Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Água Monchique lança garrafa de água mineral 100% reciclada

Nova embalagem representa poupança anual de 100 toneladas de PET virgem

12:56 26 Janeiro, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Sociedade da Água de Monchique vai disponibilizar ao mercado, dentro em breve, uma garrafa de água mineral totalmente produzida com PET reciclado (rPET).

Segundo explica a empresa, “por cada milhão de garrafas produzidas, deixarão de ser consumidos cerca de 30 mil quilos de PET virgem, o que representa uma poupança anual estimada de sensivelmente 100 toneladas de PET virgem”.

A mais recente novidade Monchique integra o ambicioso compromisso assumido pela empresa em “diminuir a sua pegada ambiental e que a levou, por exemplo, a antecipar, já em 2020, as metas definidas pela UE para 2030 no que se refere à integração de 30% de PET reciclado nas suas embalagens”.

Na característica tonalidade grená, cor identificativa da marca, a 100% Monchique Sport fabricada a partir de plástico totalmente reciclado, chega às grandes superfícies, a algumas lojas bio e dietéticas, encerrando um processo que envolveu muita pesquisa e tecnologia e que fortalece a economia circular.

O compromisso da Água Monchique com a sustentabilidade ambiental levou a empresa a criar a marca 100% Monchique “um símbolo dos desafios que nos movem e um apelo para o despertar urgente para um consumo mais consciente, contribuindo para a mudança sistêmica que é urgente operar”, destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

O plástico que envolve os packs da nova 100% Monchique Sport provém também ele de plástico 100% reciclado. A Sociedade da Água de Monchique disponibilizará, dentro em breve, uma versão em caixa de cartão de origem certificada ambientalmente.

O design da garrafa, bem como a identidade da nova marca 100% Monchique, foi desenvolvida pela Upstairs Design Studio. A Resilux, S.A, empresa especializada em pré-formas de PET, foi o parceiro selecionado para o desenvolvimento da atual solução rPET.

“Mais do que nova embalagem, a 100% Monchique Sport reflete a transformação que a empresa tem vindo a operar ao longo dos últimos anos. Queremos que os consumidores continuem a reconhecer e a confiar na Monchique e na sua capacidade de disponibilizar ao mercado soluções cada vez mais inovadoras, assentes numa economia circular e na utilização de materiais sustentáveis. Esta é a hora de intensificar as nossas políticas e ações de responsabilidade ambiental”, reafirma Vítor Hugo Gonçalves.

A reorganização de toda a estrutura produtiva operada na fábrica da Água Monchique ao longo dos últimos anos teve como pilar essencial a redução da pegada ecológica da empresa. As várias soluções de sustentabilidade ambiental implementadas, apesar da duplicação da capacidade produtiva da unidade, permitem uma redução de cerca de 15% no consumo energético,

“A redução e a reutilização do plástico é outra das preocupações centrais da Monchique. A eliminação do consumo de plástico retrátil nas taras de 5 litros permite que a empresa deixe de enviar para o mercado cerca de 25 toneladas de plástico de embalagem por ano”, salienta a empresa.

Outra das mudanças prende-se com “a redução em mais de 16% do peso do garrafão, o que permite poupar cerca de 100 toneladas de PET por ano”. Outro fator relevante nesta busca pelo equilíbrio ambiental é o facto das “restantes taras Monchique já incorporarem na sua produção 30% de PET reciclado, cumprindo antecipadamente as metas europeias delineadas para 2030”.

O compromisso de sustentabilidade da Sociedade da Água de Monchique envolveu ainda o regresso da Monchique em tara de vidro.

A Água Monchique foi também a primeira marca de água mineral a disponibilizar uma inovadora app – a “myMonchique” – onde se destaca o sistema de gamification de incentivo à reciclagem e em que os consumidores são desafiados a registar o momento em que reciclam as garrafas de Água Monchique e a partilhá-lo nas suas redes sociais, acompanhado pelo hashtag #ecoselfie.

A marca acredita que “esta funcionalidade irá desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais: o #ecoselfie, que irá viralizar a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem”, afirma Vítor Hugo Gonçalves.

A Sociedade da Água de Monchique recorda que “integra o Pacto Português para os Plástico, através da Associação das Águas Minerais e de Nascente, e é membro cofundador do Porto Protocol, movimento no âmbito do qual a empresa adotou um conjunto de boas práticas que envolveu trocas na frota de camiões, a aquisição de veículos elétricos, renovação de toda a luminária da fábrica para sistemas LED, entre muitas outras iniciativas que permitiram ganhos enormes na redução de consumo de combustível e de emissão de CO2”.

“Há três grandes vetores que nos orientaram ao longo de todo este processo: inovação, sustentabilidade e responsabilidade. E são estes os princípios que queremos passar para o mercado e pelos quais queremos que a nossa empresa e os nossos produtos sejam reconhecidos”, reitera Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

Sobre a Sociedade da Água de Monchique SA:

A Sociedade da Água de Monchique SA explora a concessão pública da água mineral de Monchique desde 16 de dezembro de 1992.

Distinguida pelo segundo ano consecutivo com o estatuto de PME Excelência é, atualmente, um dos maiores players no mercado nacional.

As instalações fabris e logísticas localizam-se nas Caldas de Monchique, Algarve, numa área protegida superior a 50 hectares, em que a preservação dos aquíferos é o fator crítico essencial, motivando uma logística de gestão sustentável do meio ambiente.

A Água Monchique distingue-se pela sua unicidade, resultado de uma composição físico-química natural onde se destaca o seu elevado pH natural de 9,5. Esta especial composição confere-lhe características únicas que, pelos benefícios que aporta, contribuem para o bem-estar e para o equilíbrio do organismo.

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Faro, Algarve.
Algarve Economia

Só no Algarve há pelo menos 1.095 casas que custam mais de 3.000.000€

07:10 11 Agosto, 2026 07:00 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há mais de 3.200 imóveis anunciados em Portugal por mais de 3.000.000€, com o Algarve a concentrar uma fatia significativa desta oferta

Algarve

Piscinas Municipais de Silves encerram entre 15 de agosto e 7 de setembro

07:00 11 Agosto, 2026 07:00 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A autarquia vai realizar intervenções técnicas, limpeza e desinfeção durante o período de encerramento das Piscinas Municipais de Silves

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Faro, Algarve.
Algarve, Economia

Só no Algarve há pelo menos 1.095 casas que custam mais de 3.000.000€

07:10 11 Agosto, 2026 07:00 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há mais de 3.200 imóveis anunciados em Portugal por mais de 3.000.000€, com o Algarve a concentrar uma fatia significativa desta oferta

Algarve

Piscinas Municipais de Silves encerram entre 15 de agosto e 7 de setembro

07:00 11 Agosto, 2026 07:00 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A autarquia vai realizar intervenções técnicas, limpeza e desinfeção durante o período de encerramento das Piscinas Municipais de Silves

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Últimas Notícias

  • Só no Algarve há pelo menos 1.095 casas que custam mais de 3.000.000€
    Só no Algarve há pelo menos 1.095 casas que custam mais de 3.000.000€
  • Piscinas Municipais de Silves encerram entre 15 de agosto e 7 de setembro
    Piscinas Municipais de Silves encerram entre 15 de agosto e 7 de setembro
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento