O grupo financeiro Bankinter, presente em Portugal, teve lucros de 270,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 34,5% do que no mesmo período de 2024, anunciou esta quinta-feira o banco.
O resultado antes de pagar impostos ascendeu a 378,4 milhões de euros entre janeiro e março, mais 15,8% do que no primeiro trimestre do ano passado.
Em Portugal, onde está desde 2016, o resultado antes do pagamento de impostos no primeiro trimestre do ano foi de 56 milhões de euros, mais 19% do que nos mesmos meses de 2024.
O banco realçou, num comunicado divulgado esta quinta-feira, que mantém no mercado português “uma forte tendência de crescimento em todas as rubricas” dos resultados, com destaque para um “crescimento especialmente significativo” de 19% dos recursos de clientes, que alcançaram os 9.000 milhões de euros no primeiro trimestre.
A carteira de crédito em Portugal situou-se nos 10.000 milhões de euros, valor semelhante ao divulgado pelo banco no final de 2024.
Em termos globais, a margem bruta (que reflete o conjunto das receitas) do grupo Bankinter, que opera em Espanha, Irlanda e Portugal, cresceu 11,1% no primeiro trimestre de 2025, comparando com o mesmo período de 2024, e alcançou os 732 milhões de euros.
Segundo o Bankinter, “na evolução da margem bruta teve um peso notável o bom desempenho das comissões pelos diversos serviços que o banco presta aos clientes”, que aumentaram 9,8%, para 234 milhões de euros.
Este “forte crescimento das receitas provenientes do negócio típico com clientes” permitiu compensar “a pressão que a conjuntura de descida de taxas de juro gerou sobre a margem de juros que, apesar do crescimento no volume de crédito, diminuiu 6,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024, e 1,7% face ao último trimestre, para os 541 milhões de euros”.
Neste contexto, as comissões líquidas (diferença entre comissões cobradas e pagas pelo banco) ascenderam a 188 milhões de euros, mais 13,5% do que no primeiro trimestre de 2024.
A carteira de crédito concedido a clientes alcançou 80.764 milhões de euros nos primeiros três meses do ano (mais 4,8% do que no mesmo período de 2024), com a taxa de morosidade (atrasos ou incumprimentos no pagamento das prestações dos empréstimos) a situar-se nos 2,16%.
Os ativos totais do grupo Bankinter eram 123.851 milhões de euros no final de março, mais 9,7% do que um ano antes.
A rentabilidade sobre os capitais próprios (ROE) alcançou 18,8% (era 17,9% no final de 2024.
No comunicado divulgado esta quinta-feira, o Bankinter realçou que continua a aumentar a quota de mercado “em todas as linhas de negócio e geografias”, “consolidando uma tendência de crescimento rentável e cada vez mais diversificada”, que se reflete “nos valores muito positivos dos principais indicadores” de resultados.
Leia também: Trabalhou 25 anos na farmácia da ex-mulher e aos 78 continua a trabalhar porque não tem reforma. Descubra o motivo