Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia

Algarve: Campos de golfe querem estar ligados a ETAR para haver redução do consumo de água

“A água [das ETAR] que hoje é desperdiçada, indo para os rios e para o mar, pode ser utilizada nos campos de golfe precisamente no verão, que é quando eles precisam”

12:55 8 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os campos de golfe no Algarve querem ficar rapidamente ligados às ETAR e consumir apenas águas residuais, uma medida para reduzir o consumo da rede pública que os responsáveis do setor lamentam que tarde em ser executada.

A agência Lusa falou com responsáveis dos dois maiores grupos com campos de golfe no Sul do país que sublinham já ter tomado medidas para reduzir o consumo, mas que ainda falta passarem a receber mais água das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

O sotavento (leste) do Algarve encontra-se numa situação de seca severa, mas o barlavento (oeste) também sofre com o agravamento da falta de chuva e escassez de água, o que levou as autoridades a procurar medidas que minimizem os efeitos da seca sem prejudicar o principal setor da região, o Turismo.

“Invistam o mais depressa possível. Há dois anos que estamos a falar em investir, mas foram dados muito poucos passos concretos no terreno”, afirmou o administrador do Grupo Pestana para o Algarve, Pedro Lopes.

O responsável lamentou a existência de uma série de investimentos que estão previstos há vários anos e que continuam sem sair do papel, como os previstos na construção de uma dessalinizadora, nas redes de água, nos esgotos para as ETAR ou nas fugas da rede, entre outros.

O administrador do grupo que tem cinco dos cerca de 40 campos do Algarve assegura que, nos últimos anos, a redução de água utilizada na rega dos cinco campos de golfe é de “um terço a 40%”, tendo sido tomadas uma série de medidas, como a utilização de novas variedades de relva que necessitam de menos água.

“Aqui podem ver [os relvados]. [Algumas partes] até estão nalguns locais um pouco acastanhadas, precisamente porque recebem menos água e menos adubos”, disse Pedro Lopes, apontando para o campo de golfe do Gramacho, no Carvoeiro, município de Lagoa.

O administrador do Grupo Pestana assegurou que estão a usar “bastante menos água” do que há três anos, insistindo que agora “é essencial” ligar os campos de golfe às ETAR.

Pedro Lopes não tem dúvidas que “a água [das ETAR] que hoje é desperdiçada, indo para os rios e para o mar, […] pode ser utilizada nos campos de golfe precisamente no verão, que é quando eles precisam” mais.

O administrador do Grupo Pestana sublinhou que os 40 campos de golfe na região sul do país “estão sempre atentos às novas tecnologias e à forma de poupar água. Não só pelo seu custo como, também por ser um recurso muito escasso”, sublinhou.

“Já há três [campos] ligados [a ETAR] no Algarve, mas muitos mais têm que fazer isso”, sublinhou Pedro Lopes, insistindo na falta que faz que essas estações disponibilizem águas residuais.

O Grupo Pestana vai começar no próximo verão a usar a água de ETAR em dois dos campos de golfe que tem no Algarve, numa altura que estão mais turistas na região e as estações de tratamento têm uma maior produção.

Por seu lado, Rui Grave, diretor da manutenção dos campos de golfe do Grupo D. Pedro (Vilamoura), que também tem cinco campos no Sul do país, sublinhou o esforço feito pela sua empresa nos últimos anos no sentido da redução da quantidade de água utilizada para regar.

“Nós estamos, ano após ano, sempre no sistema de utilizar o mínimo necessário e só o que é necessário. Por isso não se trata de termos mudado o ‘chip’ [comportamento], o ‘chip’ nunca saiu da escassez”, disse o responsável pela manutenção de campos que, no caso deste grupo, utiliza águas subterrâneas através de furos.

Cada hectare de campo de golfe consome em média por ano 8.000 metros cúbicos (m3) de água, com variações que dependem da tecnologia e dos sistemas de rega instalados, segundo Rui Grave.

O responsável pela manutenção no Grupo D. Pedro deu o exemplo do campo Laguna e do investimento feito nos últimos anos, que permitiu reduzir o consumo de água em 50%.

“Toda a utilização inteligente da água passa por um conjunto de medidas. Neste caso, falamos de relvas adaptadas à escassez de água, falando de sistemas de rega que rega o estritamente necessário e na quantidade necessária, ou seja, que sejam muito versáteis, sistemas de bombagem que consigam manter um caudal e uma pressão adequados”, disse.

Quanto à utilização de água residual na rega destes campos de golfe, Rui Grave revelou que o projeto “está numa fase quase final” e em 2025 espera que “pelo menos dois ou três campos sejam regados na sua totalidade com águas residuais”.

“Há um grande esforço por parte da Águas de Portugal, por parte da Águas do Algarve, por parte da APA [Agência Portuguesa do Ambiente], por parte dos campos de golfe para que a água venha das ETAR com qualidade suficiente para manter os nossos relvados em condições, sem nunca por em causa a saúde pública”, afirmou.

O responsável também defendeu que não há razão para as críticas no sentido de que os campos de golfe desperdiçam muita água, lamentando que a criação dessa ideia seja “difícil de desmontar” e defendendo que a água no setor do golfe é utilizada com inteligência e eficácia.

“O que eu posso dizer é que, dos campos de golfe em Portugal que eu vou visitando, e que eu vou vendo, todos eles têm esta preocupação e todos eles estão a remar e a ir nesta direção de gerir a água com a maior racionalidade possível e utilizar o mínimo possível”, afirmou Rui Grave.

Os responsáveis da indústria do golfe algarvia citaram estudos que apontam para um consumo de água de 5 a 6% por parte dos seus relvados, de 60 a 65% da agricultura, aproximadamente 25% no consumo urbano e cerca de 5% de pequenas indústrias.

Os campos de golfe asseguram um fluxo de turismo voltado para este setor durante todo o ano, conseguindo contrariar a vinda de estrangeiros à região apenas na época do verão.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mini gressinos.
Economia Gastronomia Nacional

Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

08:00 15 Junho, 2026 09:54 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Autoridade Tributária esclareceu que os mini gressinos podem beneficiar da taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal

Algarve Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Algarve Cultura

Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé

07:00 15 Junho, 2026 06:47 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia e património juntam-se no último dia do Festival MED, numa noite aberta ao público

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Foca-comum.
Algarve Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Mini gressinos.
Economia, Gastronomia, Nacional

Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

08:00 15 Junho, 2026 09:54 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Autoridade Tributária esclareceu que os mini gressinos podem beneficiar da taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal

Algarve, Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Algarve, Cultura

Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé

07:00 15 Junho, 2026 06:47 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia e património juntam-se no último dia do Festival MED, numa noite aberta ao público

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Foca-comum.
Algarve, Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Últimas Notícias

  • Rock D’Aranha junta Ratos de Porão, Sinapse e Choque Frontal em Santo Estêvão
    Rock D’Aranha junta Ratos de Porão, Sinapse e Choque Frontal em Santo Estêvão
  • Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia
    Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia
  • Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%
    Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%
  • Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias
    Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias
  • Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa
    Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa
  • Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé
    Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal