Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Bares e discotecas queixam-se de prejuízos que vão levar anos a recuperar

“As condições que nos estão a impor são praticamente impossíveis para sobreviver”, queixam-se os proprietários dos espaços noturnos. Depois das diferentes restrições por causa da pandemia vão poder voltar a abrir portas no dia 14, mas não escondem o pessimismo.

17:59 13 Janeiro, 2022 17:59 13 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Foram cerca de 19 meses de portas encerradas. Bares e discotecas em silêncio, luzes desligadas e pistas de dança vazias. A acumularem-se desde o início da pandemia, os prejuízos exatos estão por calcular, desabafam os proprietários, mas terminadas as restrições muitos não conseguiram (ou vão conseguir) voltar a abrir os seus espaços, esmagados pela quebra de faturação, mais os encargos de manutenção, despesas com pessoal e rendas.

Os que o Expresso ouviu, preveem que demore três ou quatro anos para recuperar tudo o que perderam, sem deixarem de lamentar a sensação que este período lhes trouxe, de serem o “patinho feio” entre os demais sectores afetados. “Nós, noite, somos sempre os mais prejudicados. Somos sempre os primeiros a fechar, os últimos a abrir”, diz Luís Coelho, sócio-gerente da Praxis Club, discoteca em Évora.

Os tempos têm sido difíceis. Desde portas fechadas a restrições severas, em que as discotecas com código de Classificação das Atividades Económicas (CAE) de bar tiveram permissão para abrir até às 2h, seguindo as mesmas regras da restauração. Não era permitido dançar e os clientes tinham de estar sentados. As mesas – obrigatoriamente afastadas – foram conhecendo diferentes limites para o número de pessoas por mesa, até ter chegado ohegado outubro, com a esperança de a atividade entrar nos eixos.

Falava-se em reabertura e tudo parecia estar bem encaminhado, recorda Carlos Olavo, responsável do grupo Noite Biba, com bares e discotecas em Viseu, Coimbra e Figueira da Foz: “Houve uma boa afluência, os clientes estavam cheios de vontade de dançar. E houve uma diferença boa para nós, os clientes em vez de chegarem às três horas da manhã, vinham por volta da meia-noite, meia-noite e pouco. E isso foi uma das vantagens que tivemos com esta longa ausência”.

Mas o otimismo durou pouco. Perto da passagem de ano, não só foi imposto novo encerramento de portas, como os empresários dizem ter perdido uma das melhores – se não a melhor – noite do ano, como sublinhou Carlos Olavo ao
Expresso. Ao impacto financeiro, “que foi desastroso”, houve que somar “o impacto moral, que foi um murro no estômago”.

“Estávamos todos preparados para trabalhar, com os projetos a andar para a passagem de ano e vimos, com estupefação, ser-nos retirada essa oportunidade”, mesmo sabendo haver permissão para eventos de passagem de ano, acrescenta Carlos Olavo. “Quando o primeiro-ministro diz que só permite os eventos porque têm investimentos feitos… Então e as discotecas? Não têm investimentos feitos?”, interroga.

Teste negativo obrigatório afasta clientes

Com a reabertura de portas prevista para o dia 14 de janeiro, o sector não prevê um mês risonho. Temem a pouca adesão dos clientes devido à obrigação de mostrar um teste negativo à entrada (a obrigatoriedade foi imposta a 1 de dezembro, mesmo para pessoas vacinadas). Miguel Camões, Presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto garante que, por causa da testagem, sentiram-se quebras automáticas de 50 a 60% no geral, com casos mais graves a alcançarem os 90%. 

“Estas novas regras são uma liberdade falsa, porque vai continuar a ser preciso fazer os testes. As pessoas levaram as vacinas para ser possível fazerem uma vida normal e o que acontece é que lhes passaram um atestado de estupidez”,
critica Carlos Olavo.

Estamos numa fase grave da pandemia, o que os empresários dizem entender, mas defendem que baste apresentar o certificado de vacinação à entrada.

Por outro lado, o fim das moratórias e dos créditos bancários dificulta ainda mais a situação dos bares e discotecas. Miguel Camões lembra que vai ser preciso “começar a pagar os empréstimos bancários e as rendas todos os meses,
com mais 50% ou 60%, consequência das moratórias”: “E isto com as casas encerradas, sem qualquer tipo de faturação”.

A pergunta sobre as perdas de faturação não tem resposta fácil, embora quem está no ramo concorde em referir “muitos milhares de euros”, sublinhando que os apoios do Governo não conseguem colmatar “nem de perto nem de longe” os prejuízos.

As medidas de apoio incluídas no Programa Apoiar, começaram no primeiro encerramento. Foram alteradas no mês de dezembro, devido às novas restrições. Funcionam agora fazendo os cálculos em função das quebras na faturação. Dividem as quebras de faturação entre 25 a 50% e as superiores a 50%, considerando diferenças de valor também, em função da categoria: microempresas e pequenas, médias e grandes empresas.

Os proprietários relembram ainda que os seus espaços estiveram muito tempo fechados e que é preciso assegurar a manutenção de equipamentos eletrónicos, de som e de luz. Alguns acrescentam mesmo ter sido necessário fazer obras nos estabelecimentos, apesar de não estarem a faturar absolutamente nada e terem contas por pagar.

Muitos dos proprietários tentaram abrir nos formatos exigidos pelo Governo anteriormente, com lugares sentados e a servir comida. Mas Luís Coelho explica que não era sustentável: “Tentem servir almoços ou jantares às 3h da manhã num restaurante. Não vai dar. É o mesmo que transformar uma discoteca num local com lugares sentados. Não vai dar.”

O apelo final é deixado por Luís Coelho: “o que eu gostaria, apesar de praticamente impossível, era que o nosso Governo visse que as condições que nos está a impor são praticamente impossíveis para conseguirmos sobreviver. São
muitas restrições, para além das coisas que temos de pagar, que são imensas.”

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Salinas de Rio Maior.
Nacional Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 11 Maio, 2026 18:12 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão fria vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer chuva, com ventos fortes e trovoadas localizadas em algumas regiões

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Algarve Ensino

Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval

10:48 11 Maio, 2026 10:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia do Patrono juntou alunos, famílias e parceiros do Agrupamento D. Afonso III numa celebração medieval em Faro

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Algarve

GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

11:50 11 Maio, 2026 11:49 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dois mortos, dois feridos graves e 23 feridos leves foram registados em 112 acidentes no distrito de Faro numa semana

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro

11:40 11 Maio, 2026 11:30 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A hipótese de queda do Governo e de eleições antecipadas deixou de pertencer apenas ao domínio da especulação jornalística para entrar no campo das possibilidades reais"

Algarve Desporto

Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

11:07 11 Maio, 2026 11:21 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Meeting de Xira terminou com vitória da Seleção Regional de Natação do Algarve e conquista de 38 medalhas na competição nacional

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Piscina de ondas.
Nacional Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Salinas de Rio Maior.
Nacional, Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 11 Maio, 2026 18:12 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão fria vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer chuva, com ventos fortes e trovoadas localizadas em algumas regiões

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Algarve, Ensino

Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval

10:48 11 Maio, 2026 10:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia do Patrono juntou alunos, famílias e parceiros do Agrupamento D. Afonso III numa celebração medieval em Faro

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Algarve

GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve

11:50 11 Maio, 2026 11:49 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dois mortos, dois feridos graves e 23 feridos leves foram registados em 112 acidentes no distrito de Faro numa semana

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro

11:40 11 Maio, 2026 11:30 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A hipótese de queda do Governo e de eleições antecipadas deixou de pertencer apenas ao domínio da especulação jornalística para entrar no campo das possibilidades reais"

Algarve, Desporto

Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

11:07 11 Maio, 2026 11:21 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Meeting de Xira terminou com vitória da Seleção Regional de Natação do Algarve e conquista de 38 medalhas na competição nacional

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Piscina de ondas.
Nacional, Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Últimas Notícias

  • Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”
    Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”
  • GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve
    GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve
  • Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país
    Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país
  • Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
    Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
  • Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval
    Agrupamento D. Afonso III em Faro voltou a celebrar Dia do Patrono em ambiente medieval
  • Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores
    Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal