Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos D.R.
Economia

Chef Luís Brito organiza “Algarve à Mesa” no restaurante A Ver Tavira

Alípio Branco, João Dias, José Lopes juntam-se ao recém-estrelado Luís Brito, no dia 14 de maio, para criar um jantar que promete homenagear os ingredientes e a culinária do Algarve.

16:47 19 Abril, 2022 16:48 19 Abril, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A segunda edição do jantar “Algarve à Mesa” vai ter lugar no próximo dia 14 de maio, às 19:00, no restaurante A Ver Tavira, reunindo verdadeiros pesos pesados da gastronomia algarvia.

Na cozinha vão estar quatro nomes de referência na culinária algarvia: o chef Alípio Branco do restaurante Casa Velha, na Quinta do Lago (Guia Michelin); o chef João Dias do À Mesa, em Tavira (restaurante pertencente ao grupo A Ver Tavira); o chef José Lopes do Bon Bon, no Carvoeiro (uma Estrela Michelin); e o chef Luís Brito do A Ver Tavira, que, em 2021, recebeu também a sua primeira Estrela Michelin. 

Fotos D.R.

Na mesa, o menu de degustação prestará homenagem aos ingredientes e à gastronomia da região, reinterpretados pela abordagem criativa que tem sido regra na carreira dos quatro cozinheiros. Serão treze momentos para desfrutar, num verdadeiro desfile de sabores distintamente algarvios: Açorda de Sardinha; Sapateira com tomate rosa e chá príncipe; Galinha cerejada com salsa; Camarão tigre de Quarteira com pau roxo e pepino; Pregado com xerém e molho de berbigão; Atum rabilho com ervilhas e ovos; e Feijoada de litão à moda de Olhão. 

A seleção de vinhos que acompanharão o jantar ficará a cargo da sommelier Cláudia Abrantes, com base no portfolio da Quinta João Clara e da Morgado do Quintão. 

O jantar tem um custo de 170 euros. As reservas podem ser feitas através do e-mail: [email protected]. 

Sobre o chef Alípio Branco 

Nascido em Viana do Castelo e criado em Mujães, Alípio Branco iniciou a formação profissional num restaurante no Sul da Alemanha e estagiou em países variados, como a França e a Suíça.

Trabalhou na cozinha do Hotel Widder, em Zurique, do Hotel Vivenda Miranda, do restaurante São Gabriel e do Ocean. Foi um dos chefs do Hotel Vila Vita e, em 2018, assumiu o projeto Casa Velha, na Quinta do Lago. 

Sobre o chef João Dias 

Nasceu em Lisboa, mas foi nas cozinhas do Algarve que João Dias deu os primeiros passos. Formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e estagiou nos hotéis Vila Vita e Vila Joya. Seguiu-se um período no Santa Eulália, que interrompeu para viajar e conhecer novas culturas e novos sabores.

Cozinhou em França, no Brasil e em Macau, até regressar ao Algarve para abrir o seu próprio espaço. Começou com um healthy bar, depois transitou para uma hamburgueria e, finalmente, abriu o seu espaço atual, o restaurante À Mesa, em Tavira. 

Sobre o chef José Lopes 

Originário de Lisboa, José Lopes permaneceu, durante sete anos, no Algarve, onde se formou pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

Passou pelas cozinhas do A Ver Tavira, do Atelier de Comida Santo António, em Faro, e do estrelado Eleven, em Lisboa – onde, durante cerca de seis anos, exerceu a função de chef residente. Liderou as cozinhas do Pão à Mesa, também em Lisboa, e do Clube Lisboeta.

A pandemia obrigou-o a reinventar-se e, depois de uma passagem pelo lisboeta Terroir, abraçou o seu projeto atual, o Bon Bon, no Carvoeiro. 

Sobre o chef Luís Brito 

Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), Luís Brito ingressou na Escola de Hotelaria de Faro em 1989. Iniciou a sua carreira profissional de 30 anos como cozinheiro em diversos restaurantes e hotéis do Algarve, até assumir a função de subchef executivo do Hotel Alfamar.

Liderou as cozinhas de grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic, e foi chef executivo do Hotel Nempanzu, em Angola. Lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Brasil, em São Paulo.

Hoje lidera o seu próprio projeto, o restaurante A Ver Tavira, que já lhe granjeou reconhecimentos múltiplos – desde as entradas nos guias Michelin e Boa Cama Boa Mesa, de 2019 a 2021, à Estrela Michelin no final de 2021. 

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-Redes confirma (mais) cortes de eletricidade de 2 a 6 de novembro: há 11 concelhos afetados e falhas até 3 horas

15:10 1 Novembro, 2026 15:06 1 Novembro, 2026

A primeira semana de novembro traz novas interrupções programadas no fornecimento de eletricidade

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Algarve Economia Europa

“Algarve! Tens um problema!” Espera em Faro comparada a voo de três horas gera picardias nas redes

10:50 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Três horas de voo e outras tantas no aeroporto de Faro? A ironia de Ste Murphy gerou centenas de comentários sobre filas, turismo e efeitos do Brexit

Algarve

Livro “Viagem ao Reino do Algarve” destaca papel histórico de Silves na construção da identidade regional

09:00 1 Novembro, 2026 19:31 30 Outubro, 2026

Obra de Virgílio Machado será apresentada a 7 de novembro, na Biblioteca Municipal de Silves, e revisita a importância política e cultural do Algarve

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia

Vai devolver uma compra feita pela Internet? Loja também pode ser obrigada a devolver-lhe o dinheiro dos portes de envio

13:20 1 Novembro, 2026 13:42 28 Outubro, 2026

Quem devolve uma encomenda online pode ter direito ao reembolso dos portes, mas a legislação portuguesa estabelece algumas exceções

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Economia Tech

Empresas de IA precisam dos media mas com remuneração justa, diz Stephen Fozard

10:24 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Diretor de projetos da Global Alliance for Media Innovation da WAN-IFRA afirma que as empresas de IA precisam dos media, mas é necessário que haja uma remuneração justa pelos conteúdos

Opinião Saúde

Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

07:30 31 Outubro, 2026 19:44 27 Outubro, 2026

"Importa lembrar que a hepatite C não escolhe idade, classe social ou profissão e que, uma vez curada, a pessoa deixa de transmitir o vírus a outras"

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Idade da reforma em 2028: já se sabe quando será possível calcular o novo limite

12:20 31 Outubro, 2026 12:07 31 Outubro, 2026

Os dados previstos para novembro permitirão antecipar a idade da reforma em 2028. O valor oficial terá de ser fixado por portaria do Governo

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Caixas de cartão.
Vida & Lazer

Guarda as caixas dos eletrodomésticos durante três anos por causa da garantia? Pode estar a ocupar espaço sem necessidade

20:20 31 Outubro, 2026 16:08 26 Outubro, 2026

Muitos guardam as embalagens dos eletrodomésticos durante anos, mas a lei esclarece o que é realmente necessário para acionar a garantia

Opinião

A oferta de futuro a quem não tem presente | Por José Figueiredo Santos

16:05 31 Outubro, 2026 16:05 31 Outubro, 2026

"O futuro, esse, já está carregado. Só falta que alguém se lembre de carregar o presente", conclui José Figueiredo Santos

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal na próxima semana após tardes com temperaturas até 27 ºC

11:51 31 Outubro, 2026 11:52 31 Outubro, 2026

Novembro deverá começar com temperaturas acima do habitual: modelos apontam para chuva e possível arrefecimento no final da semana

Mulher a dormir.
Vida & Lazer

Dorme uma hora depois de almoço e acorda ainda mais cansado? Explicação pode estar na duração da sesta

07:40 31 Outubro, 2026 16:43 26 Outubro, 2026

Sesta longa pode provocar uma sensação de cansaço ao acordar: especialistas explicam qual a duração mais aconselhada para descansar

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-Redes confirma (mais) cortes de eletricidade de 2 a 6 de novembro: há 11 concelhos afetados e falhas até 3 horas

15:10 1 Novembro, 2026 15:06 1 Novembro, 2026

A primeira semana de novembro traz novas interrupções programadas no fornecimento de eletricidade

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Algarve, Economia, Europa

“Algarve! Tens um problema!” Espera em Faro comparada a voo de três horas gera picardias nas redes

10:50 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Três horas de voo e outras tantas no aeroporto de Faro? A ironia de Ste Murphy gerou centenas de comentários sobre filas, turismo e efeitos do Brexit

Algarve

Livro “Viagem ao Reino do Algarve” destaca papel histórico de Silves na construção da identidade regional

09:00 1 Novembro, 2026 19:31 30 Outubro, 2026

Obra de Virgílio Machado será apresentada a 7 de novembro, na Biblioteca Municipal de Silves, e revisita a importância política e cultural do Algarve

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia

Vai devolver uma compra feita pela Internet? Loja também pode ser obrigada a devolver-lhe o dinheiro dos portes de envio

13:20 1 Novembro, 2026 13:42 28 Outubro, 2026

Quem devolve uma encomenda online pode ter direito ao reembolso dos portes, mas a legislação portuguesa estabelece algumas exceções

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Economia, Tech

Empresas de IA precisam dos media mas com remuneração justa, diz Stephen Fozard

10:24 1 Novembro, 2026 10:24 1 Novembro, 2026

Diretor de projetos da Global Alliance for Media Innovation da WAN-IFRA afirma que as empresas de IA precisam dos media, mas é necessário que haja uma remuneração justa pelos conteúdos

Opinião, Saúde

Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

07:30 31 Outubro, 2026 19:44 27 Outubro, 2026

"Importa lembrar que a hepatite C não escolhe idade, classe social ou profissão e que, uma vez curada, a pessoa deixa de transmitir o vírus a outras"

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Idade da reforma em 2028: já se sabe quando será possível calcular o novo limite

12:20 31 Outubro, 2026 12:07 31 Outubro, 2026

Os dados previstos para novembro permitirão antecipar a idade da reforma em 2028. O valor oficial terá de ser fixado por portaria do Governo

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Caixas de cartão.
Vida & Lazer

Guarda as caixas dos eletrodomésticos durante três anos por causa da garantia? Pode estar a ocupar espaço sem necessidade

20:20 31 Outubro, 2026 16:08 26 Outubro, 2026

Muitos guardam as embalagens dos eletrodomésticos durante anos, mas a lei esclarece o que é realmente necessário para acionar a garantia

Opinião

A oferta de futuro a quem não tem presente | Por José Figueiredo Santos

16:05 31 Outubro, 2026 16:05 31 Outubro, 2026

"O futuro, esse, já está carregado. Só falta que alguém se lembre de carregar o presente", conclui José Figueiredo Santos

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal na próxima semana após tardes com temperaturas até 27 ºC

11:51 31 Outubro, 2026 11:52 31 Outubro, 2026

Novembro deverá começar com temperaturas acima do habitual: modelos apontam para chuva e possível arrefecimento no final da semana

Mulher a dormir.
Vida & Lazer

Dorme uma hora depois de almoço e acorda ainda mais cansado? Explicação pode estar na duração da sesta

07:40 31 Outubro, 2026 16:43 26 Outubro, 2026

Sesta longa pode provocar uma sensação de cansaço ao acordar: especialistas explicam qual a duração mais aconselhada para descansar

Últimas Notícias

  • Perdeu a carta de condução? Saiba como pedir a segunda via e quanto custa
    Perdeu a carta de condução? Saiba como pedir a segunda via e quanto custa
  • Ryanair ‘aperta’ horários: balcões passam a fechar uma hora antes do voo a partir de 10 de novembro
    Ryanair ‘aperta’ horários: balcões passam a fechar uma hora antes do voo a partir de 10 de novembro
  • Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes
    Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes
  • Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC
    Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC
  • E-Redes confirma (mais) cortes de eletricidade de 2 a 6 de novembro: há 11 concelhos afetados e falhas até 3 horas
    E-Redes confirma (mais) cortes de eletricidade de 2 a 6 de novembro: há 11 concelhos afetados e falhas até 3 horas

Opinião

  • Entre nós…: Voluntariado – a força invisível que alimenta a solidariedade | Por Fernando Guimarães
    Entre nós…: Voluntariado – a força invisível que alimenta a solidariedade | Por Fernando Guimarães
  • A oferta de futuro a quem não tem presente | Por José Figueiredo Santos
    A oferta de futuro a quem não tem presente | Por José Figueiredo Santos
  • Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva
    Hepatite C: é possível curar, mas é preciso diagnosticar | Por Francisco Silva

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
    Nova taxa de 2 euros para compras fora da União Europeia entra em vigor já este domingo e acumula com outra de 3 euros
  • Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
    Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal