A seleção portuguesa de futebol ficou este sábado mais perto dos quartos de final da Liga das Nações, ao vencer por 3-1 na visita à Polónia, para a terceira jornada do Grupo A1.
Bernardo Silva, aos 26 minutos, e o capitão Cristiano Ronaldo, aos 37, deram vantagem à equipa das ‘quinas’, Piotr Zielinski reduziu para os anfitriões, aos 78, antes de Jan Bednarek ter fixado o resultado final, com um golo na própria baliza, aos 88.
Portugal lidera isoladamente o grupo, com nove pontos, mais três do que a Croácia, que hoje venceu em casa por 2-1 à Escócia, que continua a zero, enquanto a Polónia soma três pontos.
Renato Veiga é o oitavo estreante na ‘era’ Roberto Martínez
O defesa Renato Veiga passou este sábado a ser a oitava estreia da ‘era’ do selecionador Roberto Martínez, ao aparecer na equipa titular de Portugal frente à Polónia, na terceira jornada do Grupo A1 da Liga das Nações de futebol.
No Estádio Nacional de Varsóvia, o jogador de 21 anos, que atua no Chelsea, foi escolhido para fazer dupla com Rúben Dias no centro da defesa da seleção nacional, que está a tentar alcançar a terceira vitória seguida na competição e ficar mais perto do acesso aos quartos de final.
Veiga sucede a Francisco Conceição, que fez a sua estreia em março deste ano, em Liubliana, na derrota por 2-0 com a Eslovénia, num particular que serviu de preparação para o Euro2024.
No Estádio Stozice, Francisco, filho do antigo internacional Sérgio Conceição, ex-treinador do FC Porto, foi lançado na partida aos 46 minutos, rendendo o médio Otávio.
Naquele que foi o primeiro duelo de sempre com a Eslovénia (que acabou mais tarde por defrontar na fase final do Euro2024), Portugal sofreu o primeiro desaire sob o comando de Roberto Martínez, que estava 100% vitorioso desde que chegou ao comando da seleção nacional (11 triunfos).
Dias antes tinha sido a vez do avançado Jota Silva, na altura no Vitória de Guimarães e agora no Nottingham Forest, que viveu os primeiros minutos com a equipa das ‘quinas’ no triunfo no particular sobre a Suécia (5-2), também de preparação para o Europeu da Alemanha.
No Estádio Dom Afonso Henriques, que era a ‘sua’ casa, Jota Silva, de 24 anos, foi lançado na partida aos 63 minutos, para o lugar de Gonçalo Ramos e somou a primeira internacionalização ‘AA’.
Em novembro do ano passado, na qualificação para o Euro2024, em Vaduz, o guarda-redes José Sá e Toti Gomes foram titulares no triunfo sobre o Liechtenstein (2-0), enquanto o lateral João Mário foi lançado nos últimos minutos.
Um mês antes, na Bósnia-Herzegovina, o médio João Neves, de apenas 19, já tinha vivido a sua primeira internacionalização ‘AA’, ao ser suplente utilizado na goleada de Portugal em Zenica, por 5-0.
No arranque da qualificação, em 23 de março, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, tinha sido o primeiro estreante de Martínez, ante o Liechtenstein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Os estreantes na ‘era’ Roberto Martínez
12/10/24: Renato Veiga (Polónia-Portugal, Liga das Nações)
26/03/24: Francisco Conceição (Eslovénia-Portugal, 2-0, particular)
21/03/24: Jota Silva (Portugal-Suécia, 5-2, particular)
16/11/23: José Sá, Toti Gomes e João Mário (Liechtenstein-Portugal, 0-2, qualificação Euro2024)
16/10/23: João Neves (Bósnia e Herzegovina-Portugal, 0-5, qualificação Euro2024)
23/03/23: Gonçalo Inácio (Portugal-Liechtenstein, 4-0, qualificação Euro2024)
Leia também: Feira da Praia em Vila Real de Santo António fortemente afetada pelas chuvas intensas