Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Albufeira 21 Summit reforça no primeiro dia a importância da criação de redes e meios digitais

Participantes salientaram que a lição que se retira desta pandemia é a importância de se trabalhar em rede e que para o efeito, os meios digitais em muito contribuem para a sua eficácia, sendo por isso duas áreas a apostar no futuro

09:19 9 Abril, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “Albufeira 21 – Summit” arrancou na tarde desta quinta-feira, juntando 30 participantes, entre palestrantes e oradores, com o intuito de debaterem as situações mais prementes da atualidade em diversas áreas do concelho, bem como apontar o que serão as grandes necessidades de futuro.

Foram cinco as áreas abordadas: Ação social, Saúde, Património Natural e Cultural, Juventude e Desporto e Segurança e Proteção Civil. Todos os intervenientes salientaram que a lição que se retira desta pandemia é a importância de se trabalhar em rede e que para o efeito, os meios digitais em muito contribuem para a sua eficácia, sendo por isso duas áreas a apostar no futuro.

A sessão de abertura, pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo ficou marcada pela necessidade de dar uma maior e melhor resposta a uma das agendas fundamentais do Plano 2030: as pessoas. O autarca destacou que foi a política financeira que implementou no passado que permitiu ao Município enfrentar a crise: “ninguém fica para trás, o Município tem uma responsabilidade coletiva e de solidariedade, que nesta época difícil que enfrentamos nos permitiu apoiar as famílias, as empresas, as associações e as IPSS, a economia circular e continuamos empenhados para que o concelho não pare. Albufeira tem a obrigação de estar preparada para seguir em frente”.

José Carlos Rolo referiu que este encontro é fundamental porque reúne um conjunto de 80 especialistas em diferentes áreas que nos vão ajudar a pensar o futuro. “Temos que saber ouvir quem sabe mais do que nós para nos ajudar a agir. Este é o momento de ficar lado a lado e discutir questões essências para o nosso futuro na área da Ação Social, Saúde, Segurança, Cultura e Juventude, Segurança, alterações climáticas, mudanças de comportamentos gerados pela pandemia, o que irá implicar novas formas de atuação e enormes desafios”.

Na área da Ação Social, foi salientada a necessidade de haver uma reflexão sobre os efeitos da pandemia na saúde mental dos utentes das instituições, colaboradores e famílias e repensar os “contextos laborais e formativos” da população.

Quanto à Saúde, Paulo Morgado, Presidente da ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve, alertou que a seguir a esta pandemia, ”de certeza que outras virão”. Sobre Albufeira referiu haver 53 mil pessoas frequentadoras dos Cuidados de Saúde Primários e que falta ainda cobrir 10% da população que não tem médico de família.

O grande desafio, “agora que as autarquias têm responsabilidade na área da Saúde”, passa por “incrementar a telemedicina, a telemonitorização, ou seja, usar os meios informáticos para dar uma melhor resposta às necessidades das pessoas. Uma linha de futuro passa não só pela personalização, mas também pela capacidade de tratar problemas com eficácia à distância e isso só com telemedicina e telesaúde”, referindo por fim estarem previstos cerca de 470 milhões de euros na União Europeia para esta área.

No que respeita ao Património Natural e Cultural, foi salientado pela diretora regional da Cultura, Adriana Nogueira, que “trabalhar em rede é fundamental no desenvolvimento que se deseja para o Algarve”. No que se refere ao Geoparque Algarvensis, Luís Pereira, o responsável municipal pela candidatura do mesmo à UNESCO, referiu que “a geodiversidade do território permite uma maior coesão territorial entre barrocal e a serra”, constituindo um dos grandes pilares para o Geoturismo, a partir da valorização do território, da ciência e das pessoas e suas tradições.

Custódio Moreno, da Direção Regional da Juventude e Desporto. salientou a necessidade de se conferir maior empowerment à juventude, pensando o futuro com os jovens e não pensando em soluções “para”os jovens. O presidente da Federação de Voleibol, Carlos Coimbra apontou que Albufeira tem que recuperar os espaços de convívio nas ruas e que isso passa por estratégias a pensar nas pessoas, quer ao nível dos espaços das escolas, quer, por exemplo, “das praias, excecionais para serem otimizadas para o convívio ao longo de todo o ano, para caminhar, fazer yoga, futebol, futevólei, ou seja, fazer da praia o parque da cidade”.

Quanto à Segurança e Proteção Civil, foi salientado estarem já definidos os principais riscos. Implementar a videovigilância, o “patrulheiro digital” e repensar os horários dos estabelecimentos de bebidas, foram algumas das medidas consideradas importantes pelos oradores envolvidos neste painel.

Reposicionar o quartel do Bombeiros Municipais, criar instalações da Proteção Civil mais próximas das populações e dotar a Polícia Municipal de mais competências que não sejam só as de fiscalização, foram outras das principais sugestões deste painel, que contou com as participações do Comandante Vaz Pinto, do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, António Zua, do Comandante da Polícia Municipal de Albufeira, José Nascimento, bem como do Tenente Henriques, da GNR e o Comandante Gonzáles da Polícia Marítima, Fernando Martins, da Cruz Vermelha e Leonor Teixeira, do Serviço Municipal de Proteção Civil, num painel moderado pela vereadora responsável por esta área, Cláudia Guedelha.

É possível rever na íntegra este primeiro dia do “Albufeira 21 – Summit” aqui.

Esta sexta-feira, os trabalhos começam às 09:00, com um painel sobre Turismo.

Conheça o restante programa, aqui.

O POSTAL é Media Partner do Albufeira 21 Summit.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto
    Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto
  • AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação
    AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação
  • Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas
    Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas
  • Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
    Garrafas no ponto Volta: é preciso lavar as embalagens para receber o reembolso?
  • Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”
    Espanhóis não têm dúvidas sobre o Algarve: “É como a Andaluzia, mas com mais bacalhau”

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal