Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Economia, Política

CCDR Algarve propõe reforço de 164 milhões de euros para investimentos públicos na região

A proposta, feita no âmbito da atualização Plano de Recuperação e Resiliência, beneficiaria, sobretudo, a gestão hídrica, com 90 milhões de euros, e a requalificação do património cultural, com 35,4 milhões, precisou o presidente da CCDR do Algarve, José Apolinário

12:29 27 Abril, 2023 12:29 27 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve propôs um reforço dos investimentos públicos a realizar a região ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 164 milhões de euros, anunciou o organismo regional.

A proposta, feita no âmbito da atualização Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que esteve em consulta pública, beneficiaria, sobretudo, a gestão hídrica, com 90 milhões de euros, e a requalificação do património cultural, com 35,4 milhões, precisou o presidente da CCDR do Algarve, José Apolinário.

“A atualização do PRR deverá ser complementada com o reforço na dotação, estimado em 164,4 milhões de euros, de projetos a executar na região do Algarve, alinhada com o objetivo de diversificação da base económica regional”, referiu a CCDR num comunicado.

A mesma fonte frisou que as propostas estão “em linha com a Estratégia de Desenvolvimento Regional – Algarve 2030” e vão também minimizar o impacto da pandemia de covid-19 e “acelerar a resolução de problemas estruturais”.

Em declarações à agência Lusa, José Apolinário destacou que o reforço proposto de 90 milhões de euros para o Plano de Eficiência Hídrica do Algarve vem juntar-se aos 200 milhões inicialmente destinados pelo PRR a esta matéria, dos quais 164 milhões já estão aprovados.

O responsável salientou que, destes 90 milhões de euros de reforço para a gestão hídrica, 21 milhões serão aplicados em “aumentar a capacidade disponível e resiliência das albufeiras e sistemas de adução em alta existentes”, enquanto os outros 69 milhões vão permitir “reduzir perdas de água no setor urbano”.

“Desta forma, e face ao agravamento registado ao nível das disponibilidades, as medidas a implementar irão contribuir para reforçar a redução de perdas reais e, consequentemente, aumentar o potencial de redução de consumos, através do reforço da requalificação de infraestruturas dos sistemas em baixa e a implementação de zonas de monitorização e controlo nos sistemas”, justificou a CCDR no comunicado.

“Merece igualmente destaque a requalificação do património cultural, no valor proposto de 35,4 milhões de euros, conforme levantamento efetuado pela área governativa da Cultura”, destacou também a CDDR.

Dos 140 milhões que o PRR previa inicialmente para todo o país apenas um milhão foi destinado ao Algarve

José Apolinário esclareceu que, do montante global de 140 milhões que o PRR previa inicialmente para todo o país, apenas um milhão foi destinado ao Algarve.

A verba proposta para a Cultura de 35,4 milhões permitiria “uma maior descentralização” dos investimentos nesta área e fazer investimentos urgentes nos monumentos e sítios do Algarve identificados pela Direção Regional de Cultura da região.

A CCDR indicou, também, que a proposta prevê investimentos nas componentes de habitação (adequação da resposta de alojamento estudantil), investimento e inovação (‘hub’ Azul do Algarve e descarbonização) e de qualificações e competências (construção de novas infraestruturas e reabilitação e ampliação de escolas do 2.º e 3.º ciclos e escolas secundárias).

As infraestruturas, nomeadamente, a Área de Acolhimento Empresarial de Lagos, a ponte Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana, a variante Norte a Olhão e agora, também, a requalificação da Estrada Nacional 2 entre Faro e São Brás de Alportel, e a mobilidade sustentável (renovação da linha do Sul, no troço entre a Torre Vã e Tunes) também foram incluídas.

A mesma fonte salientou que esta proposta foi feita com a colaboração dos municípios através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da empresa Águas do Algarve, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP), do Turismo e dos agentes económicos.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Teresa Guilherme.
Economia Nacional

“Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu

16:00 22 Julho, 2026 19:36 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A apresentadora de televisão Teresa Guilherme recordou a perda de cerca de três milhões de euros com a queda do BES

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve Desporto Nacional

Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23

15:32 22 Julho, 2026 15:36 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova disputada no Fundão terminou com Beatriz Guerra em primeiro, Beatriz Sousa em segundo e Catarina Espada em terceiro

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Teresa Guilherme.
Economia, Nacional

“Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu

16:00 22 Julho, 2026 19:36 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A apresentadora de televisão Teresa Guilherme recordou a perda de cerca de três milhões de euros com a queda do BES

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve, Desporto, Nacional

Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23

15:32 22 Julho, 2026 15:36 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova disputada no Fundão terminou com Beatriz Guerra em primeiro, Beatriz Sousa em segundo e Catarina Espada em terceiro

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Últimas Notícias

  • “Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu
    “Tudo fica relativo”: Teresa Guilherme perdeu 3.000.000€ com a falência do BES e nunca mais os viu
  • Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23
    Beatriz Sousa, atleta da Altimetria, sagra-se vice-campeã nacional de XCO em sub-23
  • CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro
    CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro
  • Vila Real de Santo António exige condições para os pescadores trabalharem
    Vila Real de Santo António exige condições para os pescadores trabalharem
  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento