Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Desporto

O desconhecido Colin Stüssi vence 84.ª Volta a Portugal em bicicleta

A Volta a Portugal foi conquistada pelo suíço Colin Stüssi. É o primeiro corredor de uma equipa estrangeira a vencer a Volta desde 2006

20:21 20 Agosto, 2023 20:30 20 Agosto, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ciclista suíço Colin Stüssi (Voralberg) conquistou este domingo a 84.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, após a 10.ª e última etapa, um contrarrelógio de 17,9 quilómetros em Viana do Castelo, ganho pelo espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi).

Para se tornar o primeiro corredor de uma equipa estrangeira a vencer a Volta desde 2006, quando o espanhol David Blanco venceu pela Comunitat Valenciana, Stüssi terminou com 1.04 minutos de avanço sobre Juaristi e 1,07 sobre o português António Carvalho (ABTF-Feirense).

A etapa final foi ganha por Juaristi, que gastou 24.56 minutos para vencer o ‘crono’, à frente do uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), a três segundos, e de Stüssi, a 26.

O ‘anónimo’ Colin Stüssi foi este domingo ‘promovido’ ao estatuto de campeão, confirmando um potencial demonstrado nos primeiros anos no pelotão, em que rivalizou com ciclistas agora de renome, e ‘desaparecido’ nas últimas épocas.

Uma rápida pesquisa na Internet não lhe permitirá saber absolutamente nada sobre a história do vencedor da 84.ª Volta a Portugal, um perfeito desconhecido no ciclismo mundial, tanto que no Instagram tem meros 600 seguidores, um número irrisório na era das redes sociais, principal veículo de comunicação do pelotão.

As poucas linhas escritas na Wikipédia contam que Stüssi nasceu em 04 de junho de 1993, em Glarus, um cantão germânico da Suíça, ‘incrustado’ nos Alpes, num cenário idílico de lagos e glaciares, mas o contacto nos bastidores da prova que hoje ganhou revelam um homem tímido, mas simpático, educado e disponível e dono de um sentido de humor que foi arrancando gargalhadas aos jornalistas.

“Eu sou um tipo de números, lembro-me dos números, não dos nomes”, descreveu após a oitava etapa, depois de ter disparado os dorsais dos seus adversários como se dos números do bingo de tratasse.

O desconhecido Colin Stüssi confirmou finalmente o seu potencial

Foi discreta mas consistentemente que o ciclista da Vorarlberg chegou à liderança da Volta a Portugal, à sétima etapa, com uma vitória no alto do Larouco que culminou três dias consecutivos dentro dos sete melhores das tiradas, abrilhantados ainda pelo segundo lugar na Torre, prenúncio de que a melhor versão do suíço estava de regresso.

Profissional desde 2015, foi vencendo classificações da juventude em provas por etapas em Itália – por exemplo, na Volta à Toscana de 2016, ficou à frente de nomes como Richard Carapaz ou Miguel Ángel López -, antes de estrear o palmarés na Volta a Rodes (Grécia), em 2017, um dos seus melhores anos no pelotão até agora.

Nessa época, Stüssi prometeu muito, com vários top 10 em gerais, nomeadamente um segundo lugar na Volta a Sibiu (Roménia), atrás do campeão do Tour2019, o colombiano Egan Bernal, ou um quarto posto no Tour de Almaty (Cazaquistão), ganho pelo conceituado Alexey Lutsenko.

O trajeto ascendente do suíço, que correu quase sempre a nível continental – a exceção foi 2016, quando a Roth subiu ao segundo escalão -, estagnou na temporada seguinte, quando correu com as cores da histórica Amore&Vita; ainda foi sexto na prova de fundo dos Nacionais e no Tour de Almaty, mas pouco mais.

Foi em 2018 que se estreou na Volta a Portugal com uma recordação de má memória

Curiosamente, foi em 2018 que se estreou na Volta a Portugal, agora apenas uma recordação de má memória, já que caiu na etapa da Senhora da Graça, na zona das Fisgas de Ermelo, e não chegou então a conhecer a mítica subida. “Ouvi tantas coisas boas sobre ela [Senhora da Graça], sobre os espetadores, a cerveja. Foi muito bom subi-la”, revelou no sábado.

Foi na Vorarlberg que Stüssi regressou aos triunfos; a equipa austríaca apostou nele em 2019 e o agora campeão da Volta correspondeu com uma vitória no Grande Prémio com o mesmo nome e numa etapa do Tour de Savoie Mont Blanc e um quinto lugar na clássica Paris-Bourges.

As duas épocas seguintes foram bem modestas, sem resultados de destaque, num ‘declínio’ profissional travado este ano. O 12.º lugar na Volta à Eslovénia era o seu principal cartão de visita antes desta Volta – referido até por alguns diretores desportivos de equipas portuguesas, que já o tinham debaixo de olho -, à qual chegou com a ambição de um top 10 e saiu como um ciclista vencedor.

Volta: Palmarés complementar

Palmarés dos prémios complementares nos últimos 10 anos da Volta a Portugal em bicicleta, cuja 84.ª edição se disputou entre 09 de agosto e este domingo, num total de 1.600,5 quilómetros, de Viseu a Viana do Castelo:

– Prémio da Montanha:

  • 2023 César Fonte, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista, Por)
  • 2022 Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor, Por)
  • 2021 Bruno Silva, Por (Antarte-Feirense, Por)
  • 2020 Hugo Nunes, Por (Rádio Popular-Boavista, Por) *
  • 2019 Luís Gomes, Por (Rádio Popular-Boavista, Por)
  • 2018 Sem vencedor **
  • 2017 Amaro Antunes, Por (W52-FC Porto, Por)
  • 2016 Joni Brandão, Por (Efapel, Por) ***
  • 2015 Bruno Silva, Por (LA-Antarte, Por)
  • 2014 António Carvalho, Por (LA-Antarte, Por)

– Prémio por Pontos:

  • 2023 Daniel Babor, Che (Caja Rural, Esp)
  • 2022 Scott McGill, EUA (Wildlife Generation, EUA)
  • 2021 Rafael Reis, Por (Efapel, Por)
  • 2020 Luís Gomes, Por (Kelly-Simoldes-UDO, Por) *
  • 2019 Daniel Mestre, Por (W52-FC Porto, Por)
  • 2018 Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano, Por)
  • 2017 Vicente García de Mateos, Esp (Louletano-Hospital de Loulé, Por)
  • 2016 Gustavo Veloso, Esp (W52-FC Porto, Por)
  • 2015 Gustavo Veloso, Esp (W52-Quinta da Lixa, Por)
  • 2014 Davide Vigano, Ita (Caja Rural, Esp)

– Prémio da Juventude:

  • 2023 Jaume Guardeno, Esp (Caja Rural, Esp)
  • 2022 Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural, Esp)
  • 2021 Abner González, Pri (Movistar, Esp)
  • 2020 Simon Carr, GB (Nippo Delko Provence, Fra) *
  • 2019 Emanuel Duarte, Por (LA Alumínios, Por)
  • 2018 Xuban Errazkin, Esp (Vito-Feirense-Blackjack, Por)
  • 2017 Krists Neilands, Lat (Israel Cycling Team, Isr)
  • 2016 Alexander Vdovin, Rus (Lokosphinx, Rus)
  • 2015 Aleksey Rybalkin, Rus (Lokosphinx, Rus)
  • 2014 David Rodrigues, Por (Seleção Portuguesa)

– Prémio por Equipas:

  • 2023 Glassdrive-Q8-Anicolor, Por
  • 2022 Glassdrive-Q8-Anicolor, Por
  • 2021 Efapel, Por
  • 2020 W52-FC Porto, Por *
  • 2019 W52-FC Porto, Por
  • 2018 W52-FC Porto, Por
  • 2017 W52-FC Porto, Por
  • 2016 W52-FC Porto, Por
  • 2015 W52-Quinta da Lixa, Por
  • 2014 OFM-Quinta da Lixa, Por

*Edição especial da Volta a Portugal, disputada num formato diferente devido à pandemia de covid-19.

**O vencedor Raúl Alarcón (W52-FC Porto) foi desclassificado por doping e a Federação Portuguesa de Ciclismo ainda não reatribuiu a vitória.

***O vencedor Wilson Diaz (Funvic Soul Cycles) foi desclassificado por doping.

****O vencedor Márcio Barbosa (LA-Antarte) foi desclassificado por doping.

*****O vencedor Vladislav Gorbunov (Astana Continental) foi desclassificado por doping.

Leia também: “Ele não lida assim tão bem com o calor”. Saiba o que dizem os familiares dos ciclistas

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Nacional

“O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”

14:40 8 Maio, 2026 14:36 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lei facilita contratação de seguros de vida associados ao crédito à habitação e reforça direitos dos consumidores

Algarve Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Algarve Desporto Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Cultura Edição Papel Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Nacional

Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito

15:10 8 Maio, 2026 14:53 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é recordado em Alcoutim como símbolo de liberdade, democracia e compromisso com o concelho

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve Economia

Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau

14:30 8 Maio, 2026 12:55 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Expovacaciones recebe promoção turística do Algarve com destaque para natureza, gastronomia e enoturismo regional

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Algarve

Dois detidos e droga apreendida em fiscalização da GNR em Albufeira

12:50 8 Maio, 2026 12:34 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização rodoviária da GNR no concelho de Albufeira termina com duas detenções por tráfico de droga e apreensões

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Nacional

“O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”

14:40 8 Maio, 2026 14:36 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Lei facilita contratação de seguros de vida associados ao crédito à habitação e reforça direitos dos consumidores

Algarve, Desporto

Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve

14:20 8 Maio, 2026 11:31 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Faro, Tavira e São Brás de Alportel recebem passeios da Kidical Mass em defesa da mobilidade ativa infantil

Algarve, Desporto, Edição Papel

Dynamite Fighting Championship 49 promete noite de combates em Tavira

09:00 8 Maio, 2026 10:34 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing internacional regressa a Tavira com 14 combates e atletas de várias nacionalidades no Parque de Feiras

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Cultura, Edição Papel, Opinião

O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado

12:00 8 Maio, 2026 16:49 5 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Nacional

Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito

15:10 8 Maio, 2026 14:53 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Brito é recordado em Alcoutim como símbolo de liberdade, democracia e compromisso com o concelho

Agentes da PSP a remover 'okupas'. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode um arrendatário tornar-se proprietário por ter contas em seu nome por mais de 5 anos? Saiba o que diz a lei

12:49 5 Maio, 2026 12:49 5 Maio, 2026 | João Luís

Viver na mesma casa durante anos e ter tudo em seu nome pode levantar uma questão inesperada. Há um ponto na lei que poucos conhecem

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Algarve, Economia

Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau

14:30 8 Maio, 2026 12:55 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Expovacaciones recebe promoção turística do Algarve com destaque para natureza, gastronomia e enoturismo regional

Últimas Notícias

  • Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
    Alcoutim decreta três dias de luto municipal pela morte de Carlos Brito
  • Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal
    Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal
  • “O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”
    “O que muda na prática com esta nova lei, sobre a contratação de seguros de vida?”
  • Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau
    Algarve leva natureza e enoturismo à Expovacaciones em Bilbau
  • Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
    Famílias são convidadas a participar na Kidical Mass Algarve
  • Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar
    Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

Opinião

  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal