Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Luís Forra | Lusa
Desporto

Portimonense despede-se da I Liga após jogo decidido no segundo tempo

AVS garante subida à I Liga, na despedida do Portimonense do principal escalão. “Estamos todos tristes” confessa Paulo Sérgio

06:47 3 Junho, 2024 06:47 3 Junho, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O AVS garantiu este domingo a inédita subida à I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Portimonense, novamente por 2-1, na segunda mão do play-off, despromovendo os algarvios ao segundo escalão após sete temporadas.

Depois de vencer em Portimão por 2-1 na primeira mão, a equipa da Vila das Aves ganhou hoje em casa com golos de John Mercado (52 minutos) e Benny (89), e alcançou a proeza de subir ao principal escalão do futebol português logo na sua época de estreia nas competições profissionais.

Apesar de Ronie Carrilo ainda ter marcado o golo de honra (90+4 minutos), o Portimonense, 16.º da I Liga na época 2023/24, acompanha o Vizela e o Desportivo de Chaves na descida de divisão, após sete épocas consecutivas entre os ‘grandes’.

AVS garante subida à I Liga, na despedida do Portimonense do principal escalão

O AVS venceu na receção ao Portimonense, por 2-1, repetindo o resultado do primeiro jogo do play-off, e assegurou a subida à I Liga de futebol, num jogo decidido no segundo tempo.

A formação nortenha repete o feito alcançado nos anos anteriores por Arouca, Desportivo de Chaves e Estrela da Amadora, equipas da II Liga que lograram vencer no play-off formações do principal escalão, na despedida de Jorge Costa, que irá assumir o cargo de diretor desportivo do FC Porto.

A perder ao ‘intervalo’ do play-off, Paulo Sérgio mudou cinco elementos no ‘onze’ e o Portimonense cedo assumiu a iniciativa, retirando bola ao AVS, mas faltou-lhe oportunidades e finalização.

Os locais, com Edson Farias no lugar do castigado Fábio Pacheco, demoraram um pouco a ajustar-se, mas conseguiram fechar os caminhos da sua baliza e, aos poucos, sobretudo a partir de um livre lateral, aos 23 minutos, conseguiram acercar-se da baliza hoje defendida por Vinícius e ameaçar o golo em desvio do inevitável Nené.

 O AVS tomou-lhe o gosto e, nos minutos seguintes, voltou a ficar perto de inaugurar o marcador, primeiro por Edson Farias, a falhar o remate em posição frontal e, depois, por Mercado, derrotado no ‘duelo’ com o guarda-redes.

O melhor dos algarvios surgiu como reação imediata, aos 26 minutos, em remate de Varela e defesa para canto de Simão.

O jogo prosseguiu animado, num registo de maior equilíbrio territorial, já com o estreante Eric Veiga no lugar do lesionado Tunde, mas com visível preocupação dos dois conjuntos de evitar erros.

Vinicius voltaria a manter o Portimonense ‘colado’ ao resultado, ao defender o remate do lateral Alaba, após jogada coletiva dos locais.

O segundo tempo arrancou praticamente com o golo de Mercado, aos 52 minutos, em lance iniciado num alívio da defesa do AVS e insistência de Nené a capitalizar a hesitação e a forçar o erro defensivo dos algarvios, aproveitado em velocidade pelo equatoriano, a contornar Vinicius e a rematar, depois, para a baliza deserta.

Aumentava para dois golos a vantagem do AVS no play-off, com a segurança que isso representou para os nortenhos e o peso que o resultado teve nos algarvios.

 A descida tomou conta dos rostos dos algarvios e ficou sentenciada aos 89 minutos, num arranque pela direita de Mena, com Gustavo a servir Benny e o criativo médio a furar entre contrários e a bater Vinicius, com um remate à entrada da área.

Num último esforço, o Portimonense ainda reduziu, nos descontos, por Carrillo, mas sem efeitos práticos para o desfecho, num final marcado por muitos nervos em campo e duas expulsões.

Declarações após o jogo AVS-Portimonense

– Jorge Costa (treinador do AVS): “Sentimento de dever cumprido. Andámos sempre lá em cima [na tabela classificativa], e estivemos quase a perder esta possibilidade de discutir a subida. Mas conseguimos reagir. Fomos muito fortes nos últimos jogos. Foi merecido por tudo o que fizemos.

Lembro que este projeto nem um ano tem aqui em Vila das Aves. Foi tudo novo esta época. Crescemos rápido, mas de forma sustentada, com grande qualidade humana e profissionais muito bons.

Hoje, foi a resposta clara para todos os que tiveram dúvidas, ou disseram mal, deste projeto.

[sobre o jogo] Tivemos sempre o jogo controlado e fomos a equipa mais perigosa. Críamos boas chances e sinto que fomos perfeitos na análise que fizemos ao adversário e no que deixámos o Portimonense fazer. Foram jogos de grande dificuldade, mas estivemos à altura, com muita concentração.

Sempre fui honesto sobre o meu futuro, mas sou muito competitivo e gosto de ganhar. Era importante sair desta forma. Saio já com muitas saudades, mas é um novo ciclo [vai ser diretor para o futebol no FC Porto] que começa para mim e para o AVS. Foi importante dar esta alegria”.

– Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Não acho que tenha sido uma questão psicológica. Os últimos resultados do campeonato davam-nos confiança.

Procurámos fazer as coisas bem, mas demos dois ‘brindes’ ao AVS. Quando tentávamos pressionar para chegar, com risco, ao golo que empatava o play-off, cometemos um erro grave, que foi difícil de recuperar.

Sofrer o golo foi uma ‘pancada’ muito forte. Resta-me dar os parabéns ao AVS, que foi eficaz, mas o Portimonense demonstrou que tem qualidade para voltar à Liga. Trabalhamos muito, esta é uma equipa jovem, tem potencial de futuro, vão voltar mais fortes.

[sobre o futuro como treinador] Neste momento, isso é que o menos interessa. É a primeira vez que me acontece descer de divisão. Estou muito cansado e preciso de arrefecer. Passámos por situações [de arbitragem] difíceis de explicar esta época.

Mas não adianta estar agora a queixar-me, até vai parecer desculpa. Sinto que estes atletas têm capacidade para dar uma boa resposta.

Compreendo a frustração dos jogadores e dos adeptos, estive junto deles. Estamos todos tristes”.

Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves
AVS – Portimonense, 2-1
Ao intervalo: 0-0

Marcadores:

1-0, Mercado, 52 minutos
2-0, Benny, 89
2-1, Ronie Carrillo, 90+4

Equipas:

– AVS: Simão Bertelli, Anthony Correia, Jorge Teixeira, Clayton, Léo Alaba, Jonatan Lucca, Benny, Tunde (Eric Veiga, 22, Fernando Fonseca, 79), Mercado (Gustavo Mendonça, 80), Nené (Yair Mena, 80) e Edson Farias (Stênio, 74).
(Suplentes: Pedro Trigueira, Fernando Fonseca, Eric Veiga, Dioh, João Amorim, Gustavo Mendonça, Stênio, Yair Mena e Talles Wander).
Treinador: Jorge Costa.

– Portimonense: Vinícius, Igor Formiga, Pedrão, Filipe Relvas, Gonçalo Costa (Luan, 68), Fukui, Carlinhos (Davis Silva, 73), Lucas Ventura (Dener, 73), Hildeberto Pereira (Ronie Carrillo, 68), Midana Cassamá (Jasper, 59) e Hélio Varela.
(Suplentes: Kosuke Nakamura, Guga, Rafael Alcobia, Dener, Davis Silva, Paulo Estrela, Jasper, Ronie Carrillo e Luan).
Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).
Ação disciplinar:
Cartão amarelo para Hildeberto Pereira (26), Simão Bertelli, (64), Lucas Ventura (65), Filipe Relvas (66) e Yair Mena (85). 
Cartão vermelho direto para Fernando Fonseca (90+6) e Pedrão (90+7).

Assistência: 5.064 espetadores.

Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve Nacional Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Algarve Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve, Nacional, Política

Macário Correia indicado para liderar empresa criada para gerir a água

06:30 1 Maio, 2026 23:23 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O Governo nomeou Macário Correia para liderar a Aqua SA, focando na estratégia Água que Une para o setor hídrico

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes invadem Portugal: depressão chega nesta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 1 Maio, 2026 13:18 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal serão marcados por chuva, ventos tendencialmente fortes e descida das temperaturas

Algarve, Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Algarve, Cultura

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada

08:00 1 Maio, 2026 06:54 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada e concertos em vários espaços culturais até ao final de maio

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro

07:30 1 Maio, 2026 09:27 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade marroquina de Tétuão inicia Capital Mediterrânea da Cultura 2026 e reforça papel da cultura na cooperação e inclusão no espaço euro-mediterrânico

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 21:04 30 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Destino turístico de Benidorm. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Gasto menos aqui do que em casa”: britânico muda-se para este destino turístico próximo de Portugal e rende-se ao baixo custo de vida

17:00 30 Abril, 2026 16:27 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Britânico recomenda este destino turístico ao lado de Portugal pelos preços baixos da comida e da bebida, bem como pelo ambiente ali vivido

Algarve, Opinião

Porque não? | Por Rafael Dias

22:51 30 Abril, 2026 22:51 30 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

"Não basta proclamar que o interior importa; é preciso agir onde a falta de ação se tornou estrutural. A pergunta, por isso, não é retórica. É política. É incómoda. É urgente"

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Últimas Notícias

  • Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
    Levou uma multa? Tentar evitá‑la pode ter consequências mais sérias do que imagina
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data
  • Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
    Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica
  • Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer
    Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer
  • Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada
    Festival “Os Dias do Jazz” regressa a Faro com programação alargada
  • Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa
    Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

Opinião

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal