Não é surpresa para ninguém que, atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo, razão pela qual a construção e a manutenção de uma relação de lealdade para com o cliente são fundamentais para o sucesso da sua empresa a longo prazo.
Nem por acaso, foi-nos concedida a oportunidade de trocar impressões sobre este tópico com colaboradores da Gift Campaign, especialistas em brindes promocionais, e temos a sublinhar que recolhemos informação preciosa relativamente às estratégias mais eficazes para fomentar a fidelização dos seus clientes ao seu negócio.
Como tal, apresentamos-lhe infra sete dicas de marketing que o ajudarão a servir o propósito de manter uma ligação de apreço entre a sua empresa e os seus clientes, para que estes não deixem nunca de voltar.
1. Personalize a sua comunicação
Comece por personalizar a sua comunicação externa – a particularização de mensagens que vão ao encontro das necessidades e preferências específicas dos seus clientes é capaz de melhorar significativamente a interação dos mesmos com a sua marca.
Utilize ferramentas de análise de dados para conseguir compreender comportamentos e gostos; isto permitir-lhe-á enviar e-mails, ofertas e recomendações de produtos personalizados que se enquadram nas preferências do seu público-alvo.
2. Promova a excecionalidade do serviço de apoio ao cliente
Proporcionar um serviço de apoio ao cliente de excelência constitui a pedra basilar da lealdade do consumidor; assim, certifique-se de que a sua equipa de atendimento é intuitiva, empática e proativa.
Procure treiná-los com vista a antecipar potenciais necessidades dos seus clientes, para que as mesmas possam ser tratadas eficazmente e o resultado seja positivo; ao seguir esta dica, estará a incrementar o nível de lealdade do consumidor.
3. Interaja através das redes sociais
As redes sociais são poderosas ferramentas para interagir com os seus clientes individualmente.
Atualize os seus perfis e páginas regularmente por meio de publicação de conteúdos com os quais o seu público-alvo se identifique, de modo a incentivar a interação e a fomentar um sentido de comunidade em torno da sua marca.
Conteúdos como sondagens, passatempos e sessões de perguntas e respostas em direto são ótimos para atrair público e fazer com que o mesmo se sinta valorizado.
4. Crie programas de fidelização
A implementação de programas de fidelização aumenta substancialmente a taxa de retenção dos clientes; estes programas têm o objetivo de recompensar os seus clientes habituais pela sua lealdade, o que, por sua vez, se traduz na continuidade da relação profissional que vos une.
Conceba um sistema de pontos, proporcione ofertas exclusivas ou disponibilize acesso antecipado a novos produtos.
Os programas de fidelização são a prova de que os seus clientes são profundamente valorizados.
5. Solicite feedback e empreenda alterações em conformidade
A solicitação de feedback da parte dos seus clientes e, sobretudo, a respetiva implementação são demonstrativas do quão importantes são as opiniões dos mesmos para a melhoria da sua experiência de interação com a sua marca.
Lance inquéritos, formulários e aproveite as interações nas redes sociais para reunir dados e certifique-se de que comunica quaisquer alterações empreendidas com base nas sugestões dos seus clientes.
6. Disponibilize ofertas exclusivas
A existência de promoções e ofertas exclusivas fazem com que os seus clientes se sintam especiais e valorizados; por isso, considere oferecer descontos especiais ou acesso a produtos de edição limitada.
Estes gestos reforçam o sentido de pertença a uma espécie de clube dotado de exclusividade, algo que motiva os seus clientes a manterem-se leais.
7. Ofereça brindes promocionais
Para além de todas as dicas supra, a Gift Campaign recomenda ainda a oferta de brindes publicitários, uma vez que são a forma ideal de recompensar a fidelidade dos clientes (habituais, sobretudo) ao seu negócio.
Dizem-nos os especialistas que estas recordações materializadas podem ser utilizadas em promoções e ofertas para fomentar esta fidelização ainda mais.
Além disso, os brindes promocionais são fundamentais em eventos, de modo a assegurar que os participantes recordam a sua marca; de artigos personalizados de uso diário a ofertas únicas dedicadas a ocasiões especiais, o brinde certo é capaz de deixar uma impressão duradoura nos seus clientes.
A inclusão de brindes na sua estratégia de marketing consiste num investimento que ultrapassa o meramente transacional, despertando, desta forma, um sentido de pertença e lealdade.
Para concluir
O aumento do nível de lealdade dos seus clientes é uma operação contínua que requer uma abordagem estratégica e um desejo genuíno de proporcionar a melhor experiência possível aos consumidores.
A personalização da sua comunicação, a oferta de um serviço de apoio ao cliente irrepreensível, a interação através das redes sociais, a implementação de programas de fidelização, a solicitação de feedback, a oferta de descontos e promoções exclusivos e a utilização de brindes promocionais farão com que possa criar uma comunidade de clientes fiéis que continuarão a negociar consigo por muitos e longos anos.