Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Água Monchique lança garrafa de água mineral 100% reciclada

Nova embalagem representa poupança anual de 100 toneladas de PET virgem

12:56 26 Janeiro, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Sociedade da Água de Monchique vai disponibilizar ao mercado, dentro em breve, uma garrafa de água mineral totalmente produzida com PET reciclado (rPET).

Segundo explica a empresa, “por cada milhão de garrafas produzidas, deixarão de ser consumidos cerca de 30 mil quilos de PET virgem, o que representa uma poupança anual estimada de sensivelmente 100 toneladas de PET virgem”.

A mais recente novidade Monchique integra o ambicioso compromisso assumido pela empresa em “diminuir a sua pegada ambiental e que a levou, por exemplo, a antecipar, já em 2020, as metas definidas pela UE para 2030 no que se refere à integração de 30% de PET reciclado nas suas embalagens”.

Na característica tonalidade grená, cor identificativa da marca, a 100% Monchique Sport fabricada a partir de plástico totalmente reciclado, chega às grandes superfícies, a algumas lojas bio e dietéticas, encerrando um processo que envolveu muita pesquisa e tecnologia e que fortalece a economia circular.

O compromisso da Água Monchique com a sustentabilidade ambiental levou a empresa a criar a marca 100% Monchique “um símbolo dos desafios que nos movem e um apelo para o despertar urgente para um consumo mais consciente, contribuindo para a mudança sistêmica que é urgente operar”, destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

O plástico que envolve os packs da nova 100% Monchique Sport provém também ele de plástico 100% reciclado. A Sociedade da Água de Monchique disponibilizará, dentro em breve, uma versão em caixa de cartão de origem certificada ambientalmente.

O design da garrafa, bem como a identidade da nova marca 100% Monchique, foi desenvolvida pela Upstairs Design Studio. A Resilux, S.A, empresa especializada em pré-formas de PET, foi o parceiro selecionado para o desenvolvimento da atual solução rPET.

“Mais do que nova embalagem, a 100% Monchique Sport reflete a transformação que a empresa tem vindo a operar ao longo dos últimos anos. Queremos que os consumidores continuem a reconhecer e a confiar na Monchique e na sua capacidade de disponibilizar ao mercado soluções cada vez mais inovadoras, assentes numa economia circular e na utilização de materiais sustentáveis. Esta é a hora de intensificar as nossas políticas e ações de responsabilidade ambiental”, reafirma Vítor Hugo Gonçalves.

A reorganização de toda a estrutura produtiva operada na fábrica da Água Monchique ao longo dos últimos anos teve como pilar essencial a redução da pegada ecológica da empresa. As várias soluções de sustentabilidade ambiental implementadas, apesar da duplicação da capacidade produtiva da unidade, permitem uma redução de cerca de 15% no consumo energético,

“A redução e a reutilização do plástico é outra das preocupações centrais da Monchique. A eliminação do consumo de plástico retrátil nas taras de 5 litros permite que a empresa deixe de enviar para o mercado cerca de 25 toneladas de plástico de embalagem por ano”, salienta a empresa.

Outra das mudanças prende-se com “a redução em mais de 16% do peso do garrafão, o que permite poupar cerca de 100 toneladas de PET por ano”. Outro fator relevante nesta busca pelo equilíbrio ambiental é o facto das “restantes taras Monchique já incorporarem na sua produção 30% de PET reciclado, cumprindo antecipadamente as metas europeias delineadas para 2030”.

O compromisso de sustentabilidade da Sociedade da Água de Monchique envolveu ainda o regresso da Monchique em tara de vidro.

A Água Monchique foi também a primeira marca de água mineral a disponibilizar uma inovadora app – a “myMonchique” – onde se destaca o sistema de gamification de incentivo à reciclagem e em que os consumidores são desafiados a registar o momento em que reciclam as garrafas de Água Monchique e a partilhá-lo nas suas redes sociais, acompanhado pelo hashtag #ecoselfie.

A marca acredita que “esta funcionalidade irá desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais: o #ecoselfie, que irá viralizar a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem”, afirma Vítor Hugo Gonçalves.

A Sociedade da Água de Monchique recorda que “integra o Pacto Português para os Plástico, através da Associação das Águas Minerais e de Nascente, e é membro cofundador do Porto Protocol, movimento no âmbito do qual a empresa adotou um conjunto de boas práticas que envolveu trocas na frota de camiões, a aquisição de veículos elétricos, renovação de toda a luminária da fábrica para sistemas LED, entre muitas outras iniciativas que permitiram ganhos enormes na redução de consumo de combustível e de emissão de CO2”.

“Há três grandes vetores que nos orientaram ao longo de todo este processo: inovação, sustentabilidade e responsabilidade. E são estes os princípios que queremos passar para o mercado e pelos quais queremos que a nossa empresa e os nossos produtos sejam reconhecidos”, reitera Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

Sobre a Sociedade da Água de Monchique SA:

A Sociedade da Água de Monchique SA explora a concessão pública da água mineral de Monchique desde 16 de dezembro de 1992.

Distinguida pelo segundo ano consecutivo com o estatuto de PME Excelência é, atualmente, um dos maiores players no mercado nacional.

As instalações fabris e logísticas localizam-se nas Caldas de Monchique, Algarve, numa área protegida superior a 50 hectares, em que a preservação dos aquíferos é o fator crítico essencial, motivando uma logística de gestão sustentável do meio ambiente.

A Água Monchique distingue-se pela sua unicidade, resultado de uma composição físico-química natural onde se destaca o seu elevado pH natural de 9,5. Esta especial composição confere-lhe características únicas que, pelos benefícios que aporta, contribuem para o bem-estar e para o equilíbrio do organismo.

Salinas de Rio Maior.
Nacional Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Algarve

AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia

16:40 11 Maio, 2026 16:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Planta invasora erva-das-pampas preocupa municípios algarvios devido ao impacto na biodiversidade e na paisagem natural

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 15:58 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve Ensino

Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”

16:50 11 Maio, 2026 17:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estudante da UAlg, Bruna Oliveira, venceu o concurso “Três Minutos de Tese” da Universidade do Algarve com trabalho sobre cancro da mama

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Navio num porto. Crédito: Magnific
Economia Mundo

Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”

16:30 11 Maio, 2026 15:21 11 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bloqueio do Estreito de Ormuz já levou a uma subida de 80% neste recurso essencial, que não é o gás nem o petróleo

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Salinas de Rio Maior.
Nacional, Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Algarve

AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia

16:40 11 Maio, 2026 16:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Planta invasora erva-das-pampas preocupa municípios algarvios devido ao impacto na biodiversidade e na paisagem natural

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 15:58 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve, Ensino

Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”

16:50 11 Maio, 2026 17:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estudante da UAlg, Bruna Oliveira, venceu o concurso “Três Minutos de Tese” da Universidade do Algarve com trabalho sobre cancro da mama

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Navio num porto. Crédito: Magnific
Economia, Mundo

Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”

16:30 11 Maio, 2026 15:21 11 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Bloqueio do Estreito de Ormuz já levou a uma subida de 80% neste recurso essencial, que não é o gás nem o petróleo

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal
    Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal
  • Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”
    Doutoranda da UAlg vence concurso “Três Minutos de Tese”
  • AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia
    AMAL integra projeto europeu de combate à Cortaderia
  • Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”
    Nem gás, nem petróleo: escassez deste recurso pode levar este setor essencial a uma crise mundial “gravíssima”
  • Primavera Literária transforma Faro num palco dedicado aos livros e à cultura
    Primavera Literária transforma Faro num palco dedicado aos livros e à cultura
  • Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem
    Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal