Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

ARTgilão Tavira e Casa Santos Lima lançam vinho “Sete Cavaleiros do Castelo”

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A empresa ARTgilão Tavira e a Casa Santos Lima vão apresentar no na próxima sexta-feira, 12 de julho, pelas 19 horas, o vinho “Sete Cavaleiros do Castelo”, no evento “Tavira, os Dias do Vinho”, que vai acontecer na Rua do Cais e Mercado da…

18:17 10 Julho, 2019 12:27 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Fotos D.R

A empresa ARTgilão Tavira e a Casa Santos Lima vão apresentar no na próxima sexta-feira, 12 de julho, pelas 19 horas, o vinho “Sete Cavaleiros do Castelo”, no evento “Tavira, os Dias do Vinho”, que vai acontecer na Rua do Cais e Mercado da Ribeira, junto ao Jardim do Coreto e da Ponte Antiga sobre o Rio Gilão.

“Um branco, um tinto e um rosé serão as novas propostas desenvolvidas no âmbito desta parceria entre a importante casa de vinhos que tem produção neste concelho algarvio e a empresa das Paróquias de Tavira, que assim procuram associar um produto de excelência ao património desta cidade”, explica a ARTgilão Tavira em comunicado de imprensa.

“A ideia surgiu há mais de um ano, quando procurávamos novos produtos para introduzir nas nossas linhas de merchandising”, explica o padre Miguel Neto, pároco de Tavira e gerente da ARTgilão.

“Entendemos que temos de dar a conhecer os produtos locais, aqueles que são verdadeiramente marcas culturais da nossa cidade e região e o vinho surgiu logo como um dos que mais nos interessava”, conta o sacerdote e explica que “desde a primeira hora a Casa Santos Lima mostrou grande recetividade a este projeto e começámos a trabalhar para que a ideia se concretizasse e surgiu este ‘Sete Cavaleiros do Castelo’, criado com um nome que tem tudo a ver com a história destas Paróquias e da cidade de Tavira”.

Nome remete para a época da reconquista cristã

O nome remete-nos para a época da reconquista cristã, “quando as forças portuguesas chegam ao Algarve, por volta de 1238. Tavira terá sido conquistada a 11 de junho de 1239 (maio de 1240, segundo Alexandre Herculano ou mesmo 1242 segundo outras fontes) pela mão de D. Paio Peres Correia, Mestre da Ordem de Santiago e diz a tradição que esta conquista foi uma represália daquela Ordem pela morte de sete de seus cavaleiros numa emboscada de que foram vítimas quando caçavam no sítio das Antas (Freguesia da Luz). Desde então, estes jovens combatentes de seus nomes D. Pedro Pires (Peres ou Rodrigues, comendador da Ordem de Santiago de Castela), Mem do Vale, Durão (ou Damião) Vaz, Álvoro (Álvaro) Garcia (ou Garcia Estevam), Estêvão (Estevam) Vaz (Vasques), Beltrão de Caia e mais um mercador judeu de nome Garcia Roiz (ou Rodrigues) fazem parte do imaginário e das lendas da cidade”, conta a ARTgilão Tavira.

“A imagem escolhida para o rótulo destes vinhos remete-nos, precisamente, para o Castelo e para a Igreja de Santa Maria, local onde se julga estarem sepultados estes cavaleiros”, recorda o padre Miguel Neto e reforça, “pretendeu-se que existisse esta ligação muito forte ao património, até porque a ARTgilão nasceu com o objetivo de explorar financeiramente todas as possibilidades que possam surgir nesta paróquia, de modo a poder fazer a aplicação das receitas geradas na recuperação do património religioso, que é o que temos vindo a fazer”, acrescenta o pároco.

A ideia do sacerdote é que os vinhos possam ser vendidos, não apenas nas lojas da empresa, mas noutros locais de Tavira, funcionando como mais um produto “cartão-de-visita” desta cidade. “O que desejamos é que este vinho, que tem uma qualidade altíssima, possa ser apreciado pelos tavirenses e por todos os que nos visitam, nacionais ou estrangeiros e que seja mais um elemento diferenciador nas propostas que têm vindo a ser desenvolvidas para aumentar a atratividade deste território”, explica.

Tavira é o centro nevrálgico do trabalho de defesa da “Dieta Mediterrânica e este nosso produto é mais um complemento, na nossa perspetiva, que vem reforçar a importância da dinamização dessas estratégias de defesa do património imaterial”, conclui.

Vinhos foram criados pelos enólogos da Casa Santos Lima

Estes vinhos, feitos com as castas Arinto, Crato Branco, Touriga Nacional e Syrah, e classificados como Vinhos Regionais do Algarve, resultam de processos de seleção e colheita  manuais, seguidos de vinificação na adega. Com características muito contemporâneas e grandes paladares e aromas, foram criados com maestria pela equipa de enólogos da Casa Santos Lima, uma empresa familiar que se dedica à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos portugueses, que trabalha no Algarve e produz vinhos conhecidos pela sua excelente relação qualidade/preço e exporta cerca de 90% da sua produção total para perto de 50 países nos cinco continentes. A Casa Santos Lima conta com um portefólio muito alargado de vinho (tintos, brancos, rosés, espumantes, frisantes, leves e colheitas tardias), o que lhe permite ter grande dinamismo no mercado nacional e internacional.

“Os vinhos produzidos em Tavira, embora sejam uma aposta relativamente recente, têm tido um excelente acolhimento tanto em Portugal como no estrangeiro. Tavira é uma região onde a cultura da vinha e do vinho é secular. Contudo, nos últimos anos e antes deste projeto da Casa Santos Lima, esta atividade estava bastante esquecida, tendo uma expressão muito reduzida”. Quem o afirma é José Luís Santos Lima Oliveira da Silva, bisneto do fundador da Casa e proprietário da mesma, que conta: “dada a minha grande paixão pela região de Tavira, a sua arquitetura, a sua gastronomia, o seu clima e a sua gente, decidimos expandir a nossa atividade para cá. Nestes últimos seis anos temos vindo a reforçar a nossa presença na região em diversos projetos de promoção do seu vinho. Quando se proporcionou esta colaboração com ARTgilão, foi com muito entusiasmo que aderimos a esta ideia e estamos confiantes que “Os Sete Cavaleiros do Castelo” irão contribuir para a promoção da excelente aptidão e grande potencial das vinhas e do vinho desta região”.

Durante os três dias em que decorrerá a mostra “Tavira, os Dias do Vinho”, este vinho poderá ser provado e comprado no stand da Casa Santos Lima, nos horários do evento (das 18 às 24 horas na sexta e sábado e no domingo das 18 às 23 horas).

Os interessados podem comprar o vinho nas lojas ARTgilão localizadas nas Igrejas de Santa Maria do Castelo e São Paulo, em Tavira, e podem também encomendá-lo, através da página de facebook da empresa, para envio para qualquer lugar do mundo.

(CM)

Salinas de Rio Maior.
Nacional Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve Animais

Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina

09:02 11 Maio, 2026 09:02 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cão da raça Kelpie australiano levou treinador algarvio João Paulino ao título nacional de pistagem pela segunda vez consecutiva

Ensino Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 11 Maio, 2026 18:12 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão fria vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer chuva, com ventos fortes e trovoadas localizadas em algumas regiões

Algarve Saúde

Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão

12:51 11 Maio, 2026 12:51 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Congresso do ISMAT reúne especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios atuais da Psicologia

Piscina de ondas.
Nacional Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Salinas de Rio Maior.
Nacional, Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve, Animais

Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina

09:02 11 Maio, 2026 09:02 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cão da raça Kelpie australiano levou treinador algarvio João Paulino ao título nacional de pistagem pela segunda vez consecutiva

Ensino, Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 11 Maio, 2026 18:12 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão fria vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer chuva, com ventos fortes e trovoadas localizadas em algumas regiões

Algarve, Saúde

Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão

12:51 11 Maio, 2026 12:51 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Congresso do ISMAT reúne especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios atuais da Psicologia

Piscina de ondas.
Nacional, Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Últimas Notícias

  • Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão
    Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão
  • Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios
    Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios
  • Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”
    Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”
  • GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve
    GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve
  • Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país
    Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país
  • Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
    Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal