CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Com cada vez mais formas de fazer pagamentos, que cuidados estão a ser pensados pelo Banco de Portugal?“
A DECO INFORMA…
A inovação tecnológica e os novos hábitos de consumo têm mudado a forma como os portugueses se comportam na hora de pagar, até porque as soluções eletrónicas ao seu dispor são muitas. O Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2023, publicado pelo Banco de Portugal (BdP), revelou que 90% dos pagamentos desse ano foram feitos com cartão, o que se traduz, em média, em 10,3 milhões de pagamentos por dia, em Portugal.
Os cartões continuaram, pois, a ser o meio de pagamento preferido dos portugueses, sendo que, pela primeira vez, 53% desses pagamentos foram feitos com a tecnologia contactless.
O desenvolvimento, extremamente rápido e sofisticado de novas soluções de pagamento, o aparecimento de novos intervenientes e a evolução dos sistemas e das infraestruturas, têm de ser acompanhados de modo a garantir a segurança e acessibilidade de todos os consumidores ao mercado de pagamentos em Portugal.
Assim, foi definida uma Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025 com o objetivo de contribuir para soluções de pagamentos mais seguras, eficientes e inovadoras no mercado português. A Estratégia tem quatro vetores de desenvolvimento: proximidade e transparência; inovação e eficiência; segurança e usabilidade; e resiliência e sustentabilidade.
A DECO, enquanto representante dos consumidores, o Banco de Portugal, os representantes dos prestadores de serviços de pagamento, das empresas e os organismos da Administração Pública estão empenhados em contribuir para a implementação desta Estratégia, que norteará a atuação dos diferentes intervenientes no mercado de pagamentos até ao fim de 2025.
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