azuis, os cinzentos e os brancos, que vão, depois, contrastar com tons cor de laranja.

Para criar a coleção “Ataraxia”, Mariana Soares inspirou-se em fotografias que tirou no Oceanário de Lisboa com uma câmara instantânea que anda sempre consigo, um sítio “estranhamente calmo e relaxante” que serviu de base ao primeiro trabalho que a jovem designer apresenta ao público em nome próprio.

Os fios usados por Mariana Soares na produção das malhas são certificados e fornecidos pela empresa portuguesa Rosários4, localizada em Mira de Aire, no distrito de Leiria.

A designer conta também com a colaboração da empresa portuguesa de calçado Marita Moreno, que produz sapatos, malas e acessórios ‘vegan’ e ambientalmente sustentáveis.

Além de Mariana Soares, no desfile CODE41, integrado na XV Semana da Moda da Andaluzia, vão também ser apresentadas as coleções das espanholas attega (de Sevilha) e ANULA Company (de Córdoba), todas a convite do projeto INTREPIDA plus.

O projeto INTREPIDA (Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças) é uma iniciativa enquadrada no programa INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP), financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

O objetivo é impulsionar a competitividade empresarial das pequenas e médias empresas administradas por mulheres nos dois países.

A Fundação Três Culturas do Mediterrâneo é a principal beneficiária do projeto INTREPIDA plus, juntamente com parceiros da província de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e município de Faro.

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Algarve Animais

Loulé lança concurso para encontrar o cão mais idoso do concelho

09:50 3 Setembro, 2026 10:13 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Os três cães mais idosos serão conhecidos no Dia do Cão Idoso, assinalado a 1 de outubro em simultâneo com o Dia Internacional do Idoso

Algarve Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Dia de chuva com cheias em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

“Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período

09:00 3 Setembro, 2026 12:16 2 Setembro, 2026 | João Luís

A previsão partilhada pela Luso Meteo aponta para mais chuva em Portugal e admite um aumento do risco de cheias

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Algarve, Animais

Loulé lança concurso para encontrar o cão mais idoso do concelho

09:50 3 Setembro, 2026 10:13 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Os três cães mais idosos serão conhecidos no Dia do Cão Idoso, assinalado a 1 de outubro em simultâneo com o Dia Internacional do Idoso

Algarve, Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Dia de chuva com cheias em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

“Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período

09:00 3 Setembro, 2026 12:16 2 Setembro, 2026 | João Luís

A previsão partilhada pela Luso Meteo aponta para mais chuva em Portugal e admite um aumento do risco de cheias

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Últimas Notícias

  • Ambientalistas rejeitam incineradora prevista pelo Governo para o Algarve
    Ambientalistas rejeitam incineradora prevista pelo Governo para o Algarve
  • Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda
    Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda
  • Loulé lança concurso para encontrar o cão mais idoso do concelho
    Loulé lança concurso para encontrar o cão mais idoso do concelho
  • Sarampo em Portugal: há um sinal que os especialistas dizem não dever ser ignorado
    Sarampo em Portugal: há um sinal que os especialistas dizem não dever ser ignorado
  • Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal
    Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento