Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Desporto

Portimonense regressa às vitórias ao impor-se no dérbi algarvio

Portimonense volta aos triunfos na I Liga diante do rival Farense que, depois do golo, raramente saiu do seu meio terreno

00:49 13 Janeiro, 2024 00:53 13 Janeiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Portimonense voltou esta sexta-feira às vitórias, ao vencer o Farense por 1-0, com um golo solitário de Carlinhos, de penálti, no jogo de abertura da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O médio ofensivo brasileiro, aos 58 minutos, apontou o castigo máximo que decidiu a partida, pondo fim a uma série de cinco jogos consecutivos do Portimonense sem vencer no campeonato.

Com esta vitória, a formação de Paulo Sérgio deixou os últimos lugares da tabela classificativa, ascendendo provisoriamente ao 10.º posto, com 18 pontos.

Paulo Sérgio fez quatro alterações em relação à partida anterior, diante do Rio Ave (derrota por 2-0), com as entradas de Kosuke, Jasper, Ronnie Carrillo e Igor Formiga para os lugares de Vinicius, Gonçalo Costa, Guga e Luan.

Por seu lado, o técnico do Farense, José Mota, apresentou praticamente o mesmo ‘onze’ que alinhou na jornada anterior, em que venceu em casa o Gil Vicente, por 1-0, apenas com uma mudança, a troca de Caseres por Falcão.

A formação orientada por Paulo Sérgio entrou melhor no jogo e, aos seis minutos, teve em Pedrão a ocasião para abrir o marcador, com o guarda-redes Ricardo Velho a travar o remate quase em cima da linha de baliza.

Um minuto depois, Ronnie Carrillo, em boa posição na área, rematou ao lado da baliza, depois de trabalho individual de Carlinhos na esquerda do ataque da formação de Portimão.

O lance ‘acordou’ a turma do Farense que, a partir de então, demonstrou maior agressividade a fechar os espaços, conseguindo o primeiro lance de perigo aos 15 minutos, num remate de Mattheus Oliveira, mas travado por Kosuke.

Depois de um período de equilíbrio, só perto do intervalo é que voltaria a surgir nova ocasião de golo e para o Farense, com o guarda-redes nipónico do Portimonense a opor-se ao remate de Fabrício Isidoro.

A segunda parte começou praticamente com o golo dos da casa, após um lance que castigou o derrube de Fran Delgado a Falcão: Carlinhos, chamado a converter o penálti, rematou forte longe do alcance de Ricardo Velho.

Depois do golo, o Portimonense acentuou o seu domínio, mas sem criar situações para dilatar o marcador, enquanto o Farense raramente saiu do seu meio terreno, o que resultou na inexistência de ocasiões de golo.

Declarações após o jogo Portimonense-Farense (1-0)

– Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Este resultado soube bem, porque foi uma vitória inteiramente merecida.

Um jogo equilibrado, bem jogado em vários momentos, em que os números falam todos a nosso favor, quer em ataques, quer na posse de bola até ao intervalo.

Depois de marcarmos, estrategicamente demos um pouco de iniciativa ao adversário.

Temos uma equipa jovem que vai, certamente, aproveitar o dia de hoje para ter um aprendizado importante, porque há jogadores que disputaram um dérbi pela primeira vez.

Portanto, estou muito satisfeito por vencer mais um dérbi algarvio, três pontos que são importantes para a nossa caminhada.

Cometemos poucos erros e, depois do golo, ainda tivemos oportunidades que nos poderiam ter dado o golo da tranquilidade.

O Farense teve algumas ‘nuances’ que nos causaram dificuldades, mas corrigiu-se e a equipa teve um comportameto exemplar a todos os níveis.

Uma vitória merecida e com muito trabalho diante de uma equipa muito bem organizada”.

– José Mota (treinador do Farense): “Vou ter de resumir o jogo que teve 96 minutos e que deveria ter 100 ou mais, porque já tive jogos esta época com muito menos anti-jogo que este. Seis minutos de compensação para um jogo destes acho que é muito pouco. Percebo muito pouco de futebol e de arbitragem, e, como tal, não vou falar mais.

Acho que fomos melhor equipa que o Portimonense. Não foi um primor de jogo, mas penso que fomos melhores e acabámos por perder com um lance típico à portuguesa, uma grande penalidade em que, no meu ponto de vista, quem faz a falta é um jogador do Portimonense. Um lance que deu três pontos à equipa que menos fez para vencer.

Tivemos uma primeira parte em que dominámos, tirando os primeiros 10 minutos em que o Portimonense teve dois lances que poderia ter finalizado, mas, a partir daí, não fez mais nada em que realmente tivesse tido relevo.

Nós tomámos conta do jogo, chegámos mais perto da baliza, mas a verdade é que se manteve o 0-0 durante a primeira parte, com sinal mais do Farense.

Na segunda parte, as equipas estiveram muito encaixadas, o jogo foi muito disputado, mas sem grandes oportunidades, até que surge esse lance que decide o jogo.

Da forma como o jogo se estava a desenrolar, qualquer golo poderia funcionar como um tónico muito importante.

O Portimonense acaba por defender muito bem a vantagem, mas tivemos mais bola. Mas a verdade é que eles estavam muito posicionados e não tivémos arte e engenho para entrar no último reduto do adversário.

Fui obrigado a fazer uma alteração, tirando o Bruno Duarte, lesionado, depois de uma agressão que não foi sancionada, o que nos dificultou bastante em termos ofensivos.

É um resultado que premeia a grande penalidade e que dá os três pontos ao adversário que não mereceu vencer este jogo. Custou-me muito perder este jogo porque o adversário não teve mérito para o vencer”.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão
Portimonense – Farense, 1-0
Ao intervalo: 0-0

Marcador:
0-1, Carlinhos, 58 minutos (grande penalidade).

Equipas:

– Portimonense: Kosuke Nakamura, Igor Formiga, Pedrão, Alemão (Gonçalo Costa, 67), Relvas, Sylvester Jasper (Estrela, 81), Dener, Lucas Ventura, Carlinhos (Luan, 81), Hélio Varela (Zinho, 89) e Ronie Carrillo.
(Suplentes: Vinicius, Ricardo Sousa, Maurício, Gonçalo Costa, Estrela, Guga, Luan, Midana e Zinho).
Treinador: Paulo Sérgio.

– Farense: Ricardo Velho, Fran Delgado (Cristian, 78), Gonçalo Silva, Muscat, Talocha, Fabrício Isidoro (Vítor Gonçalves, 64), Mattheus Oliveira, Caseres (Rafael Barbosa, 79), Belloumi (Baldé, 64), Marco Matias e Bruno Duarte (Rui Costa, 56).
(Suplentes: Luiz Felipe, Igor Rossi, Artur Jorge, Baldé, Rafael Barbosa, Talys, Rui Costa, Cristian e Vítor Gonçalves).
Treinador: José Mota.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedrão (18), Caseres (38), Carlinhos (69), Fran Delgado (73) e Muscat (90+4).

Assistência: 3.611 espetadores.

Leia também: Mais de 500 polícias manifestam-se vestidos de preto no jogo Portimonense-Farense

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Praia fluvial de Odeleite.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão

22:20 30 Abril, 2026 15:55 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Albufeira algarvia ganhou uma nova praia fluvial e já tem a Bandeira Azul garantida para o verão deste ano

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Últimas Notícias

  • Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
    Há uma nova praia fluvial no Algarve e já tem a Bandeira Azul assegurada para o verão
  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

Opinião

  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal