Sabores do Mundo. World in a bite. É este o conceito do Restaurante B&B, uma fusão de sabores, texturas e ingredientes, inspirada, sobretudo na gastronomia de países como Hawaii, México, França, EUA ou Japão. Porque cozinhar é também uma forma de viajar.
Um Mundo de sabores com assinatura do chef Daniel Cardoso, que trouxe das suas viagens a inspiração para criar pratos surpreendentes e cheios de sabor.
Os ingredientes que entram na cozinha são previamente selecionados para criar pratos com fusões mais improváveis que resultam numa verdadeira experiência de cores, texturas e sabores. A carne de novilho utilizada nos hambúrgueres vem das pastagens alentejanas, o salmão vem diretamente da Noruega e esse rigor estende-se aos legumes de produtores locais e aos temperos, essenciais na cozinha asiática. Da carta permanente também fazem parte opções veganas, vegetarianas e sem glúten.
“Fritamos as batatas em azeite, grelhamos os hambúrgueres em azeite, preparamos nós os legumes frescos todos os dias, usamos 100% novilho nacional… acredito que estes valores fazem a diferença no mercado”, refere o chef Daniel Cardoso.
No menu, os pratos estão identificados com a região que serviu de inspiração ao chef. A viagem começa pelas entradas, onde se destaca o Cone de Atum, de textura cremosa, uma junção de sabores para o palato, com maionese de wasabi, cebola roxa e creme de abacate.
A sopa Bangkok é um must, uma sopa thai de côco, citronela e lima kefir com amêijoas da ria, lingueirão, frango e legumes, um prato que conjuga elementos tradicionais da região do Algarve como as amêijoas e o lingueirão, com o exotismo da culinária asiática.
O chef recomenda também a bowl Nagoia, um tataki de atum e salmão com massa udon em molho tagaroshi e tempura de legumes.
E sentir os sabores do Mundo num hambúrguer? É possível.
No menu dos hambúrgueres, pode saborear o Algarve, hambúrguer com presunto, queijo de cabra, cebola frita e mostarda; viajamos até ao sudeste asiático e ao agridoce e picante do molho teriyaki e da maionese de wasabi com o Saigão e para os vegetarianos, nada melhor que experimentar o Beitute, um falafel com queijo de cabra, pepino e maionese.
As bowls também são uma imagem de marca, um mix de cores e texturas que irá deixá-lo, literalmente, de água na boca. A bowl Lisboa, com brás de legumes da horta e ovos do campo, permite viajar cá dentro; Tokara, um Yakisoba de macarrão de trigo sarraceno salteado com legumes, molho de soja e óleo de sésamo leva-nos ao Japão.
Se quiser ir até à Escandinávia escolha o Alesund, uma posta de bacalhau fresco com crosta de amêndoa e figo, esmagada de batata doce e legumes salteados; mencionando apenas algumas das bowls que vai encontrar no Restaurante B&B.
Para finalizar pode optar por um banoffee, um creme brûlée ou uma sobremesa com ingredientes regionais como o parfait de amêndoa amarga com caramelo salgado.
O restaurante de Almacil foi o primeiro a ser inaugurado, em abril de 2018, seguindo-se o B&B de Faro em janeiro de 2019.
Ambos com uma localização privilegiada. Sendo que o de Faro tem uma curiosidade como partilhou o chef: “Reza a lenda que neste local seriam as cavalariças dos pais de Brites de Almeida, que eram donos de uma estalagem”. Brites de Almeida, comummente conhecida como a Padeira de Aljubarrota.
O Restaurante B&B de Almancil está aberto todos os dias em julho e agosto, entre as 12:30 e as 16:00 e das 18:30 às 23:00. O de Faro, está aberto todos os dias das 12:30 às 15:00 e das 19:00 às 22:00.
Sobre o percurso do chef Daniel Cardoso
O chef Daniel Cardoso começou o seu percurso nas cozinhas em 2007, tendo já passado por vários restaurantes, incluindo alguns de fine dining, como é o caso do Restaurante Ao Rubro, em Faro, onde esteve durante 3 anos como chefe de cozinha.
Em 2021, ingressou numa Pós-Graduação em Culinária no Culinary Institute of Barcelona, curso lecionado por Pere Castelles, grande nome da química alimentar e fundador da feira de gastronomia de Barcelona.
Tendo tido oportunidade nesse mesmo ano de aprofundar o conhecimento sobre Fermentação e Cozinha Coreana.