Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Alemanha sublinha “grande consenso” com Portugal e Espanha para gasodutos

Porta-voz do Governo alemão afirma que existe um “grande consenso” entre Espanha, Portugal e Alemanha de que “seria sensato” reforçar as ligações de gás ibéricas com o resto da Europa

18:47 26 Agosto, 2022 18:47 26 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Governo alemão sublinhou esta sexta-feira que há um “grande consenso” entre Alemanha, Portugal e Espanha para se fazer a ligação da Península Ibérica à rede energética do resto da Europa.

“Há um grande consenso por parte de Portugal, Espanha e também por parte da Alemanha de que seria sensato criar essa ligação”, afirmou o porta-voz do Governo alemão, Steffen Hebestreit, numa conferência de imprensa em Berlim, citado pela agência de notícias EFE, poucos dias antes de uma visita do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, à Alemanha.

Segundo Hebestreit, esta questão “tem sido sempre tema de conversações anteriores” e atualmente “estão a discutir-se diferentes vias de como pode fazer-se da forma mais rápida e eficaz possível”.

“Os desejos de espanhóis, alemães e portugueses são muito coincidentes” nesta questão, disse ainda, sem revelar se o assunto está na agenda da visita de Pedro Sánchez.

“O presidente do Governo, Pedro Sánchez, vai reunir-se no Palácio de Meseberg [perto de Berlim] na terça-feira, 30 de agosto de 2022, com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e vai participar como convidado de honra na reunião do Conselho de Ministros alemão”, lê-se numa nota enviada hoje à imprensa em Madrid pelo executivo espanhol.

Rússia ameaça cortar o envio de gás

O porta-voz do Governo alemão disse que aquele Conselho de Ministros vai abordar várias questões de política interna e externa, que o primeiro tema em debate será a estratégia de segurança nacional e que haverá “um convidado internacional”, Pedro Sánchez.

Sánchez e o homólogo alemão, Olaf Scholz, têm prevista uma conferência de imprensa conjunta na terça-feira, disse ainda o mesmo porta-voz.

Entre os outros temas que o Governo alemão vai abordar no Conselho de Ministros extraordinário está o fornecimento de energia na Alemanha – num momento em que a Rússia ameaça cortar o envio de gás para o país -, a formação profissional e a estratégia digital alemã.

Scholz defendeu publicamente no dia 11 deste mês a construção de um gasoduto pan-europeu, que ligue a Península Ibérica, desde Portugal, à Alemanha, para permitir a distribuição de gás a partir de outras origens que não a Rússia e assim diminuir a dependência energética alemã e de outros países da União Europeia (UE) do gás russo.

As ligações para transporte de energia de Portugal e Espanha ao resto da Europa são quase inexistentes e os dois países da Península Ibérica têm pedido que se acelere os projetos para construir gasodutos.

O objetivo é transportar gás (e também hidrogénio, no futuro), uma vez que, por serem uma “ilha energética”, Portugal e Espanha desenvolveram infraestruturas que permitem a designada “regaseificação” europeia a partir dos seus territórios.

Só no caso de Espanha, estão localizadas no país 30% das capacidades de regaseificação de toda a UE.

Plano B é a interconexão energética entre a Península Ibérica e Itália

A Comissão Europeia também colocou, há poucas semanas, no contexto da guerra na Ucrânia e da ameaça russa, as interconexões entre a Península Ibérica e o resto da Europa nas prioridades de investimento nesta área.

Na quarta-feira, Sánchez reafirmou “a determinação de Espanha” em avançar com o gasoduto previsto para os Pirenéus e a unanimidade com Portugal nesta matéria, mas garantiu que avançarão ligações com Itália se França demorar o processo.

“O que quero transmitir é, primeiro, a determinação de Espanha em fazer esta interconexão, segundo, o apoio de todas as instituições comunitárias, desde logo, o apoio unânime dos dois Governos da Península Ibérica, de Portugal e de Espanha, e terceiro, se não avança o plano A, temos de passar ao plano B, que é a interconexão energética entre a Península Ibérica e Itália”, afirmou Sánchez.

“Agradeço sem dúvida alguma o interesse do chanceler alemão Scholz nesta interconexão, mas se não se puder fazer por causa de dificuldades na política doméstica em França, há uma alternativa”, que é “fazer uma interconexão entre Espanha e Itália”, acrescentou.

O líder do Governo espanhol lembrou que a própria Comissão Europeia definiu a ligação a Itália como “plano B”, caso não avance o gasoduto nos Pirenéus.

“A partir daí, o que queremos é que se financie com dinheiro europeu”, algo com que a Comissão Europeia está de acordo, afirmou ainda.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Últimas Notícias

  • Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
    Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
    Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
  • Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
    Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
  • Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu
    Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu
  • Banhistas podem colocar chapéu de sol em frente às concessões, esclarece a DECO PROteste
    Banhistas podem colocar chapéu de sol em frente às concessões, esclarece a DECO PROteste

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal