O ciclista colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) parte de amarelo para a terceira etapa da Volta ao Algarve, que vai unir Vila Real de Santo António a Tavira, naquela que será a última oportunidade para os sprinters.
Depois de conquistar a liderança da geral no alto da Fóia, o campeão em título da ‘Algarvia’ enfrenta uma jornada teoricamente tranquila nos 192,2 quilómetros da terceira tirada, que começa às 12:00 na Praça Marquês de Pombal.
Após 103,4 quilómetros essencialmente planos, o pelotão encontra a contagem de montanha instalada em Alcaria, rumando, depois, a nova terceira categoria, desta feita em Faz Fato (148).
Antes do sprint final, a meta volante de Vila Real de Santo António distribuirá segundos de bonificação ao quilómetro 167,6.
O final da terceira tirada será a última oportunidade para os homens mais rápidos do pelotão, com a habitual chegada à Avenida Zeca Afonso, em Tavira, prevista para as 16:48, sendo expectável que Martínez não tenha problemas em segurar a amarela.
O ciclista da BORA-hansgrohe é primeiro da geral, com quatro segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), segundo, e 12 face ao norte-americano Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), que fecha o pódio.
A 50.ª Volta ao Algarve arrancou na quarta-feira, em Portimão, e termina no domingo, no alto do Malhão, com o colombiano a procurar a segunda vitória consecutiva na geral.
Volta ao Algarve: 15 campeões em título
Ben Healy (irlandês de fundo), Daniel Martínez (colombiano de contrarrelógio), Filippo Ganna (italiano de contrarrelógio, olímpico de perseguição por equipas e mundial de perseguição individual), Jasper Stuyven (europeu de gravel), Lucas Eriksson (sueco de fundo), Marc Hirschi (suíço de fundo), Mathias Vacek (checo de fundo), Nils Politt (alemão de contrarrelógio), Remco Evenepoel (belga de fundo e mundial de contrarrelógio), Simone Velasco (italiano de fundo), Stefan Bissegger (suíço de contrarrelógio), Thomas Pidcock (mundial e olímpico de BTT-XCO), Valentin Madouas (francês de fundo), Wout van Aert (belga de contrarrelógio), e Yevgeniy Fedorov (asiático de contrarrelógio).
Leia também: Martínez aproveitou erro de Evenepoel para recordar que é o campeão em título