Muitos contribuintes questionam “quantos anos de descontos para a Segurança Social tenho?” com o intuito de compreenderem os seus direitos ao solicitar a reforma. Como tal, como pode determinar a extensão da sua carreira contributiva? Saiba agora com a ajuda do Ekonomista.
Em vez de ter de se dirigir propositadamente à Segurança Social para fazer essa questão, saiba que é possível realizar a mesma tarefa a partir de casa. Para consultar as contribuições efetuadas ao longo da sua vida ativa, siga estes passos:
- Aceda à Segurança Social Direta;
- Insira o seu número de Segurança Social e a senha de acesso ao serviço (se ainda não se tiver registado, poderá fazê-lo nessa página);
- Após entrar nessa área, encontrará as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Ação Social” e “Conta-corrente”. Clique em “Emprego”;
- Aqui, escolha a opção “Remunerações” e, em seguida, “Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores” ou “Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores”.
Verifique regularmente os descontos para a Segurança Social
É prudente verificar regularmente a sua página na Segurança Social para garantir que os descontos para a reforma estão a ser efetuados corretamente e com os valores adequados.
Em alguns casos, segundo o Ekonomista, os contribuintes descobriram tardiamente a falta de vários anos de descontos, sendo informados apenas quando consultaram a sua carreira contributiva. Essas situações podem resultar de falhas por parte de contabilistas, esquecimentos ou empresas que deixam de efetuar os devidos pagamentos.
Para evitar surpresas desagradáveis no futuro, é recomendável verificar sempre os valores. Caso detecte algum erro, é aconselhável dirigir-se aos serviços de atendimento da Segurança Social.
Alguns reformados descobriram demasiado tarde a ausência de vários anos nos seus descontos, sendo impossibilitados de recuperar esses dados devido ao encerramento das empresas para as quais trabalharam.
Agora que sabe como obter a resposta à pergunta inicial, aproveite para verificar se os seus descontos estão em conformidade. Há o risco de ter uma reforma mais baixa ou um subsídio de desemprego com valor reduzido devido a erros que podiam ser resolvidos quando detectados a tempo.
Leia também: Já ouviu falar do Treino zero? Aprenda o método japonês para “derreter” a gordura do corpo [vídeo]