Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia

Covid-19: hotelaria continua “em apneia” devido à falta de mão de obra

Portugal “tem tudo para se poder afirmar uma potência no turismo”, mas há desafios por enfrentar.

13:10 20 Janeiro, 2022 13:10 20 Janeiro, 2022 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, considerou hoje que o setor está “em apneia”, após dois anos de pandemia, a enfrentar desafios, como a falta de mão de obra, mas otimista.

“Diria que estamos em estado de apneia, ainda temos oxigénio no pulmão, mas estamos a atravessar em apneia estes tempos dificílimos, ainda”, afirmou a responsável, durante uma iniciativa do Jornal de Negócios, no âmbito do Prémio Portugal Inspirador/Lado a Lado com as Empresas, dedicada ao turismo. Na iniciativa participaram também o presidente executivo (CEO) da Coleção Torel Boutiques, João Pedro Tavares, e o administrador do banco Santander Miguel Belo de Carvalho.

A responsável da AHP sublinhou que o setor do turismo, particularmente o da hotelaria, “está ainda muito combalido” dos últimos dois anos marcados pela pandemia de covid-19 e que o primeiro trimestre deste ano, afetado pela quinta vaga da pandemia, que atingiu Portugal em dezembro, “vai ser muito desgraçado”.

No entanto, a expectativa é a de que a partir da Páscoa se possa começar a recuperar e que já se sinta uma maior procura internacional no segundo semestre deste ano.

Ainda assim, Cristina Siza Vieira considerou que há razões para se estar “muito otimista”. “O país tem tudo para se poder afirmar, sem qualquer timidez, uma potência no turismo”, realçou.

“Há desafios, há, mas há que saber organizar-nos para poder responder a esses desafios, para poder, de facto, sustentar o nosso crescimento no turismo”, defendeu a responsável.

Um desses desafios prende-se com a escassez de mão de obra que o setor enfrenta, conforme apontou o administrador do banco Santander Miguel Belo de Carvalho, lembrando que Portugal perdeu 140.000 trabalhadores direta ou indiretamente ligados à indústria do turismo e 90.000 diretamente ligados aos operadores turísticos.

Cristina Siza Vieira realçou que não se trata de um problema específico de Portugal, mas sim do mundo ocidental, onde, disse, já não são os trabalhadores que têm de se adaptar às empresas, mas sim o contrário, o que exige uma maior flexibilidade para se conseguir atrair e reter talento.

Para fazer face ao problema, a AHP teve já encontros com a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, no sentido de analisar a possibilidade de contratar profissionais daqueles países.

“Há aqui mitos patéticos, quando dizem que queremos ir buscar pessoas aos países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], porque pagaremos pior, isso nem sequer é legalmente possível, eu fico absolutamente irritadíssima com estas afirmações”, admitiu a responsável, acrescentando que não será possível satisfazer a necessidade de mão de obra só com os recursos internos.

A braços com este problema, o grupo hoteleiro Torel começou, em setembro, a fazer protocolos com algumas embaixadas de países “para quem normalmente Portugal é atrativo”, como, por exemplo, Marrocos, explicou João Pedro Tavares.

Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Idade da reforma não vai ser alterada apesar de revisão da esperança média de vida
    Idade da reforma não vai ser alterada apesar de revisão da esperança média de vida
  • Mulher é atropelada em Silves e fica ferida
    Mulher é atropelada em Silves e fica ferida
  • João Neves, jovem Tavirense, de 18 anos, estreia-se na convocatória da seleção de sub-21
    João Neves, jovem Tavirense, de 18 anos, estreia-se na convocatória da seleção de sub-21
  • Tó Trips, Rosa Azevedo, Cobramor, Violeta Luz e Rafaela Jacinto no lançamento do livro de Patti Smith
    Tó Trips, Rosa Azevedo, Cobramor, Violeta Luz e Rafaela Jacinto no lançamento do livro de Patti Smith
  • PJ faz 40 buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios de norte a sul
    PJ faz 40 buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios de norte a sul

Opinião

  • Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
    Leitura da semana: Contra a Amazon, de Jorge Carrión | Por Paulo Serra
  • A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
    A religião vista de fora – uma opinião – I | Por Daniel Graça
  • O desencanto e desinteresse dos jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro
    O desencanto e desinteresse dos jovens portugueses | Por Ludgero Faleiro

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando horizontes [fotos]
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando horizontes [fotos]
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
  • Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
    Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve