José Mota é o treinador escolhido para suceder a Vasco Faísca no comando do Farense, depois da SAD do clube algarvio ter equacionado outros nomes como Álvaro Pacheco, Daniel Ramos e João Henriques, este último cujas negociações romperam depois de ter sido dado como certo, confirmou fonte oficiosa ao POSTAL.
Segundo avança o Record, José Mota deverá assistir ao jogo desta sexta-feira à noite, a partir das 20:15 horas, entre o Farense e o Estrela da Amadora, no qual a equipa algarvia será comandada por Neca, adjunto da equipa técnica cessante. Caso não se registem contratempos, José Mota assumirá o comando do grupo depois do duelo com os estrelistas.
O treinador, de 58 anos de idade, já se encontrava a alguns dias no Algarve e estará atualmente alojado num dos principais hotéis da cidade de Faro.
O treinador José Mota conta com um currículo impressionante na 2.ª Liga, com quatro subidas: duas pelo Paços de Ferreira e uma no comando no Feirense e outra no Desportivo das Aves. Da sua carreira, o ponto mais alto foi a conquista da Taça de Portugal, ao serviço do Desportivo das Aves, em 2018.
Os leões de Faro mantém-se no segundo lugar do campeonato, a nove pontos do líder Moreirense, mas com o Estrela da Amadora, o Vilafranquense e o Académico de Viseu bastante próximos.
As duas derrotas recentes na II Liga – três nos últimos cinco jogos – desagradaram à SAD algarvia que, dessa forma, decidiu fazer uma mudança no comando técnico que era liderada pelo treinador Vasco Faísca.
Sobre a carreira de José Mota
- Depois de um começo humilde no Aliados de Lordelo, Mota passou quase uma década no FC Paços de Ferreira, muitas vezes liderando o clube como seu capitão. Depois de se retirar como jogador, ele imediatamente integrou a equipa técnica como treinador adjunto até ser promovido a treinador principal em 1999; em 2004 ele treinou por curto período o CD Santa Clara dos Açores, regressando a Paços de Ferreira pouco depois.
- Na temporada 2006-07 Mota qualificou Paços de Ferreira para a Taça UEFA pela primeira vez, depois de um sexto lugar no campeonato. O clube perderia na primeira eliminatória contra os holandeses do AZ Alkmaar por 0-1 (agregado).
- Em Julho de 2008, Mota deixou Paços para treinar o Leixões SC, então na Primeira Liga. Na Primeira Liga de 2008–09 o clube de Matosinhos causou surpresa ao liderar a competição entre a 7ª e a 10ª jornada, vindo a terminar em 6º. Em 9 de Fevereiro de 2010, foi demitido do cargo quando o clube de Matosinhos estava classificado em penúltimo.
- Mota voltou ao ativo em Novembro de 2010, sendo nomeado pelo Belenenses que estava lutando na Segunda Liga, conseguindo a manutenção.
- De seguida treinou o Vitória de Setúbal entre 2012 e 2014.
- Em setembro de 2014, assumiu o comando do Gil Vicente Futebol Clube, à 4ª jornada da Primeira Liga de 2014–15.
- Em maio de 2018, leva o Desportivo das Aves à vitória na final da taça de Portugal