Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Portimonense SAD
Algarve, Desporto

Samuel Lobato dá primeira vitória da época ao Portimonense na receção ao Penafiel

No segundo tempo, aos 62 minutos, Samuel Lobato, à segunda tentativa no espaço de um minuto, rematou de fora da área para o 2-1

10:20 10 Agosto, 2025 10:20 10 Agosto, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O médio Samuel Lobato, um dos 18 reforços para a nova época, marcou este sábado o golo decisivo da vitória (2-1) do Portimonense na receção ao Penafiel, na jornada inaugural da II Liga portuguesa de futebol.

Tamble Monteiro abriu o marcador para os locais, aos nove minutos, o espanhol Raúl Alcaina reagiu para os forasteiros, aos 33, e o jogador ex-Famalicão acabou por assinar o tento do triunfo, aos 62 minutos, num remate de fora da área.

A vitória assenta bem aos algarvios, que deixaram boas indicações num jogo em que dominaram durante grandes períodos, com bom envolvimento ofensivo e muitas jogadas de perigo.

Depois de ameaças iniciais de Tiago Mamede e Ruan, Tamble Monteiro adiantou os algarvios num lance de sorte – Manuel Baldé defendeu um remate de Ruan contra o pé de Tamble, com a bola a ressaltar para dentro da baliza –, mas de forma justificada.

O dianteiro Raúl Alcaina, que se estreou a marcar no futebol português, empatou para os forasteiros após a meia hora, num remate cruzado certeiro em que o guardião francês Cibois podia ter feito mais.

No segundo tempo, aos 62 minutos, Samuel Lobato, à segunda tentativa no espaço de um minuto, rematou de fora da área para o 2-1.

Até final, as duas equipas podiam ter marcado, mas o Portimonense falhou as ocasiões mais clamorosas, nomeadamente por Ruan, aos 84 minutos, que atirou ao poste direito da baliza de Manuel Baldé.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão
Portimonense – Penafiel, 2-1
Ao intervalo: 1-1

Marcadores:

1-0, Tamble Monteiro, 09 minutos.

1-1, Raúl Alcaina, 33.

2-1, Samuel Lobato, 62.

Equipas:

– Portimonense: Sébastien Cibois, Mindinho (Marlon Júnior, 39), Douglas Grolli, Alexandre Abel, Heitor, Tiago Mamede, Samuel Lobato (Welat Cagro, 71), João Reis, Mesaque Djú (Camilo Durán, 46), Ruan (Danio Djassi, 86) e Tamble Monteiro.

(Suplentes: Maycon Cleiton, Danio Djassi, Diogo Casimiro, Camilo Durán, Kim Yong-hak, Welat Cagro, Marlon Júnior, João Casimiro e Francisco Canário.

Treinador: Tiago Fernandes.

– Penafiel: Manuel Baldé, Gonçalo Negrão, João Miguel, Jaime Sánchez, Iano Simão (Bruno Pereira, 78), Pedro Sá, Reko, Dani Molina (Davo, 66), Rúben Alves (Pedro Vieira, 78), Jota Silva (Hélder Suker, 66) e Raúl Alcaina (Joseph Séry, 74).

(Suplentes: Joan Femenías, Pedro Vieira, Hélder Suker, Bruno Pereira, Francisco Ferreira, Madi Queta, Cláudio Silva, Davo e Joseph Séry).

Treinador: Pedro Russiano.

Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Sá (41), Tamble Monteiro (44), Rúben Alves (45), Mesaque Djú (45+2), Jaime Sánchez (46) e Sébastien Cibois (78).

Assistência: Cerca de 1.807 espetadores.

Leia também: Viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e o que deve fazer

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Opinião

O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

11:50 7 Maio, 2026 11:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Num tempo de excesso de ruído, com certezas rápidas e opiniões extremadas, o bom senso deixou de ser apenas uma virtude discreta para se tornar uma necessidade urgente"

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Já entregou o IRS? Este detalhe pode indicar se vai receber mais cedo ou não

10:50 7 Maio, 2026 09:21 7 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de submeter o IRS, o processo passa por várias fases até ao fim. Saber interpretar cada estado pode ajudar a perceber o que vem a seguir

Algarve Cultura

Lagoa recebe estreia absoluta do espetáculo “As Três Irmãs”

07:30 7 Maio, 2026 07:17 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo "As Três Irmãs", inspirado em Tchekhov, estreia em Lagoa e dá início a digressão nacional até março de 2027

Algarve Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Voo cancelado. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização

12:07 7 Maio, 2026 12:07 7 Maio, 2026 | João Luís

O seu voo foi cancelado e disseram-lhe que não havia nada a fazer? Há uma regra europeia que pode mudar tudo a seu favor

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Médico fato biohazard. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta mundial? DGS esclarece nivel de risco do hantavírus em Portugal e quais os cuidados a ter

16:30 6 Maio, 2026 16:08 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o risco de hantavírus para Portugal é muito baixo, mas deixa recomendações

Algarve Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Opinião

O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

11:50 7 Maio, 2026 11:58 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Num tempo de excesso de ruído, com certezas rápidas e opiniões extremadas, o bom senso deixou de ser apenas uma virtude discreta para se tornar uma necessidade urgente"

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Já entregou o IRS? Este detalhe pode indicar se vai receber mais cedo ou não

10:50 7 Maio, 2026 09:21 7 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de submeter o IRS, o processo passa por várias fases até ao fim. Saber interpretar cada estado pode ajudar a perceber o que vem a seguir

Algarve, Cultura

Lagoa recebe estreia absoluta do espetáculo “As Três Irmãs”

07:30 7 Maio, 2026 07:17 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo "As Três Irmãs", inspirado em Tchekhov, estreia em Lagoa e dá início a digressão nacional até março de 2027

Algarve, Economia

Atum-rabilho com mais de 100 quilos capturado em Tavira abre nova campanha piscatória

19:54 6 Maio, 2026 21:19 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha de atum-rabilho arranca em Tavira com primeira captura da safra de 2026 ao largo da costa algarvia

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Voo cancelado. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização

12:07 7 Maio, 2026 12:07 7 Maio, 2026 | João Luís

O seu voo foi cancelado e disseram-lhe que não havia nada a fazer? Há uma regra europeia que pode mudar tudo a seu favor

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Médico fato biohazard. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta mundial? DGS esclarece nivel de risco do hantavírus em Portugal e quais os cuidados a ter

16:30 6 Maio, 2026 16:08 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o risco de hantavírus para Portugal é muito baixo, mas deixa recomendações

Algarve, Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

Últimas Notícias

  • Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força
    Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões
    Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões
  • Já entregou o IRS? Este detalhe pode indicar se vai receber mais cedo ou não
    Já entregou o IRS? Este detalhe pode indicar se vai receber mais cedo ou não
  • INEM esclarece: é para este número que deve ligar se precisar de chamar uma ambulância
    INEM esclarece: é para este número que deve ligar se precisar de chamar uma ambulância
  • Está a vir aí frio de ‘cortar à faca’: ar polar aproxima-se de Portugal a partir desta data e temperaturas vão descer até 8 ºC nestas regiões
    Está a vir aí frio de ‘cortar à faca’: ar polar aproxima-se de Portugal a partir desta data e temperaturas vão descer até 8 ºC nestas regiões

Opinião

  • O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
  • A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
    A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
  • Mais anos de vida, mais anos de trabalho: a tendência de Portugal e da maioria da Europa Ocidental
    Mais anos de vida, mais anos de trabalho: a tendência de Portugal e da maioria da Europa Ocidental
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
    Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
  • Língua portuguesa aproxima Espanha e Portugal na Fundação Três Culturas
    Língua portuguesa aproxima Espanha e Portugal na Fundação Três Culturas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal