Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Agricultores indignados: Estado não pode “proclamar metas” para agricultura biológica sem apoios

Para alterar práticas agrícolas o Estado “não pode meramente proclamar metas e depois não disponibilizar os instrumentos para o efeito”, disse o líder da Confederação dos Agricultores de Portugal.

12:14 27 Dezembro, 2022 12:14 27 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Confederação dos Agricultores de Portugal defendeu que o Estado não pode “proclamar metas”, nomeadamente no que se refere à agricultura biológica, sem criar incentivos, lembrando que o PEPAC – Plano Estratégico para a Política Agrícola Comum não permite acumular apoios a esta prática e outras ajudas.

“Se o Estado quer intervir e induzir alterações nas práticas agrícolas, tem de mostrar o caminho e criar incentivos. Não pode meramente proclamar metas e depois não disponibilizar os instrumentos para o efeito. O ónus de não atingir metas será, por conseguinte, da responsabilidade do Ministério da Agricultura e não dos agricultores”, afirmou o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, em resposta à Lusa.

Este responsável lembrou que o Plano Estratégico para a Política Agrícola Comum (PEPAC) não permite a acumulação do incentivo à agricultura biológica com outros apoios ambientais, além de ter estabelecido uma diminuição às ajudas para as superfícies forrageiras.

Assim, a CAP prevê uma “redução significativa” da área da agricultura biológica e, consequentemente, dificuldade em atingir a meta do Governo.

A Comissão Europeia estabeleceu como objetivo, expresso na Estratégia “Farm to Fork”, ter 25% da superfície agrícola em modo de produção biológico, percentagem que a CAP diz que não foi precedida de qualquer estudo que a fundamente.

Recentemente, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, defendeu que Portugal está “no bom caminho” para atingir esse objetivo, tendo passado de 8% em 2019 para os atuais 18%.

“Estes 25% são uma meta política, não uma meta definida com critérios ou métodos científicos visando um propósito específico de política pública”, apontou Luís Mira, notando que, no que diz respeito à área a converter para agricultura biológica, de acordo com os objetivos de cada Estado-membro nos PEPAC, contabiliza-se uma percentagem de 21,2%, abaixo dos 25% estabelecidos por Bruxelas.

Para a CAP, só é possível aumentar a área certificada neste modo de produção, de forma “consistente e durável”, se a procura por este tipo de alimentos também crescer.

Ainda assim, a confederação quer, por motivos de transparência, que sejam conhecidos os fundamentos desta “meta política”.

AGRICULTOR É O “PRIMEIRO INTERESSADO” NA SUSTENTABILIDADE

Em matéria de agricultura biológica, as principais prioridades para a CAP são facilitar, em Portugal, a homologação de produtos fitofarmacêuticos para utilização em modo de produção biológica, “já autorizados em Estados-membros com condições climáticas análogas a Portugal”, permitir a acumulação de incentivos à agricultura com outras ajudas ambientais do PEPAC e incentivar a produção de rações biológicas.

A CAP defende também a promoção do acesso a produtos biológicos nacionais ao mercado, bem como a promoção do conhecimento técnico-científico.

No que se refere à sustentabilidade ambiental, Luís Mira vincou que o agricultor “é o primeiro interessado”, tanto para assegurar a manutenção das suas condições de produção, como pela exigência imposta pelo mercado.

“Seria, por isso, de esperar que o Ministério da Agricultura, na elaboração do pacote de intervenções ambientais a integrar o PEPAC, que irá vigorar entre 2023 e 2027, procurasse municiar os agricultores com instrumentos que os auxiliassem a dar resposta a esta crescente exigência ambiental por parte do mercado”, acrescentou, sublinhando que a própria regulamentação comunitária exigia aos Estados-membros uma maior ambição ambiental.

Luís Mira reiterou que no processo de elaboração do PEPAC excluiu o setor agrícola e não aproveitou a “margem de manobra” concedida pela Comissão Europeia, tendo sido “concebido um documento ministerial que se ficou pelo cumprimento dos requisitos administrativos indispensáveis à sua aprovação”.

A CAP considerou ser imperioso que o Ministério da Agricultura reformule o PEPAC em 2023, de modo a que este se torne num “instrumento útil para os agricultores e motor do desenvolvimento e sustentabilidade do setor agrícola”.

A Lusa também contactou a Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, mas não obteve resposta.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Peixe frito.
Algarve Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia Mundo Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve Branded Content Pub Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Praia do Camilo.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Peixe frito.
Algarve, Gastronomia

Vivo não, frito sim: este peixe que ninguém quer ver pela frente na praia tem cada vez mais fãs nos restaurantes algarvios

18:40 31 Maio, 2026 15:31 27 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Peixe conhecido pelas picadas nas praias algarvias está a ganhar espaço na restauração, sobretudo em filetes fritos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados no início de junho: estas serão as regiões afetadas

17:30 31 Maio, 2026 15:23 30 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para o início do mês de junho

Bill Gates. Crédito: Foto DR
Economia, Mundo, Tech

“Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa

22:45 31 Maio, 2026 22:33 31 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um erro de Bill Gates há alguns anos acabou por impedir que a sua empresa, a Microsoft, controlasse a Android, o que resultou num 'prejuízo' milionário

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo vai dar nova ‘reviravolta’? Chuva, frio e calor podem marcar os próximos dias e estas serão as regiões afetadas

10:30 31 Maio, 2026 10:24 31 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O tempo pode voltar a mudar em Portugal, com chuva e frio em algumas regiões antes de uma possível subida acentuada da temperatura

Praia da Oura, Albufeira. Crédito: Unsplash
Algarve, Branded Content, Pub, Vida & Lazer

O guia essencial para preparar a sua casa de férias no Algarve para o pico do verão

15:40 31 Maio, 2026 15:40 31 Maio, 2026 | POSTAL

Antes do verão no Algarve, preparar corretamente o alojamento turístico pode fazer toda a diferença nas avaliações, na experiência dos hóspedes e na rentabilidade durante a época alta

Praia do Camilo.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis ‘fogem’ do calor de Sevilha e vão para esta pequena praia no Algarve que pode não ter espaço para todos

15:20 31 Maio, 2026 15:38 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Há cada vez mais espanhóis a atravessar a fronteira para conhecer uma praia no Algarve rodeada por falésias

Unhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas

20:20 31 Maio, 2026 19:53 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Remover as cutículas das unhas pode parecer inofensivo, mas especialistas alertam para os riscos desta prática

Mulher a segurar um cão e um gato. Crédito: Freepik AI
Animais

Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos

20:00 31 Maio, 2026 19:38 31 Maio, 2026 | Luís Santos

Fumar dentro de casa pode expor os animais a substâncias tóxicas associadas a doenças respiratórias e a um maior risco de cancro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Em junho “águas mil”? Novo mês vai trazer chuva e descida das temperaturas a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

18:00 30 Maio, 2026 13:46 30 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho pode trazer alterações no estado do tempo em Portugal, com chuva e descida de temperaturas a afetar estas regiões

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Idosa em casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Estou cansada disto”: mulher que descontou durante 44 anos foi forçada a reformar-se e teve pensão penalizada

13:40 30 Maio, 2026 13:36 30 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma mulher espanhola que descontou durante 44 anos viu a pensão ser penalizada após ter sido forçada a reformar-se antes da idade legal

Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: "Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade"

Opinião, Saúde

Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo

07:30 31 Maio, 2026 15:45 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Aproveite o bom tempo. Saia de casa. Caminhe, ande de bicicleta, vá à praia, brinque com os filhos no parque"

Últimas Notícias

  • “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
    “Maior erro de sempre”: Bill Gates admite falha catastrófica que custou quase 350 mil milhões de euros à sua empresa
  • Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
    Vem aí descida ‘acentuada’ do preço dos combustíveis: este é o valor que vão baixar
  • Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
    Nesta região de Portugal os impostos e regras fiscais são diferentes do resto do país e é isto que muda para ‘melhor’
  • Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
    Deve ou não remover as cutículas das unhas? Saiba o que dizem os especialistas
  • Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
    Tem animais em casa? Este ‘erro’ comum entre muitos portugueses pode causar cancro em cães e gatos
  • Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa
    Estabelecimentos podem recusar servir água da torneira grátis? Saiba o que diz a lei portuguesa

Opinião

  • Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
    Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida
  • Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
    Movimento. O melhor remédio para as suas costas | Por Hugo Aleixo
  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal