Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Desporto

Quatro mil pessoas assistiram à abertura de Portimão – Cidade Europeia do Desporto [com fotogaleria]

Cerca de quatro mil pessoas de todas as idades foram protagonistas activos no maior espectáculo multimédia ‘indoor’ alguma vez realizado em Portugal e que, no passado dia 18 de Janeiro, deu o pontapé de saída para o projecto “Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019”. A aniversariante Cláudia Semedo e Pedro Miguel Ribeiro foram […]

12:35 22 Janeiro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de quatro mil pessoas de todas as idades foram protagonistas activos no maior espectáculo multimédia ‘indoor’ alguma vez realizado em Portugal e que, no passado dia 18 de Janeiro, deu o pontapé de saída para o projecto “Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019”.

A aniversariante Cláudia Semedo e Pedro Miguel Ribeiro foram os cicerones de uma noite memorável e cheia de ritmo que teve o Portimão Arena como palco privilegiado, interagindo de forma divertida com os presentes. Foi esse o mote para uma viagem imersiva pela História, pelo Desporto e pela Portugalidade, pautada pela música de raízes tradicionais de Daniel Pereira Cristo e pelos sons contemporâneos dos Amor Electro, que interpretaram pela primeira vez o hino da Cidade Europeia do Desporto (CED 2019), sugestivamente intitulado “Acredita”, acompanhados pelos presentes e pelos milhares que, via ‘streaming’, seguiram em todo o mundo esta cerimónia de abertura.

Também subiram ao palco Rosa Mota e Jorge Pina, embaixadores da CED 2019, que dirigiram algumas palavras de incentivo à prática desportiva regular. Segundo o atleta paraolímpico Jorge Pina, natural da cidade, “não podia haver melhor lema do que o que foi escolhido (‘Mais desporto para todos’), porque inclusão rima com Portimão e o que realmente importa é que as pessoas aproveitem todas as oportunidades disponibilizadas para praticarem desporto de forma regular”. Quanto à campeã olímpica Rosa Mota, disse que “foi com grande honra” que aceitou o convite, expressando uma certeza: “Contém comigo para marcar presença em vários eventos ao longo deste ano, pois sou um exemplo de que não há idade limite para sairmos de casa, largar o sofá, e experimentar a prática desportiva ao ar livre.”

Na assistência podiam ver-se alguns dos desportistas embaixadores e padrinhos deste projeto, nomeadamente Miguel Praia, campeão europeu e mundial de motociclismo, Miguel Martinho, campeão mundial de windsurf, Duarte Benavente, piloto de motonáutica F1, os velejadores Luís Brito e Beatriz Gago, os surfistas Frederico Magalhães, Francisco Canelas, João Bracourt e Gustavo Gouveia, ou Rafaela Araújo (taekwondo), entre outros.

Isilda Gomes endereça cumprimento especial ao associativismo local

Na sua intervenção, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, endereçou um cumprimento especial ao associativismo local, “pelo esforço e dedicação a esta causa”. “Queremos que os portimonenses encarem a prática desportiva regular como uma mais-valia para a sua saúde e bem-estar, para que sejam mais felizes na terra onde vivem. Portimão é sinónimo de desporto e tem todas as condições para sê-lo cada vez mais”, afirmou a autarca, que desafiou os presentes a participarem no projeto, apoiando igualmente os clubes do concelho.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, escreveu uma mensagem sobre a CED 2019, lida por Isilda Gomes, na qual referiu que “a prática desportiva é um direito de cidadania absolutamente incontornável” e ainda que o desporto “contribui para uma vida mais saudável, para a inclusão social e para os valores da solidariedade.”

Quanto ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravou um vídeo transmitido nos ecrãs do Portimão Arena, prometendo que se deslocará à cidade para assistir a algumas das provas agendadas. No final, expressou um “abraço de convicção de que este será um ano bem-sucedido, tanto a nível da projeção interna, como externa.”

Para além dos secretários de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, das Pescas, José Apolinário, e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, marcaram presença na cerimónia o presidente da ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, e o seu congénere da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, além de Vitor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude e José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal. A vereadora Sameiro Araújo, em representação de Braga, eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto em 2018, passou o testemunho a Portimão, na ocasião em que Odivelas foi confirmada como CED 2020, ao passo que Lisboa será a Capital Europeia do Desporto em 2021.

Amor Electro revisitaram em concerto os seus maiores êxitos

No final, os Amor Electro revisitaram em concerto os seus maiores êxitos, culminando em apoteose este inesquecível espetáculo, criado e produzido pela Tavolanostra – Eventos Globais, com organização da Câmara Municipal de Portimão.

Este foi o melhor arranque para uma intensa programação que, até final do ano, inclui mais de 600 eventos e a participação de 40 mil atletas, sendo de destacar a etapa inicial da 45ª Volta ao Algarve em Bicicleta (20 de Fevereiro), os Campeonatos Nacionais de Clubes de Triatlo e de Triatlo por Estafetas Mistas (23 e 24 de Março) o Campeonato do Mundo de Windsurf (20 de Abril a 5 de Maio), o Europeu de Ultimate Frisbee (6 a 11 de Maio), o Open de Portugal em Golfe (9 a 12 de maio), o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica (17 a 19 de Maio), a Festa Nacional da Ginástica (28 a 30 de Junho), o Torneio Pré-época Liga Portuguesa7La Liga (19 a 21 de Junho), a Record Master Cup em Futsal (23 a 25 de Agosto), o Mundial de Superbikes (5 a 8 de Setembro), a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica (6 a 8 de Setembro), a Elite Cup de Hóquei em Patins (20 a 22 de Setembro), o Europeu de Vela Adaptada (5 a 13 de Setembro), o Rally Casinos do Algarve (1 e 2 de Novembro) ou o Portugal Fit (30 de Novembro e 1 de Dezembro).

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia.
Economia Nacional

É este o valor que vai deixar de parte? Portugueses contam gastar 750€ por pessoa nas férias deste verão

16:40 16 Julho, 2026 13:45 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugueses estimam gastar, em média, 750 euros por pessoa nas férias de verão, mas quase metade prevê reduzir a despesa face ao ano passado

Algarve Cultura

Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile

07:15 17 Julho, 2026 07:02 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa realiza-se a 26 de julho com missa solene, procissão, baile, leilão de ofertas e uma atuação especial de Yasmin Silva

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Algarve Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?

19:30 16 Julho, 2026 15:06 16 Julho, 2026 | João Luís

A comparação entre investimentos e jogos sociais voltou ao Parlamento e expôs uma diferença fiscal que muitos contribuintes desconhecem

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Algarve Cultura

Silves procura jovens voluntários para apoiar Feira Medieval

16:50 16 Julho, 2026 16:57 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens residentes no concelho, a partir dos 15 anos, podem candidatar-se até 26 de julho para apoiar a Feira Medieval de Silves

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Algarve Cultura

Faro espera 20.000 motociclistas em quatro dias de concentração

19:10 16 Julho, 2026 19:13 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração Internacional de Motos volta a levar milhares de visitantes a Faro, com música, convívio e forte impacto económico

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Praia.
Economia, Nacional

É este o valor que vai deixar de parte? Portugueses contam gastar 750€ por pessoa nas férias deste verão

16:40 16 Julho, 2026 13:45 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugueses estimam gastar, em média, 750 euros por pessoa nas férias de verão, mas quase metade prevê reduzir a despesa face ao ano passado

Algarve, Cultura

Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile

07:15 17 Julho, 2026 07:02 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festa realiza-se a 26 de julho com missa solene, procissão, baile, leilão de ofertas e uma atuação especial de Yasmin Silva

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Algarve, Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?

19:30 16 Julho, 2026 15:06 16 Julho, 2026 | João Luís

A comparação entre investimentos e jogos sociais voltou ao Parlamento e expôs uma diferença fiscal que muitos contribuintes desconhecem

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Algarve, Cultura

Silves procura jovens voluntários para apoiar Feira Medieval

16:50 16 Julho, 2026 16:57 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens residentes no concelho, a partir dos 15 anos, podem candidatar-se até 26 de julho para apoiar a Feira Medieval de Silves

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Algarve, Cultura

Faro espera 20.000 motociclistas em quatro dias de concentração

19:10 16 Julho, 2026 19:13 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração Internacional de Motos volta a levar milhares de visitantes a Faro, com música, convívio e forte impacto económico

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Últimas Notícias

  • Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
    Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
  • Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile
    Santo Estêvão celebra padroeiro com procissão, fado e baile
  • Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus
    Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus
  • Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva
    Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva
  • Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover
    Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

Opinião

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
    Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento
  • Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
    Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal