Antes da partida para a Austrália onde inicia a sua época 2024 no final do mês de fevereiro Toprak Razgatlioglu tornou-se no piloto mais rápido de sempre aos comandos de uma SBK no Autódromo Internacional do Algarve.
Depois de no primeiro dia Nicolò Bulega ter sido o mais veloz aos comandos da Ducati Panigale V4R oficial, o segundo dia realizado no Autódromo Internacional do Algarve viu pela primeira Toprak Razgatlioglu ser o primeiro na folha de tempos aos comandos da BMW com que enfrenta um novo desafio na sua carreira desportiva.
Perto da hora de almoço ‘El Turco’ colocou na roda traseira da sua moto o pneu com composto SCX e no final de um curto ‘stint’ assinou uma volta com 1m39.255s, quatro décimas abaixo do recorde oficial do circuito mas ainda assim cerca de duas décimas do melhor registo assinado por Álvaro Bautista aquando dos testes aqui realizados no início da época 2023.
O melhor no entanto estava ainda para vir e na sua derradeira saída o ex-campeão do mundo assegurou mesmo um novo recorde para o circuito (não oficial) ao conseguir uma volta em 1m39.189s, isto depois de ter feito uma saída longa durante a tarde com o composto SC0 que valeu uma série de voltas no segundo 40 e as iniciais sempre muito perto do segundo 39, mostrando a evolução da moto alemã e do melhorado braço-oscilante que parece ter ajudado a encontrar a tracção desejada por ambos os pilotos da equipa de Shaun Muir, como ficou igualmente claro com os tempos registados pelo seu colega de equipa, Michael van der Mark.
Mais rápido que todos os outros no primeiro dia Nicolò Bulega voltou a mostrar a sua velocidade e consistência para fechar os testes a apenas 86 milésimas de Toprak mesmo se os homens da Ducati continuem a afirmar que o piloto italiano está ainda a adaptar-se à sua nova moto depois de ter sido campeão do mundo Supersport em 2023.
Atrás deste e no que podemos considerar como um verdadeiro equilíbrio de forças para a nova época, Alex Lowes foi o melhor dos pilotos Kawasaki ao fechar o teste em terceiro depois de uma jornada onde efectuou muito trabalho sobre a electrónica e chassis bem como de novas soluções de suspensão que a Showa trouxe para o Algarve.
Com quatro marcas distintas nas quatro primeiras posições foi Remy Gardner o melhor da Yamaha ao ser o quarto a pouco menos de quatro décimas do líder, batendo Michael van der Mark e Andrea Locatelli. Entre os dez primeiros nota ainda para as duas BMW do Team Bonovo, pilotadas por Scott Redding e Gareth Gerloff que fecharam o lote dos dez mais velozes a menos de um segundo do veloz Toprak Razgatlioglu, confirmando que a BMW não faz distinção entre as duas equipas que tem na grelha de partida, tendo os seus quatro pilotos material idêntico para enfrentar a nova época.
O soar das cinco horas da tarde marcou o final da dupla ronda de testes, um dia onde os pilotos de MotoGP, mais uma vez liderado por Francesco Bagnaia, rodaram menos que no dia inaugural e que ficou marcado pelas quedas de Franco Morbidelli e Fabio Digianantonio, que ditaram mesmo duas situações de bandeira vermelha, como sucedeu igualmente com Danilo Petrucci, o oitavo mais veloz no final da preparação para o seu segundo ano de mundial SBK.
Nota ainda para a 15ª posição de Álvaro Bautista, a queixar-se de dificuldades de tracção na sua Ducati, ele que defende pelo segundo ano o título mundial na disciplina.
Os 10 mais rápidos
1º Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) 1’39.189s
2º Nicolò Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) +0.086s
3º Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.332s
4º Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) +0.377s
5º Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.428s
6º Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) +0.469s
7º Jonathan Rea (Pata Yamaha Prometeon) +0.496s
8º Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +0.767s
9º Scott Redding (Bonovo Action BMW) +0.946s
10º Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +0.947s
*tempos absolutos no final dos dois dias de teste
Leia também: Motociclista Italiano Franco Morbidelli hospitalizado após acidente em teste em Portimão