O Portimonense ascendeu hoje, provisoriamente, ao quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Santa Clara por 2-1, no encontro inaugural da sexta jornada, disputado em Portimão.
O colombiano Wilinton Aponza, aos 10 minutos, e o brasileiro Lucas Fernandes, aos 44, apontaram os tentos dos algarvios, que eram a única equipa que ainda não tinha pontuado em casa, enquanto Rui Costa faturou para os açorianos, aos 20.
Na classificação, o Portimonense passou a somar 10 pontos e colocou-se, à condição, a um de FC Porto e Sporting, três do Estoril Praia e cinco do líder Benfica, e o Santa Clara, que somou o terceiro desaire fora, manteve-se em 14.º, com quatro.
Portimonense vence Santa Clara e soma primeiros pontos em casa
O Portimonense alcançou hoje a primeira vitória em casa na temporada 2021/22, ao vencer o Santa Clara, por 2-1, em jogo de abertura da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol.
O colombiano Wilinton Aponza inaugurou o marcador para os algarvios, logo aos 10 minutos, Rui Costa (20) restabeleceu a igualdade, e Lucas Fernandes (44) assinou o tento da vitória.
Com este triunfo, o Portimonense passou a somar 10 pontos, ascendendo, provisoriamente, ao quinto lugar, enquanto o Santa Clara manteve-se em 14.º, com quatro pontos.
No Municipal de Portimão, a formação de Paulo Sérgio, que perseguia os primeiros pontos em casa, entrou mais pressionante e precisou apenas de 10 minutos para se colocar em vantagem, por intermédio de Aponza.
O avançado colombiano finalizou com êxito uma assistência de Lucas Fernandes, rematando forte e colocado fora do alcance do guarda-redes açoriano, naquele que foi o seu primeiro golo ao serviço dos algarvios.
Contudo, o Santa Clara reagiu e, aos 20 minutos, chegou à igualdade, com um golo de Rui Costa, após remate de Ricardinho ao poste da baliza defendida por Samuel Portugal.
Com a igualdade, as equipas abrandaram o ritmo e dividiram o jogo, mas foi o Portimonense, no único remate à baliza, a adiantar-se novamente no marcador, aos 44 minutos.
Aponza serviu Lucas Fernandes e o médio brasileiro rematou colocado ao canto inferior direito da baliza, levando os anfitriões em vantagem para o intervalo.
No segundo tempo, o Santa Clara teve maior tempo de posse de bola, mas foi o Portimonense que, em contra-ataque, teve as melhores oportunidades para dilatar o marcador.
Anderson, que entrou na segunda parte, foi o mais perdulário, somando oportunidades perdidas aos 70 e 80 minutos.
Durante toda a segunda parte, o Santa Clara teve apenas uma única ocasião para visar a baliza de Samuel, já nos descontos, aos 90+2, com Samuel Portugal a negar o golo a Bouldini.
Ficha técnica
O Portimonense venceu hoje o Santa Clara por 2-1, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Portimão.
Jogo no Municipal de Portimão
Portimonense – Santa Clara, 2-1
Ao intervalo: 2-1
Marcadores:
1-0, Aponza, 10 minutos.
1-1, Rui Costa, 19.
2-1, Lucas Fernandes, 44.
Equipas:
– Portimonense: Samuel, Moufi, Pedrão, Willyan, Fali Candé (Lazaar, 86), Aponza, Lucas Fernandes (Pedro Sá, 77), Ewerton (Lucas Possignolo, 46), Aylton Boa Morte (Anderson, 46), Carlinhos e Angulo (Imbula, 90+5).
(Suplentes: Ricardo, Lucas Possignolo, Anderson, Luquinha, Pedro Sá, Lazaar, Imbula, Renato Júnior e Marcus).
Treinador: Paulo Sérgio.
– Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, Tassano, Boateng, Mansur, Ricardinho (Mohebi, 74), Romão (Nené, 62), Lincoln, Anderson Carvalho (Bouldini, 74), Allano (Jean Patric, 62) e Rui Costa (Paulo Henrique, 83).
(Suplentes: Ricardo Fernandes, João Afonso, Bouldini, Paulo Henrique, Nené, Jean Patric, Mohebi e Pierre Sagna).
Treinador: Daniel Ramos.
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fali Candé (28), Romão (29), Lucas Fernandes (50), Aponza (59), Anderson Carvalho (63), Carlinhos (90) e Tassano (90+4).
Assistência: 920 espetadores.