O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) acrescentou hoje dois segundos à liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa quarta etapa ganha por milímetros pelo francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ).
Depois de ter subido à liderança da ‘corsa rosa’ na véspera, com uma vantagem de centésimos de segundo sobre o equatoriano Jonathan Caicedo (Education First), o jovem corredor das Caldas da Rainha, de 22 anos, aproveitou um ‘sprint’ intermédio, a 26 quilómetros da meta, para somar dois segundos de bonificação.
No primeiro dia vestido de rosa – vai igualar na quarta-feira Acácio da Silva no número de etapas na liderança -, João Almeida passa a ter dois segundos de vantagem sobre o campeão equatoriano e 39 sobre o espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Merida).
Numa etapa em que apenas se sentiu ameaçado no ‘sprint’ intermédio, Almeida terá na quarta-feira uma quinta tirada mais complicada para defender a liderança, com um percurso de 225 quilómetros entre Mileto e Camigliatello Silano, marcado por uma contagem de montanha de primeira categoria, a 11 quilómetros da meta.
Contudo, o vencedor do dia acabou por ser o campeão francês Arnaud Démare, que se impôs no final dos 140 quilómetros entre Catânia e Villafranco Tirrena, por escassos milímetros.
Demáre cortou a meta em 3:22.13 horas, lado a lado com o eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) e o italiano Davide Ballerini (Deceuninck-QuickStep), e foram precisos alguns minutos para perceber quem tinha vencido, uma dúvida apenas tirada pelo ‘photo finish’.
“Acho que foi por um milímetro. Tive a sorte do meu lado”, admitiu Demáre.
Com a sua 12.ª vitória em 2020, Demáre consolidou-se como o ciclista com mais triunfos num ano marcado pela pandemia de covid-19, que impediu que se realizassem provas durante vários meses.
O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), que triunfou na Volta ao Algarve, e o eslovaco Tadej Pogacar (UAE-Emirates), vencedor da Volta a França, somam nove triunfos.
O outro português em competição no Giro, Rúben Guerreiro (Education First), chegou integrado no pelotão, tendo subido ao 39.º lugar da classificação geral individual, a 7.53 minutos do compatriota.