Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Mundial: Portugal reencontra adversários face aos quais se despediu em 2002 (Coreia do Sul), 2014 (Gana) e 2018 (Uruguai)

Portugal vai defrontar a Coreia do Sul de Paulo Bento, Gana e Uruguai.

21:04 1 Abril, 2022 21:04 1 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A seleção portuguesa de futebol vai defrontar na fase de grupos do Mundial de 2022, no Qatar, os adversários face aos quais se despediu das edições de 2002 (Coreia do Sul), 2014 (Gana) e 2018 (Uruguai).

Em Doha, o sorteio da fase final ditou, assim, que Portugal defronte três equipas com as quais já mediu forças em Mundiais e face às quais tem as piores recordações, pois, concluídos os respetivos jogos, ‘fez as malas’ e regressou a casa.

O REENCONTRO COM PAULO BENTO

Além destes reencontros, há um outro muito especial, com Paulo Bento, que comandou a formação das quinas de 8 de outubro de 2010 e 7 de setembro de 2014, incluindo presenças nas fases finais do Euro 2012 e do Mundial 2014.

O agora selecionador dos sul-coreanos foi, em 2002, escolhido por António Oliveira para o ‘onze’ que defrontou o conjunto asiático e perdeu por 1-0, em encontro da terceira e última jornada do Grupo D.

Portugal, que começou com um desaire por 3-2 com os Estados Unidos e, depois, goleou a Polónia por 4-0, ter-se-ia qualificado com um empate, mas foi batido por um tento da grande ‘estrela’ dos sul-coreanos, Park Ji-sung, aos 70 minutos.

O encontro ficou marcado por duas expulsões na formação lusa – de João Vieira Pinto e Beto -, que, mesmo com nove, esteve quase a empatar sobre o final, por Nuno Gomes e Sérgio Conceição, após várias defesas ‘impossíveis’ de Vítor Baía.

Em 2014, no Brasil, com Paulo Bento ao ‘leme’, Portugal também começou muito mal a prova – foi goleado por 4-0 pela Alemanha e, com um golo nos descontos, só logrou empatar com os Estados Unidos (2-2), ficando, desde logo, com ‘pé e meio’ de fora.

Na última ronda, face ao Gana, era preciso golear e a seleção lusa ficou muito longe disso, conseguindo ainda assim uma vitória (2-1), mas claramente com sabor a derrota.

Em Brasília, John Boye, aos 31 minutos, na própria baliza, e Cristiano Ronaldo, aos 80, apontaram os tentos lusos, enquanto Asamoah Gyan faturou para os africanos, aos 57.

O MUNDIAL DE 2018

Se caiu das edições de 2002 e 2014 na fase de grupos, em 2018, no derradeiro Mundial, na Rússia, a formação lusa, já comandada por Fernando Santos, foi afastados nos oitavos de final, face ao Uruguai, vencedor por 2-1, em Sochi.

O avançado Edinson Cavani, presentemente companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot no Manchester United, ‘bisou’, com golos aos sete e 62 minutos, com Portugal ainda a empatar a um, com tento de Pepe, aos 55.

Face aos uruguaios, Portugal ainda disputou dois particulares, tendo triunfado por 3-0 em 1966, em Lisboa, com um ‘hat-trick’ de José Torres, e empatado 1-1 em 1972, no Rio de Janeiro, onde Jaime Graça anulou o tento inicial de Piero Lattuada.

O PERCURSO DO URUGUAI PARA CHEGAR AO MUNDIAL 2022

Para chegar ao Mundial de 2022, os uruguaios, que contam habitualmente com o benfiquista Darwin Núñez e os ‘leões’ Coates e Ugarte, foram terceiros na zona CONMEBOL (América do Sul), apenas atrás de Brasil e Argentina.

Os uruguaios, no qual ainda pontificam Godín, Cavani ou Luis Suárez, mais Ronald Araújo, Giménez ou Valverde, somaram oito vitórias, quatro empates e seis derrotas, rumo à 14.ª participação na principal competição de seleções.

