Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Vodafone Rally de Portugal apresentado em Loulé

A apresentação de mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal teve lugar na passada terça-feira, dia 11, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Loulé. O rally sai para a estrada de 3 a 6 de Abril. Para além de Lisboa, o Algarve e Baixo Alentejo voltam a ser o […]

15:52 12 Março, 2014 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Pedro Almeida, director da prova (à esq), fez uma breve resenha histórica do Rally de Portugal

A apresentação de mais uma edição do Vodafone Rally de Portugal teve lugar na passada terça-feira, dia 11, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara de Loulé. O rally sai para a estrada de 3 a 6 de Abril. Para além de Lisboa, o Algarve e Baixo Alentejo voltam a ser o palco privilegiado desta competição que constitui um dos maiores eventos desportivos do país. Este ano, o concelho de Loulé terá direito a transmissões televisivas em directo dos troços que naquele concelho decorrerem.

Passada uma década desde a sua realização no sul do país, e numa altura em que se equaciona o seu regresso ao norte já na próxima edição, os responsáveis das entidades algarvias presentes nesta cerimónia sublinharam a importância para a economia da região deste evento, apelando à sua continuação no Algarve.

“Estamos, desta forma, a dar continuidade a um protocolo que foi celebrado em 2012. Desejo que tenha continuidade pois esta prova é já uma tradição, este ano cumpre-se a 10ª edição realizada no Algarve… Os números redondos são perigosos pois podem marcar um ciclo novo e nós gostaríamos que uma prova à qual atribuímos a maior importância, porque ela é de facto importantíssima para o Algarve, pudesse continuar aqui”, afirmou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

Para este autarca, “o Algarve ganha com a projecção do Rally de Portugal além-fronteiras, ganha a economia da região”. Numa altura de crise, em que o Algarve se destaca por ter uma das mais elevadas taxas de desemprego do país, Vítor Aleixo disse ser necessário “tirar as ilações desta situação e valorizar ainda mais a realização desta prova nesta região”.

O edil referiu ainda a candidatura de Loulé a Cidade Europeia do Desporto em 2015 e a importância da manutenção do Rally no Sul como factor determinante para dar consistência e êxito a esse desígnio. Como tal, deixou um apelo às entidades responsáveis – ACP, AMAL, RTA, Universidade do Algarve, Turismo de Portugal e FIA – para que a próxima edição possa voltar a realizar-se na região.

Presidente da RTA fala da importância do evento para o Algarve

Já Desidério Silva, presidente da RTA, falou da “capacidade da região para se organizar para que o Rally continue no Algarve”.

“Estes dez anos de Rally foram excelentes para a organização e para a região. Obviamente que temos que fazer tudo, junto da organização da prova, para demonstrar a nossa capacidade, a nossa realidade e a diferença entre se realizar aqui ou se deslocar para outra região”, disse este responsável do Turismo. “Sendo o Rally um evento de referência, nacional e internacional, contribuindo para um aumento do número de visitantes numa altura do ano em que o Algarve tem de ser reforçado, publicitado e valorizado”, acrescentou.

Tendo em conta os prós e contras de cada uma das regiões, Desidério Silva foi claro ao referir uma das mais-valias da prova no sul: a segurança. “Se o norte tem mais adeptos e mais paixão, nós temos aqui uma questão que foi fundamental para que o Rally continuasse no Algarve e no Campeonato do Mundo – a segurança que é um factor fundamental”, salientou o presidente da RTA.

Pedro Almeida, director da prova, fez uma breve resenha histórica do Rally de Portugal, desde a sua edição inaugural, até ao momento em que, em 2004, a recém-eleita direcção do ACP decidiu dar um novo impulso à prova, com vista ao regresso ao seio do Campeonato do Mundo de Rallys, o que viria a acontecer em 2007. “A partir daí, a prova foi consolidando a sua posição no WRC e, nesse sentido, constitui uma referência”, considerou este responsável.

Refira-se que o Vodafone Rally de Portugal é, desde 2007, o acontecimento desportivo com maior retorno económico para o nosso país desde o Euro 2004. Segundo o estudo que vem sendo elaborado pela Universidade do Algarve, o impacto positivo directo na economia da região onde a prova se disputa, em particular no Algarve e Baixo Alentejo, foi em 2013 superior a 54 milhões de euros, um número muito significativo por se tratar de uma época baixa do turismo nesta região. Mais de 51% desta receita correspondeu a exportação de serviços, uma vez que os gastos foram realizados por pessoas ou entidades residentes no estrangeiro.

Também importante é o registo do retorno em termos de notoriedade internacional do nosso país, sobretudo pela exposição nas várias cadeias internacionais de televisão, permitindo elevar no seu conjunto para perto de 102 milhões de euros o impacto económico da prova.

Do Estoril à serra algarvia

Celebrando os 40 anos, o Vodafone Rally de Portugal terá a sua partida este ano num local emblemático e muito ligado à história da prova: os Jardins do Casino Estoril, pelas 15 horas, no dia 3 de Abril. Os concorrentes irão percorrer a Estrada a Marginal, até à Praça do Império onde, às 18 horas, terá lugar uma Super Especial de abertura do Rally.

Após este “aperitivo”, a prova prossegue num formato daquilo que tem sido as últimas edições pontuáveis para o WRC: três dias de competição muito intensa nas estradas do Baixo Alentejo e Algarve, com muitas emoções até aos últimos minutos. A etapa de sexta-feira, 4 de Abril, inclui uma dupla passagem pelas classificativas de Silves (21,50km), Ourique (25,40km) e Almodôvar, esta última numa versão mais curta do que em 2013, mas mesmo assim com 26,5km.

No sábado, realiza-se mais uma etapa, novamente com uma dupla passagem por três troços: Santa Clara (19,09km), Santana da Serra (31,90km), o mais longo da prova, que desta vez vai ser percorrida em sentido contrário ao dos anos anteriores, e Malhão (22,15km).

A última classificativa do Rally – Power Stage – tem início às 11 horas de domingo, com uma dupla passagem numa versão mais curta no troço de Loulé, com 13,8km. Entre estas duas passagens, haverá uma incursão por S. Brás de Alportel.

A prova conta com ampla abertura por parte da RTP, com transmissão em directo de duas passagens no troço do Malhão, no sábado, e duas passagens em directo no troço de Loulé, no domingo, para além do directo na Super Especial em Lisboa na quinta-feira.

 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Algarve Cultura Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Algarve Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Algarve, Cultura, Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Algarve, Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Últimas Notícias

  • “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
    “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
  • Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
    Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
  • Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
    Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
  • Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
    Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
  • Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo
    Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo

Opinião

  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

Europe Direct Algarve

  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento