Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Apesar das restrições, hotéis do Algarve esperam mais portugueses neste fim de ano do que antes da pandemia

Elidérico Viegas salienta que “mais de 40% dos empreendimentos costumam encerrar durante a estação baixa, este ano alguns irão abrir especialmente para a passagem do ano”

16:57 3 Dezembro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A restrição de apresentar certificados ou teste para entrar – autotestes rápidos estão excluídos – não impede os hotéis do Algarve de estarem nesta altura com uma elevada procura de portugueses para o ‘réveillon’

Os hotéis do Algarve registam nesta altura um forte nível de reservas para o período da passagem do ano, sobretudo de portugueses, e a um nível até superior ao que se verificava antes da pandemia de covid-19, segundo avança a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

“A nossa perspetiva é que, à semelhança do que ocorreu no verão, a procura de nacionais no período da passagem do ano seja superior ao que foi em 2019”, salienta Elidérico Viegas, presidente da AHETA.

“Há hotéis na região com a ocupação próxima dos 100%, não diria que neste fim de ano vamos ter um Algarve lotado, mas as ocupações deverão ficar acima de 2019”, reitera o presidente da associação hoteleira.

Elidérico Viegas lembra ainda que “mais de 40% dos empreendimentos costumam encerrar durante a estação baixa, este ano alguns irão abrir especialmente para a passagem do ano, mas não nos podemos esquecer que este é um período curto, de dois ou três dias.

Elidérico Viegas, presidente da AHETA

“NÃO HAVIA NECESSIDADE” DE EXIGIR TESTE AOS ESTRANGEIROS QUE CHEGAM COM CERTIFICADO DE VACINA, DEFENDE A AHETA

As restrições anunciadas pelo Governo para conter o aumento de casos de covid-19, e que vigoram a partir de 1 de dezembro no âmbito do novo estado de calamidade decretado no país até 9 de janeiro, têm um “impacto residual” no mercado interno, de acordo com o presidente da AHETA.

“Os portugueses vão viajar menos ao exterior, e o Algarve é o destino natural para muitas dessas pessoas que pensavam sair, e daí prevermos um bom período de passagem do ano basicamente com procura nacional, num efeito semelhante ao que se verificou no verão, a não ser que a situação pandémica se venha a agravar”, refere Elidérico Viegas.

Para frequentar os hotéis neste final de ano, as novas restrições obrigam a apresentar certificado covid, ou em alternativa um comprovativo de teste negativo, que pode ser PCR ou de antigénio, realizado 72 horas ou 48 horas antes do ‘check-in’, respetivamente. Excluída, está a possibilidade de fazer os chamados autotestes rápidos na receção do hotel, como chegou a ser prática durante o verão. Segundo o presidente da AHETA, esta exigência não é problemática, dado que “temos a maioria da população vacinada”.

Já no caso dos estrangeiros, as novas restrições obrigam a que, a partir de 1 de dezembro, estes tenham de apresentar teste à covid-19 negativo para entrar no país, independentemente da nacionalidade, proveniência, ou mesmo de já estarem vacinados.

“Não havia necessidade desta esta exigência interna de teste para os turistas estrangeiros poderem entrar no nosso país, o certificado digital da UE seria mais do que suficiente. Na nossa perspetiva, é um preciosismo desnecessário”, considera o presidente da associação hoteleira do Algarve.

“Estas restrições não deixarão de ter algum impacto e de ser desmotivadoras para as pessoas que pensavam em viajar, mas estamos na época baixa, e os mercados externos na passagem do ano não são maioritários no Algarve. Haverá sempre alguns cancelamentos, mas não vejo que seja uma tendência instalada”, refere ainda.

Relativamente às novas restrições que Portugal tem desde 1 de dezembro, “o que esperamos vivamente é que isto corra bem, para que no início da próxima época turística tenhamos condições de assistir à recuperação gradual e progressiva que prevemos no Algarve”, conclui o presidente da AHETA.

Os hotéis Pestana no Algarve vão ter música e jantares melhorados no fim de ano, mas sem grandes espetáculos ou aglomerações

Os hotéis Pestana no Algarve vão ter música e jantares melhorados no fim de ano, mas sem grandes espetáculos ou aglomerações. Foto Pestana Alvor Praia


HOTÉIS PESTANA VÃO EVITAR “GRANDES FESTAS COM MUITA GENTE”

O grupo Pestana, que tem 12 hotéis abertos no Algarve neste período de inverno, já está com as ocupações compostas para o período da passagem do ano, e com perspetivas de aumentar ao longo de dezembro.

“As reservas que temos hoje nos nossos hotéis estão entre 55% e 75%, é natural que venham a atingir no fim do ano entre 65% e 90%, mas isto é o que nós pensamos que vai acontecer, quando há uma onda covid pode sempre haver desistências”, faz notar Pedro Lopes, administrador do grupo Pestana no Algarve.

Além de portugueses, os hotéis Pestana no Algarve também esperam hóspedes estrangeiros para a passagem do ano, nomeadamente britânicos, franceses ou espanhóis. E apesar da nova exigência de teste negativo a todos os que entram em Portugal em dezembro, até ao momento o grupo não registou cancelamentos significativos.

Mantém 12 unidades abertas neste período de fim de ano, nomeadamente quatro Pousadas de Portugal (em Sagres, Tavira, Estói e Vila Real de Santo António), os hotéis Alvor Praia, Dom João II e Vila Sol, além dos resorts (integrando apartamentos turísticos) Pestana Alvor Atlântico, Pestana Gramacho Residences, Pestana Carvoeiro, Alvor Parque e Pestana Palm Garden.

Em todas estas unidades haverá ‘réveillon’. “Mas vamos evitar fazer grandes festas, com grandes espetáculos, muita gente e confusão. O que vamos fazer serão jantares melhorados, com música e as devidas distâncias e cautelas”, refere o administrador do grupo Pestana no Algarve.

FESTAS DE ‘RÉVEILLON’ ESGOTADAS NA VILA GALÉ. HOTÉIS TIVOLI JÁ COM OCUPAÇÃO “EXCELENTE”

O grupo Vila Galé, que tem nove hotéis no Algarve, conta neste inverno com cinco unidades abertas: Vila Galé Lagos, Vila Galé Collection Praia (Praia da Galé), Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira), Vila Galé Ampalius (Vilamoura) e Vila Galé Tavira.

Nos hotéis do grupo no Algarve onde se vai celebrar o ‘réveillon’, “a festa já está esgotada nos hotéis Vila Galé Ampalius, Vila Galé Lagos e Vila Galé Tavira”, adianta Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo, referindo que “apenas o Vila Galé Cerro Alagoa e o Vila Galé Collection Praia têm ainda lugares para a passagem de ano”.

Os hotéis Tivoli estão com as reservas de fim de ano mais altas do que é habitual, maioritariamente de portugueses

Os hotéis Tivoli estão com as reservas de fim de ano mais altas do que é habitual, maioritariamente de portugueses


“A procura é sobretudo do público português, não se registando até agora cancelamentos relevantes atribuíveis ao anúncio de novas medidas contra a covid-19”, refere o administrador do grupo hoteleiro.

Além do Algarve, o grupo Vila Galé tem 20 hotéis a nível nacional onde se está a preparar festa de ‘réveillon’, 14 dos quais já estão esgotados para este evento, ou têm vagas residuais, como é o caso das unidades no Douro, Porto, Braga, Coimbra, Serra da Estrela, Ericeira, Sintra, Cascais, Elvas, Évora, Alter-do-Chão, Beja ou Madeira.

As ocupações altas para a passagem do ano no Algarve estendem-se aos hotéis Tivoli, marca que mantém este inverno cinco das suas seis unidades na região abertas.

“Está a correr bem, já temos ocupações bastante elevadas, maioritariamente de portugueses, e com uma procura superior ao que costumava ser nesta altura”, adianta Jorge Beldade, diretor regional de operações do grupo Minor, proprietário dos hotéis Tivoli.

“A partir de meados de dezembro é que é habitual surgir a grande parte das reservas do fim de ano, mas neste momento já estamos com a ocupação dos hotéis a 100%, o que é excelente”, destaca o responsável de operações dos hotéis Tivoli no Algarve.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve Desporto Saúde

Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves

11:47 3 Setembro, 2026 11:47 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vários jogadores apresentam febre, diarreia e vómitos e o treino desta manhã foi cancelado pela equipa algarvia

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Algarve Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve, Desporto, Saúde

Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves

11:47 3 Setembro, 2026 11:47 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vários jogadores apresentam febre, diarreia e vómitos e o treino desta manhã foi cancelado pela equipa algarvia

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Algarve, Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social anuncia novidade nos pagamentos para prevenir atrasos: saiba o que muda

10:00 3 Setembro, 2026 12:06 2 Setembro, 2026 | João Luís

Uma alteração pretende reduzir esquecimentos nos pagamentos à Segurança Social e evitar situações que podem acabar em juros ou coimas

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Miguel Oliveira renova com a BMW e continua no Mundial de Superbikes
    Miguel Oliveira renova com a BMW e continua no Mundial de Superbikes
  • Vai comprar morangos? Especialistas dizem para evitar os que têm estas cores
    Vai comprar morangos? Especialistas dizem para evitar os que têm estas cores
  • Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves
    Surto viral leva Farense a pedir adiamento do jogo com o Chaves
  • Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas
    FAVA regressa a Loulé com meta de servir cinco mil refeições veganas

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento