Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Economia

Albufeira analisa pedido de informação prévia para construir hotel na antiga Praça de Touros

Acabaram-se as touradas: Praça de Touros de Albufeira poderá ser transformada num hotel

08:43 22 Março, 2023 08:43 22 Março, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A Câmara de Albufeira está a analisar um pedido de informação prévia feita por um gabinete de arquitetura que projetou a construção de um hotel para a antiga Praça de Touros de Albufeira, disse à Lusa fonte da autarquia.

De acordo com a mesma fonte, o pedido de informação prévia (PIP) deu entrada em novembro de 2022, mas as conversações com os arquitetos da edilidade só vão começar agora, não se prevendo indicações definitivas sobre o destino da antiga Praça de Touros antes de passados “dois a três meses”.

Com um PIP, os promotores de determinado projeto questionam as câmaras sobre a viabilidade de realizar determinada operação urbanística ou conjunto de operações urbanísticas diretamente relacionadas, pedido que antecede os procedimentos de licenciamento e comunicação prévia para obras de construção, ampliação, alteração, conservação e demolição de imóveis.

O gabinete de arquitetura e ‘design’ Saraiva+Associados publicou na sua página de Internet o projeto, sob o nome Real Praça de Touros, que apresenta como sendo “um espaço urbano contemporâneo, sóbrio e ambicioso, que promove uma inclusão social e uma consciência ambiental relevante”.

Nas imagens virtuais do projeto apresentadas, está prevista a construção, para um investidor privado, de “um hotel, áreas culturais, espaços comerciais de convívio e espaços ajardinados e de relaxamento” em vários edifícios e espaços que, no total, têm 11 mil metros quadrados de área.

O projeto

De acordo com o projeto, o edifício de maior dimensão mantém a forma circular que tinha a Praça de Touros, inaugurada a 10 de abril de 1982 e desativada desde o final de 2019.

Um responsável da empresa que adquiriu o espaço em 2021 disse, na altura, à Lusa que os novos proprietários planeavam reabilitar o complexo urbanístico com 40 apartamentos, um centro comercial, onde funcionou um cinema, uma discoteca e um bingo, assim como a Praça de Touros, entretanto desativada.

“O nosso objetivo é fazer uma reabilitação urbana de toda a zona, preservando a memória e identidade da praça de touros na cidade”, disse na altura Jorge Duarte, responsável administrativo da Corcova no Algarve – Investimentos Turísticos e Imobiliários, S.A -, que adquiriu o complexo em 2020.

A Praça de Touros de Albufeira, com capacidade para 3.803 espetadores, era a única que ainda funcionava de forma regular no Algarve.

Segundo os dados da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), em 2019 foi a praça com mais espetáculos em Portugal (20), mas a sexta em quantidade de assistência (16.260), numa média de 813 espetadores por tourada.

O Relatório da Atividade Tauromáquica 2019 elaborado pela IGAC salienta o facto de Albufeira “ter passado para sexto lugar em termos de espetadores, quando se mantinha há pelo menos quatro anos em segundo lugar, tendo sido apurado um decréscimo de cerca de 5.600 espetadores”.

Últimas

  • Brasileiros surpreendem com respostas a: “Qual é o único país que faz fronteira com Portugal?”[vídeo]
    Brasileiros surpreendem com respostas a: “Qual é o único país que faz fronteira com Portugal?”[vídeo]
  • Portugal sobe ao oitavo lugar do ranking FIFA
    Portugal sobe ao oitavo lugar do ranking FIFA
  • EN125 faz parte das cinco estradas em que morreram 10% das vítimas de acidentes
    EN125 faz parte das cinco estradas em que morreram 10% das vítimas de acidentes
  • Aeroporto de Faro de novo com milhares de passageiros na zona de chegadas [vídeo]
    Aeroporto de Faro de novo com milhares de passageiros na zona de chegadas [vídeo]
  • Deputado do PSD Luís Gomes vai ser substituído por Dinis Faísca na Assembleia da República
    Deputado do PSD Luís Gomes vai ser substituído por Dinis Faísca na Assembleia da República

Opinião

  • Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Grande Panda e o Pequeno Dragão, de James Norbury | Por Paulo Serra
  • Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
    Meio século depois, a desigualdade galopante | Por Mendes Bota
  • Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas
    Falta habitação. É preciso políticas de construção a preços controlados | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
    Ciclo de debates ‘EUropa no centro’ chega ao Mar Shopping Algarve
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve