A Ambiolhão instalou um sistema de autoprodução de energia elétrica com painéis fotovoltaicos no edifício sede.
A empresa municipal investiu 26.950 euros na instalação de um sistema fotovoltaico em regime de autoconsumo, UPAC – unidade de produção para autoconsumo, do tipo 29,93kWp/25kW composto por 73 painéis fotovoltaicos monocristalinos de 410Wp.
“As unidades de produção para autoconsumo (UPAC) permitem produzir localmente a sua própria energia e contribuir diretamente para o abatimento da fatura de eletricidade”, explica a Ambiolhão em comunicado, acrescentando que “as unidades de autoconsumo produzem eletricidade preferencialmente para satisfazer as necessidades de consumo”.
A energia produzida é consumida instantaneamente, reduzindo assim a compra de energia da rede. O aproveitamento da energia produzida pelo sistema fotovoltaico na instalação elétrica ocorre apenas quando existe consumo. A energia excedente é injetada na rede elétrica de serviço público.
“O presente projeto tem como objetivo dotar o edifício de unidades de autoconsumo fotovoltaico a implementar na sua cobertura, dando cumprimento às normas para conceção e construção”, afirma, concluindo que “é um investimento inicial que será compensado a longo prazo”.
Leia também: A chuva está de volta e Faro vai ser o distrito mais afetado