O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, apelou este sábado ao Governo por soluções estruturais para superar os desafios enfrentados pelas regiões de turismo, que comprometem a sua capacidade de promoção turística. Este apelo foi feito durante o discurso de encerramento do 49.º Congresso da APAVT, realizado em Huelva, Espanha.
No congresso, que reuniu 750 profissionais do setor para debater o futuro das agências de viagens e turismo, estiveram presentes o secretário de Estado e, na sessão de encerramento, o ministro da Economia, Pedro Reis. Pedro Costa Ferreira destacou a importância de continuar a estimular o turismo interno através de parcerias público-privadas, envolvendo o Turismo de Portugal e as várias regiões turísticas do país.
O líder da APAVT alertou para as dificuldades enfrentadas pelas regiões de turismo, como a falta de recursos financeiros e o excesso de burocracia, que comprometem a realização de eventos importantes e desviam estas entidades da sua principal missão: a promoção das suas regiões. Neste contexto, dirigiu-se ao atual presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, Pedro Machado, pedindo o seu apoio para encontrar soluções que atenuem estes constrangimentos.
Num contexto de cooperação ibérica, o presidente da APAVT lembrou que Portugal e Espanha devem atuar como parceiros e não como concorrentes na captação de turistas extracomunitários, apontando para os bons exemplos de alianças entre a Andaluzia e o Algarve. Para Costa Ferreira, a falta de condições para as regiões de turismo comprometeria as oportunidades de captação conjunta de visitantes, destacando a importância de um esforço conjunto entre os dois países.
O próximo Congresso da APAVT, que celebrará a sua 50.ª edição, irá decorrer em Macau, de 02 a 04 de dezembro de 2025, assinalando a sexta vez que esta região acolhe o evento.
Leia também: É possível descobrir o proprietário de um carro pela matrícula. Saiba como o fazer