Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto de arquivo.
Economia, Saúde

ASAE apreende quase 10 toneladas de carne: falta de controlo veterinário e etiquetagem fora de prazo

Um entreposto frigorífico sem licença foi igualmente fechado.

10:31 22 Janeiro, 2022 10:31 22 Janeiro, 2022 | POSTAL

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase dez toneladas de géneros alimentares de origem animal, na sequência de ações de fiscalização, tendo encerrado um entreposto frigorífico, anunciou hoje a entidade.

Em comunicado, a ASAE dá conta de que realizou duas operações de fiscalização a entrepostos frigoríficos, no distrito de Braga e em Mondim de Basto, através da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela.

“No que se refere ao entreposto situado em Mondim de Basto, foram apreendidas cerca de oito toneladas de produtos de origem animal com suspensão da atividade por falta do número de controlo veterinário e falta de licenciamento”, lê-se no comunicado.

No entreposto de Braga, a ASAE apreendeu 1.780 quilos de géneros alimentares de origem animal, “por falta de requisitos e rastreabilidade”.

Depois de terem sido submetidos a perícias, 880 quilos foram considerados “anormais avariados pelo facto de apresentarem notória formação de cristais de gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, provocados pela exposição ao frio, sendo que a generalidade tinha ultrapassado a data-limite de consumo”.

Segundo a ASAE, o operador económico recondicionava os produtos sem licenciamento, alterando as condições de conservação, passando de fresco para congelado e colocando novas etiquetas nos produtos para alterar as datas limite de consumo, algo que “colocava em causa a rastreabilidade e condição dos produtos”.

Além disso, a ASAE apreendeu material de etiquetagem usado para rotular irregularmente os produtos, “estimando-se um valor global da apreensão em 58 mil euros”.

A ASAE relembra que “enquanto órgão de polícia criminal e autoridade de fiscalização de mercado, executa, diariamente, operações para verificação do cumprimento da regulamentação vigente. No contexto atual, a incidência de fiscalização manter-se-á necessariamente intensificada nas matérias relacionadas com a situação inerente à pandemia de COVID-19, bem como todas as que se manifestam relevantes no âmbito da segurança alimentar e económica”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Projeto Quarteira Lab aumenta peões e ciclistas em 22% e reduz número de acidentes de viação em 26%
    Projeto Quarteira Lab aumenta peões e ciclistas em 22% e reduz número de acidentes de viação em 26%
  • Open Internacional de Ténis atrai centenas de adeptos da modalidade a Vila Real de Santo António
    Open Internacional de Ténis atrai centenas de adeptos da modalidade a Vila Real de Santo António
  • Escolas devem garantir serviços mínimos, mas diretores ainda têm dúvidas
    Escolas devem garantir serviços mínimos, mas diretores ainda têm dúvidas
  • Colisão entre carro e camião faz uma vítima mortal em São Bartolomeu de Messines
    Colisão entre carro e camião faz uma vítima mortal em São Bartolomeu de Messines
  • Cientistas obtêm novo e mais preciso mapa de toda a matéria do Universo
    Cientistas obtêm novo e mais preciso mapa de toda a matéria do Universo

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve