Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Economia

Albufeira lidera comemorações do fim de ano

A Festa de Fim de Ano em Albufeira continua a ser motivo de preferência de milhares de visitantes que escolhem o concelho para dar as boas vindas ao Novo Ano. Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2015. Mas o programa prolongou-se até aos primeiros dias de Janeiro, com o evento […]

18:32 6 Janeiro, 2016 12:30 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2015

A Festa de Fim de Ano em Albufeira continua a ser motivo de preferência de milhares de visitantes que escolhem o concelho para dar as boas vindas ao Novo Ano.

Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2015. Mas o programa prolongou-se até aos primeiros dias de Janeiro, com o evento Paderne Medieval, na aldeia histórica do barrocal algarvio, e o Festival de Humor “Solrir”, que trouxe a Albufeira os mais conceituados comediantes a nível nacional.

A Câmara de Albufeira estima que “cerca de 160 mil pessoas tenham passado por Albufeira entre os dias 31 de Dezembro e 4 de Janeiro”. No dia 31, mais de 80 mil pessoas escolheram a Praia dos Pescadores para brindar ao Novo Ano no tão aguardado concerto junto ao mar. A entrada em 2016 foi feita ao som de Anselmo Ralph, que pôs a plateia a dançar com temas bem conhecidos do grande público.

A passagem para o novo ano ficou marcada pela sessão de fogo-de-artifício que iluminou a Praia dos Pescadores e a Praia da Oura. Depois das 12 badaladas, a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro encheu-se de animação com a Star Parade, um desfile de artistas circenses que encheram as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas.

Cerca de dez mil visitaram Paderne Medieval

Mas a festa continuou logo no primeiro dia de 2016, com a freguesia de Paderne a recuar no tempo e a acolher cerca de dez mil visitantes que, apesar da chuva, percorreram as ruas da aldeia do Barrocal algarvio num ambiente único. Os visitantes do primeiro dia do ano assistiram ao desfile histórico que retratou a cerimónia da entrega da Carta de Doação do castelo, vila e padroado da igreja à Ordem de Avis, por D. Dinis Rei de Portugal e dos Algarves. Já no dia 3 de Janeiro, o evento foi transmitido em directo pelo programa da SIC “Portugal em Festa”, algo inédito na história desta aldeia, que juntou milhares de pessoas no núcleo antigo, transformado num mercado medieval.

Durante seis horas, os apresentadores João Baião e Rita Ferro Rodrigues deram a conhecer a história da freguesia e do evento “Paderne Medieval”, de onde foram feitos diversos directos com entrevistas ao presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa, ao presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo, Arménio Aleluia Martins, a artesãos, figurantes e músicos da Banda da Sociedade Musical de Paderne. Pelo palco do pavilhão, instalado ao lado do Estádio João Campos, passaram artistas da terra como o grupo de Cantares de Janeiras “Força da Tradição”, a “Banda Vibrações” e o cantor Carlos Coelho, todos padernenses. Destaque ainda para os proprietários do restaurante “Veneza”, que mostraram alguns dos pratos e doces regionais.

Mais de seis mil receberam o ano novo a rir

As celebrações do Novo Ano prolongaram-se até à passada segunda-feira. Durante os primeiros dias de 2016, Albufeira voltou a acolher o maior Festival de Humor em Portugal, que decorreu no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados. Foram mais de seis mil, os espectadores que receberam 2016 a rir, nas quatro noites em que subiram ao palco consagrados artistas como Nilton, Aldo Lima, Herman José, Diogo Faro, Pedro Durão, Eduardo Madeira, entre muitos outros, que protagonizaram momentos verdadeiramente hilariantes. A grande afluência de público em todas as sessões veio confirmar que o Solrir é o maior acontecimento do género a nível nacional, reunindo os melhores humoristas da actualidade.

O Festival é uma iniciativa da Press Happiness em colaboração com o Município de Albufeira, tendo contado com o patrocínio da Caixa Agrícola e o apoio do NAU Hotels and Resorts, da APAL (Agência de Promoção de Albufeira) e do Turismo do Algarve.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, salientou que “este fim de ano cumpriu as expectativas, quer em termos de público, quer de retorno económico e mediático para o concelho. O programa foi construído essencialmente para famílias e pessoas de todas as idades e foi isso a que assistimos nos diversos eventos que organizámos”. O autarca referiu também que este foi o ano que se registou um menor número de ocorrências na noite de 31 de Dezembro, fazendo com que “a grande maioria daqueles que nos visitaram dessem por bem empregue o seu investimento”. O edil aproveitou ainda para “agradecer a todos aqueles que colaboraram para que Albufeira tivesse nas comemorações do Fim de Ano, o seu nome em grande prestígio”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança: conheça os 13 apoios que vão ficar reunidos

11:00 21 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

A nova prestação social recebeu luz verde para avançar, mas ainda falta aprovar o decreto-lei que vai definir valores e condições de acesso

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Algarve Cultura Vídeo

Salva-Vidas da Fuzeta é finalista regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal

10:31 21 Julho, 2026 17:27 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação KlubeSol apela ao voto no Salva-Vidas da Fuzeta, monumento histórico construído sobre estacaria em plena Ria Formosa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Algarve

Refood desafia comunidade algarvia a entregar pilhas e lâmpadas

10:04 21 Julho, 2026 10:06 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reciclagem de resíduos permite apoiar diretamente a Refood, através da oferta de equipamentos aos núcleos com maior volume de recolha

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Desporto Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança: conheça os 13 apoios que vão ficar reunidos

11:00 21 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

A nova prestação social recebeu luz verde para avançar, mas ainda falta aprovar o decreto-lei que vai definir valores e condições de acesso

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Algarve, Cultura, Vídeo

Salva-Vidas da Fuzeta é finalista regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal

10:31 21 Julho, 2026 17:27 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação KlubeSol apela ao voto no Salva-Vidas da Fuzeta, monumento histórico construído sobre estacaria em plena Ria Formosa

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já se encontra na reforma? Saiba qual o mecanismo legal que pode aumentar o valor da pensão

07:00 19 Julho, 2026 17:02 19 Julho, 2026 | João Luís

Quem já está reformado pode, em alguns casos, aumentar o valor da pensão: veja como funciona este mecanismo legal

Algarve

Refood desafia comunidade algarvia a entregar pilhas e lâmpadas

10:04 21 Julho, 2026 10:06 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reciclagem de resíduos permite apoiar diretamente a Refood, através da oferta de equipamentos aos núcleos com maior volume de recolha

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Desporto, Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Últimas Notícias

  • Algarvios Iago Bebiano e Alexandre Santos representam Portugal nos Jogos do Mediterrâneo
    Algarvios Iago Bebiano e Alexandre Santos representam Portugal nos Jogos do Mediterrâneo
  • Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento
    Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento
  • Cunhado de Cristiano Ronaldo investigado no Brasil por suspeita de criar galos para lutas ilegais
    Cunhado de Cristiano Ronaldo investigado no Brasil por suspeita de criar galos para lutas ilegais
  • Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha
    Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha
  • Arrancou a segunda fase dos exames nacionais e o método de correção será o mesmo da primeira fase
    Arrancou a segunda fase dos exames nacionais e o método de correção será o mesmo da primeira fase

Opinião

  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
  • Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
    Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento