A Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) reuniu, em Albufeira, mais de 70 empresários, diplomatas e políticos para debaterem as oportunidades de negócio no mercado da lusofonia.
A iniciativa, inserida no âmbito do Clube de Empresários da CE-CPLP, contou ainda com as presenças da cônsul-geral de Angola, Vicência de Brito, do embaixador da Guiné Equatorial, Tito Mba Ada, da primeira-secretária da Guiné-Bissau, Elaine Pires Dias, e do embaixador do Paraguai, Julio Van Humbeck
A CE-CPLP tem como propósito alargar o posicionamento económico da comunidade à escala mundial, sendo a potência China e Macau mercados de extrema relevância. Nesse sentido, neste encontro esteve ainda presente Wu Zhiwei, recém-eleito delegado local da CE-CPLP e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa.
Sebastião Bugalho foi o orador convidado e na sua intervenção fez uma análise da economia mundial, destacando que apesar do aparente momento de tensão política, a economia não abranda e as trocas comerciais entre China e EUA continuam a aumentar. Sublinhou ainda que o mercado económico da CPLP poderá igualmente crescer na próxima década, nomeadamente nos setores agrícola, energético e tecnológico.
No encontro organizado pela confederação presidida por Nelma Fernandes estiveram também presentes José Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve e Reinaldo Teixeira, Delegado da CE-CPLP no Algarve.
Leia também: Novo presidente do Turismo quer um Algarve mais forte, competitivo e de excelência