Em Mundiais, a formação ‘celeste’ tem como ‘coroas de glória’ os títulos conquistados em 1930, na primeira edição, em casa, e em 1950, em pleno Maracanã, com um triunfo por 2-1 sobre o Brasil, que só precisava de empatar, no único Mundial sem final.

COREIA DO SUL PELA 11.ª VEZ NA FASE FINAL DE UM MUNDIAL

Por seu lado, a Coreia do Sul, que vai participar em Mundiais pela 11.ª vez, e 10.ª consecutiva, é liderada pelo avançado Son Heung-Min, jogador dos ingleses do Tottenham.

Os sul-coreanos foram segundos do Grupo A da terceira fase de qualificação asiática, ficando apenas atrás do Irão, pelo qual foram ultrapassados na última ronda, quando já tinham garantido o apuramento para o Qatar.

Nas anteriores participações, a Coreia do Sul caiu sempre na fase de grupos, exceto em 2002, quando foi coanfitriã, juntamente com o Japão, e acabou, com muita polémica pelo meio, no quarto lugar, caindo apenas nas ‘meias’, face à Alemanha (0-1).

QUASE TODOS OS JOGADORES DO GANA ALINHAM NA EUROPA

Quanto ao Gana, tem quase todos os seus jogadores a alinhar na Europa, entre os quais Thomas Partey (Arsenal), Jordan Ayew (Crystal Palace), Daniel Amartey (Leicester) ou o miúdo Felix Afena-Gyan (AS Roma).

Consulte aqui as datas de todos os jogos do Mundial 2022

Na qualificação, os ganeses superaram África do Sul, Etiópia e Zimbabué na segunda fase (Grupo G) e, na terceira, eliminaram a Nigéria, pelos golos fora (0-0 em casa e 1-1 fora).

O Gana vai para a quarta presença em Mundiais, todas nas últimas cinco edições (falhou 2018), merecendo destaque o sétimo lugar de 2010, edição em que ficou no segundo lugar do Grupo D, atrás da Alemanha, mas à frente de Austrália e Sérvia.

Na fase a eliminar, ainda superou os Estados Unidos (2-1, após prolongamento), ‘tombando’ apenas nos ‘quartos’, perante o Uruguai (2-4 nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos), que vai agora reencontrar.

Mundial 2022: Portugal no Grupo H com Gana, Uruguai e a Coreia do Sul comandada pelo português Paulo Bento

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais

17:30 17 Julho, 2026 16:20 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima denunciou violência doméstica, ameaças com arma de fogo e exploração sexual

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Algarve Animais

“Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil

17:03 17 Julho, 2026 17:07 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos de alimentos e bens essenciais para cães e gatos serão distribuídos pela Junta de Freguesia de Almancil a causas vulneráveis

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Europe Direct Algarve Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Nacional

Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais

17:30 17 Julho, 2026 16:20 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima denunciou violência doméstica, ameaças com arma de fogo e exploração sexual

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Algarve, Animais

“Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil

17:03 17 Julho, 2026 17:07 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos de alimentos e bens essenciais para cães e gatos serão distribuídos pela Junta de Freguesia de Almancil a causas vulneráveis

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Europe Direct Algarve, Saúde

Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo

16:20 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O medicamento para perder peso promete tornar o tratamento mais acessível a quem receia injeções, mas exige receita médica e acompanhamento clínico

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Últimas Notícias

  • Largo da Sé em Faro tem um novo restaurante italiano com pizzas e massas abaixo dos 20€
    Largo da Sé em Faro tem um novo restaurante italiano com pizzas e massas abaixo dos 20€
  • Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais
    Homem de 60 anos detido pela PJ suspeito de obrigar companheira a prostituir-se e vender vídeos nas redes sociais
  • Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história
    Do Algarve para a Bélgica: DJ Danni Gato estreia-se no Tomorrowland e faz história
  • “Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil
    “Cãominhada Sunset” junta exercício e solidariedade em Almancil
  • Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada
    Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

Opinião

  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

Europe Direct Algarve

  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal