Várias entidades do sul do país organizam em Faro, de quarta a sexta-feira, a segunda edição do Algarve Tech Hub Summit. O evento visa acima de tudo posicionar a região como um destino competitivo para empresas e instituições estrangeiras.
Os organizadores afirmam, em nota de imprensa, querer “partilhar e inspirar o futuro da inovação, da tecnologia e o tecido empresarial da região que se pretende posicionar como o melhor destino de ‘lifestyle’ da Europa”.
A agenda prevê assim três dias de conferências e ‘networking’ no Campus da Penha da UAlg, em Faro, refere a organização. O evento reúne a Câmara de Faro, a Universidade do Algarve. Assim como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a Associação Empresarial da Região do Algarve, a Associação Nacional de Jovens Empresários ou a Região de Turismo do Algarve.
Em destaque a a importância da tecnologia e da inovação
O evento engloba, assim, uma variedade de painéis que destacam a importância da tecnologia e da inovação para resolver os grandes desafios globais da sustentabilidade. Sobretudo em áreas como saúde, energia, oceanos, turismo, agricultura e espaço, segundo a nota de imprensa.
A edição de 2023 do Algarve Tech Hub Summit “reforça o posicionamento internacional, através de painéis com oradores dos Estados Unidos e de países europeus. Estes serão testemunhas de que o Algarve já tem, na sua essência, o mais importante para quem quer viver com qualidade máxima para empreender mais e melhor”.
Organização assegura que o Algarve é o melhor destino de ‘lifestyle’ da Europa
Os participantes neste fórum vão poder ouvir intervenções de especialistas, empreendedores e empresários. Ana Vaz vai falar sobre as oportunidades que o espaço pode oferecer. Antónia Correia, professora na UAlg e presidente do KIPT, e João Currito (Carob World) vão abordar os desafios Agrotec.
Os organizadores referem portanto que “haverá ainda espaço para olhar para as oportunidades de futuro que podem vir do mar”.
A organização assegura que “o Algarve é o melhor destino de ‘lifestyle’ da Europa, com um clima ameno e uma natureza pródiga, entre o mar e a serra. Objetivo é atrair empreendedores, nómadas digitais e ‘remote workers’, que participem no ecossistema local e contribuam para promover a região”.
Em suma, ao longo dos três dias de conferências, vários eventos de ‘networking’ vão “promover a troca de experiências entre os participantes e possibilitar parcerias”.