Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Economia

China investiga altos executivos de imobiliárias estatais por suspeitas de corrupção

Quatro líderes de imobiliárias estatais chinesas começaram a ser investigados por suspeitas de corrupção

10:01 24 Agosto, 2022 | POSTAL

A China anunciou esta quarta-feira a abertura de investigações sobre vários altos executivos de empresas imobiliárias estatais, por “graves violações da disciplina e da lei”, um eufemismo usado no país para atos de corrupção.

Trata-se de mais um golpe para um setor – chave da economia chinesa, que enfrenta já uma desaceleração nas vendas, uma crise de liquidez e compradores insatisfeitos com longos prazos de entrega dos imóveis.

Os órgãos locais da agência anticorrupção do Partido Comunista Chinês anunciaram, em comunicados separados, a colocação sob investigação de quatro líderes de empresas imobiliárias.

Os alvos das investigações são Zhuang Yuekai, Presidente do Conselho da C&D Real Estate; Shi Zhen, Presidente do Conselho de Serviços Urbanos da C&D; Liu Hui, vice-diretor geral do Shenzhen Talents Housing Group; e Tang Yong, ex-presidente do Conselho de Administração da China Resources Land.

Todos os quatro são suspeitos de “graves violações da disciplina e da lei”, dizem os comunicados, sem acrescentarem mais detalhes.

Esta expressão é frequentemente utilizada pelas autoridades para designar atos de corrupção ou fraude, mas também pode designar, em alguns casos, desobediência para com as diretrizes políticas do PCC.

Estas investigações podem “dar mais um golpe na confiança dos investidores e levantar preocupações sobre a gestão interna de certas empresas públicas”, disse o analista Ting Meng, do ANZ Bank, citado pela agência Bloomberg.

Estes anúncios chegam a poucos meses da realização do XX Congresso do PCC, o mais importante evento da agenda política chinesa, que se realiza a cada cinco anos.

Este ano, o Congresso deve atribuir ao secretário-geral do PCC, Xi Jinping, um terceiro mandato de cinco anos, quebrando com a tradição política das últimas décadas.

Desde que assumiu a liderança do PCC, em 2012, Xi lançou uma vasta campanha anticorrupção, que resultou na punição de altos cargos do Partido, líderes de empresas e organizações públicas, ou oficiais superiores do exército.

Na China, quase todas as personalidades processadas por corrupção acabam por ser condenadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Farense: Pedro Henrique colocou o São Luís em festa aos 90’+2
    Farense: Pedro Henrique colocou o São Luís em festa aos 90’+2
  • Farense rescinde unilateralmente com Vasco Faísca uma hora antes de jogo com Estrela da Amadora
    Farense rescinde unilateralmente com Vasco Faísca uma hora antes de jogo com Estrela da Amadora
  • Vila Real de Santo António abre as portas ao Open Internacional de Ténis, prova que marca o regresso dos grandes eventos desportivos
    Vila Real de Santo António abre as portas ao Open Internacional de Ténis, prova que marca o regresso dos grandes eventos desportivos
  • Silves: “Conferência Laranja XXI” reúne especialistas para debater a citricultura
    Silves: “Conferência Laranja XXI” reúne especialistas para debater a citricultura
  • Portimão: Município assina protocolos com instituições sociais para reforçar apoio alimentar
    Portimão: Município assina protocolos com instituições sociais para reforçar apoio alimentar

Opinião

  • Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
    Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
  • Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
    Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
  • A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
    A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
  • O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
    O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
  • A Purga | Por Maria João Neves
    A Purga | Por Maria João Neves
  • O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
    O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
  • Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
    Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
  • Portugal, uma retrospectiva: 2022-1910, com direcção de Rui Tavares | Por Paulo Serra
    Portugal, uma retrospectiva: 2022-1910, com direcção de Rui Tavares | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve