A selecção portuguesa de futebol nunca conheceu o sabor da derrota no Estádio Algarve e Cristiano Ronaldo leva uma série de cinco jogos consecutivos a marcar no recinto edificado para o Euro2004, que domingo será palco do Portugal-Letónia.
O embate da quarta jornada do Grupo B de qualificação para o Mundial2018 será o oitavo jogo que a formação das “quinas” vai efectuar no Estádio Algarve, mas apenas o terceiro oficial, depois de triunfos importantes sobre o Luxemburgo (6-0), na corrida para o Mundial de 2006, e Arménia (1-0), na campanha para o inesquecível Europeu de 2016.
O recinto algarvio tem sido “talismã” para Portugal e também para Cristiano Ronaldo, que desde 2009 marcou sempre que a selecção nacional lá jogou, em particulares com Finlândia, Luxemburgo, Panamá e Holanda e, na última vez, perante os arménios, na qualificação para o Europeu de França.
O capitão da selecção nacional foi mesmo decisivo em três desses encontros: fez o golo do triunfo sobre a Arménia (1-0), no jogo amigável com a Finlândia (1-0) e impediu a derrota perante a Holanda (1-1).
Construído para a fase final do Euro2004, na única vez que Portugal organizou uma grande competição, e com capacidade para pouco mais de 30 mil espectadores, o Estádio Algarve recebeu pela primeira vez a equipa lusa a 18 de Fevereiro de 2004, num particular com a Inglaterra (1-1).
Pauleta marcou aos 70 minutos e salvou Portugal da derrota, depois de Ledley King ter dado vantagem aos ingleses, aos 47.
O primeiro jogo oficial aconteceu pouco mais de um ano depois, em Setembro de 2005, com um folgado triunfo por 6-0 sobre o Luxemburgo, que ajudou a selecção nacional a marcar presença no Mundial2006.
Pauleta e Simão Sabrosa marcaram ambos dois golos e Ricardo Carvalho e Jorge Andrade também ajudaram à goleada.
Foram precisos quase quatro anos para Portugal voltar ao Algarve, acabando por defrontar a Finlândia, num particular em Fevereiro de 2009, que terminou com um triunfo por 1-0, com o primeiro de Ronaldo na região.
Em Agosto de 2011, novo particular, novamente o Luxemburgo e nova goleada, desta vez por 5-0. Ronaldo marcou, mas a estrela do jogo foi Hugo Almeida, que “bisou”. Fábio Coentrão e Hélder Postiga também “facturaram”.
Nos dois anos seguintes, Portugal “tomou o gosto” de actuar no mês de Agosto no Algarve e, em 2012, bateu o Panamá por 2-0, com golos de Cristiano Ronaldo e Nélson Oliveira, e em 2013 foi a vez da Holanda, com um empate por 1-1, com o capitão luso a anular o tento de Kevin Strootman.
Mais a sério, em Novembro de 2014, Portugal bateu a Arménia, por 1-0, com Ronaldo determinante, e recolocou-se na luta pela presença na fase final do Euro2016, acabando mais tarde por garantir o apuramento directo com o primeiro lugar do Grupo I.
O Portugal-Letónia está agendado para as 19.45 horas de domingo e terá arbitragem do escocês Bobby Madden.
Este será o último jogo da selecção portuguesa em 2016, ano marcado pela conquista inédita do Campeonato da Europa, que decorreu em França.
(Agência Lusa)