Estão abertas as inscrições para o ciclo de cursos para a Capacitação dos Empreendedores na área das Indústrias Culturais e Criativas (ICC), promovido pela Incubadora QRIAR, dinamizada pela Qrer – Cooperativa Para O Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, Crl.
O ciclo terá início já no dia 26 de abril com o curso de Boas Práticas e Inovação na Criação de Produtos e Experiências, lecionado pela formadora Vanda Lopes da empresa Algarve Treasures.
Estes objetivam contribuir para “a melhoria das competências de empreendedores de negócios em fase de criação de startups, já constituídas ou a constituir, preferencialmente na área das Indústrias Culturais e Criativas e que visem o desenvolvimento da região do interior do Algarve, com foco nos concelhos de Loulé e Alcoutim”.
A Cooperativa QRER considera que “estas iniciativas são fundamentais, tanto para os incubados da QRIAR, como para outros empreendedores algarvios que pretendem ter, ou têm, uma atividade na área das ICC”.
Estas ações encontram-se igualmente alinhadas com a estratégia de intervenção da Cooperativa QRER que pretende estimular a capacitação de agentes locais e regionais e reforçar os seus laços com as comunidades do interior algarvio.
Os cursos serão maioritariamente online, e na sua totalidade em horário pós-laboral, com uma duração entre as 3 horas (curta duração) e as 25 horas (média duração), e vão focar-se em temáticas essenciais na implementação de qualquer negócio, tais como criação de produtos/experiências, marketing e gestão.
A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, formalizada através de um formulário e o programa completo pode ser consultado aqui.
Esta iniciativa é promovida pela Cooperativa QRER, dinamizadora da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, no âmbito do projecto MagallanesICC, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España – Portugal (POCTEP) 2014 – 2020. Este projeto conta também com o apoio das Câmaras de Loulé e de Alcoutim, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro.