De 17 de abril a 17 de maio, estão abertas as candidaturas para 8 talhões das Hortas Urbanas de Loulé, abrindo o equipamento a novos utilizadores que manifestem interesse em cultivar um pouco de terra e assim obterem produtos agrícolas frescos para autoconsumo.
As candidaturas podem ser efetuadas através do preenchimento da ficha de candidatura, que se encontra disponível no website do Município (www.cm-loule.pt), onde é possível consultar também o regulamento do funcionamento das Hortas Urbanas do Município de Loulé.
“Com o preço dos produtos alimentares, nomeadamente os hortofrutícolas, a disparar ao longo dos últimos meses, estas Hortas poderão ser um apoio importante para as famílias do concelho com maior vulnerabilidade socioeconómica”, afirma a autarquia louletana.
Por outro lado, as Hortas Urbanas são um elemento promotor de “uma agricultura biológica, relevante para a melhoria da sustentabilidade ambiental do espaço urbano e equilíbrio da paisagem citadina. De referir igualmente o papel que este equipamento tem na coesão social e no reforço dos valores de vizinhança e comunidade pois trata-se também de um espaço onde os utilizadores podem conviver e partilhar saberes”.
A utilização das Hortas Urbanas de Loulé será totalmente gratuita mas requer o cumprimento das regras estabelecidas, o uso correto dos recursos disponibilizados e uma convivência sã entre os utilizadores.
A água utilizada para a rega dos talhões tem origem nas Bicas Velhas.