Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto de arquivo
Economia

Custos de construção de casas novas aumentam 12,9% em junho

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,9% em junho, face ao mesmo mês de 2021. Os produtos cerâmicos registaram um aumento de 80%

23:08 11 Agosto, 2022 23:08 11 Agosto, 2022 | POSTAL

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,9% em junho, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 17,2% e 6,9%, divulgou esta quinta-feira o INE.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em junho “estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 12,9% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais do que o observado no mês anterior”.

No mês em análise, o INE estima que o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,2% e de 6,9%

No caso dos materiais de construção, verificou-se uma desaceleração de 1,8 pontos percentuais no aumento dos preços, relativamente a abril, enquanto o custo da mão-de-obra acelerou 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 80%.

Já o gasóleo e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%, enquanto os aços, as madeiras e derivados de madeira e as obras de carpintaria e os tubos de PVC registaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

Numa análise à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 0,4% em junho, enquanto o custo dos materiais diminuiu 0,7% e o custo da mão-de-obra aumentou 2,1%.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Socialistas do Algarve apresentam diplomas para elevação de Boliqueime a vila e Almancil a cidade
    Socialistas do Algarve apresentam diplomas para elevação de Boliqueime a vila e Almancil a cidade
  • Colisão entre mota e ligeiro de mercadorias faz um ferido no cruzamento da Praia Verde [fotos]
    Colisão entre mota e ligeiro de mercadorias faz um ferido no cruzamento da Praia Verde [fotos]
  • GNR apreende 212 quilos de morangos por venda ambulante ilegal em Quarteira
    GNR apreende 212 quilos de morangos por venda ambulante ilegal em Quarteira
  • Sociedade Ponto Verde lança desafios de reciclagem nos pacotes de açúcar da Delta Cafés
    Sociedade Ponto Verde lança desafios de reciclagem nos pacotes de açúcar da Delta Cafés
  • Município vai realizar hasta pública para venda de lote para construção de empreendimento turístico em Faro
    Município vai realizar hasta pública para venda de lote para construção de empreendimento turístico em Faro

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve