Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

ACRAL alerta para efeitos da greve na TAP na economia regional

A associação empresarial ACRAL manifesta a sua preocupação com os efeitos da greve prevista na companhia aérea de bandeira TAP, quer na economia nacional, quer, em particular, na economia regional. “A greve, muito embora constitua um direito inalienável dos trabalhadores, deve ser usada com parcimónia, atentos os seus efeitos e sopesada face às repercussões […]

17:23 22 Abril, 2015 12:31 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Victor Guerreiro, presidente da ACRAL, considera que a greve na TAP irá criar problemas à economia, às empresas e aos trabalhadores

A associação empresarial ACRAL manifesta a sua preocupação com os efeitos da greve prevista na companhia aérea de bandeira TAP, quer na economia nacional, quer, em particular, na economia regional.

“A greve, muito embora constitua um direito inalienável dos trabalhadores, deve ser usada com parcimónia, atentos os seus efeitos e sopesada face às repercussões que pode ter no todo nacional”, refere aquela associação em nota de imprensa.

A TAP, a maior companhia aérea portuguesa, tem um papel preponderante na economia nacional em particular no turismo e por via deste em todo o tecido produtivo nacional.

“Os reflexos de uma greve na TAP para o Algarve são também de relevo, em particular quando se aproxima a época alta do turismo e uma greve agendada para o início de Maio põe em causa não só a confiança no transporte aéreo garantido pela empresa para os dez dias de greve previstos, mas também a confiança nas ligações garantidas pela TAP durante todo o Verão”, afirma.

Para o presidente da ACRAL, Victor Guerreiro, “a greve na TAP é no mínimo irresponsável, não só pelo prejuízo estimado de 70 milhões de euros que afectará sobremaneira a companhia aérea portuguesa, mas também em termos de imagem da própria empresa e do país”.

Protesto gerará prejuízo incalculável

O responsável associativo sublinha que o protesto gerará “um prejuízo incalculável para a economia nacional, que será infinitamente superior ao prejuízo estimado para a TAP (70 milhões de euros)”, reforçando que “na região do Algarve, esta greve irá criar problemas à economia, às empresas e aos trabalhadores, muito para além do que seria admissível atenta a relação custo/benefício do protesto”.

“Na nossa região, onde existe a possibilidade da economia equilibrar as contas no Verão, através do turismo, é francamente preocupante, mais esta situação”, diz, apelando aos intervenientes no processo de agendamento da greve “para terem em atenção que a defesa dos interesses de uns, mesmo que possam ser considerados hipoteticamente legítimos, não podem de forma desregrada impor a todos os demais encargos e prejuízos desmedidos”.

“A sustentabilidade da economia nacional e regional sobejamente sofrida por um longo período de austeridade, depende em muito dos serviços da TAP, a quem se exige – empresa e trabalhadores – a participação no esforço nacional de consolidação da economia e viabilização do futuro”, diz Victor Guerreiro, que alerta que “nada, nem ninguém se pode considerar acima da defesa do interesse do todo nacional independentemente das questões particulares e da sua legítima defesa”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal lança moeda comemorativa de 2€ que entra em circulação a 15 de julho

11:30 10 Julho, 2026 11:42 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É já a 15 de julho que o Banco de Portugal vai colocar em circulação uma nova moeda comemorativa de 2 euros

Algarve Política

PS Tavira inicia novo ciclo político sob liderança de Ana Paula Martins

10:40 10 Julho, 2026 10:34 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tomada de posse marca nova etapa assente na união, participação, responsabilidade e trabalho em equipa

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve Desporto Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura

Recorde a cantora Bonnie Tyler: foi no Algarve que aprendeu a nadar aos 69 anos depois de um susto durante um passeio de iate

07:10 10 Julho, 2026 12:29 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bonnie Tyler viveu durante décadas no Algarve e foi na região que, aos 69 anos, aprendeu finalmente a nadar

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Branded Content Edição Papel Ensino Pub

Formação Superior em Ciências, Engenharia e Tecnologia: o caminho para a Excelência

10:50 10 Julho, 2026 08:40 9 Julho, 2026 | POSTAL

NOVA FCT destaca oferta com mais de 50 mestrados em Ciências, Engenharia e Tecnologia, aliando teoria, laboratório e investigação

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

E se os peixes falassem? | Por Maria João Neves

10:30 10 Julho, 2026 07:34 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Motorista que levava 15 crianças para a praia num autocarro foi apanhado sem carta

09:10 9 Julho, 2026 09:04 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR a transportes de crianças para a praia terminou com a deteção de várias infrações graves num autocarro

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal lança moeda comemorativa de 2€ que entra em circulação a 15 de julho

11:30 10 Julho, 2026 11:42 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É já a 15 de julho que o Banco de Portugal vai colocar em circulação uma nova moeda comemorativa de 2 euros

Algarve, Política

PS Tavira inicia novo ciclo político sob liderança de Ana Paula Martins

10:40 10 Julho, 2026 10:34 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Tomada de posse marca nova etapa assente na união, participação, responsabilidade e trabalho em equipa

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve, Desporto, Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura

Recorde a cantora Bonnie Tyler: foi no Algarve que aprendeu a nadar aos 69 anos depois de um susto durante um passeio de iate

07:10 10 Julho, 2026 12:29 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bonnie Tyler viveu durante décadas no Algarve e foi na região que, aos 69 anos, aprendeu finalmente a nadar

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Branded Content, Edição Papel, Ensino, Pub

Formação Superior em Ciências, Engenharia e Tecnologia: o caminho para a Excelência

10:50 10 Julho, 2026 08:40 9 Julho, 2026 | POSTAL

NOVA FCT destaca oferta com mais de 50 mestrados em Ciências, Engenharia e Tecnologia, aliando teoria, laboratório e investigação

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

E se os peixes falassem? | Por Maria João Neves

10:30 10 Julho, 2026 07:34 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Motorista que levava 15 crianças para a praia num autocarro foi apanhado sem carta

09:10 9 Julho, 2026 09:04 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR a transportes de crianças para a praia terminou com a deteção de várias infrações graves num autocarro

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Dez anos depois do Euro 2016: onde andam os campeões portugueses?
    Dez anos depois do Euro 2016: onde andam os campeões portugueses?
  • Fé e cultura marcam Semana de Santiago na cidade de Tavira
    Fé e cultura marcam Semana de Santiago na cidade de Tavira
  • Banco de Portugal lança moeda comemorativa de 2€ que entra em circulação a 15 de julho
    Banco de Portugal lança moeda comemorativa de 2€ que entra em circulação a 15 de julho
  • Tradição das Marchas Populares anima Bordeira e Faro este fim de semana
    Tradição das Marchas Populares anima Bordeira e Faro este fim de semana
  • Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões
    Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

Opinião

  • “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido
    “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido
  • E se os peixes falassem? | Por Maria João Neves
    E se os peixes falassem? | Por Maria João Neves
  • Algarve militar: guerra e paz no arco atlântico | Por Virgílio Machado
    Algarve militar: guerra e paz no arco atlântico | Por Virgílio Machado

Europe Direct Algarve

  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
  • Loulé torna-se referência europeia na reutilização de águas residuais
    Loulé torna-se referência europeia na reutilização de águas residuais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal