Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Miguel Oliveira conquista primeiro pódio nas Superbikes em Portimão

Com estes resultados, Miguel Oliveira sobe três lugares no campeonato e é, agora, quarto classificado

18:36 28 Março, 2026 18:39 28 Março, 2026 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O piloto português Miguel Oliveira (BMW) conquistou hoje o primeiro pódio da sua carreira no Mundial de Superbikes, ao terminar a primeira das duas corridas do fim de semana no Algarve na terceira posição.

Oliveira, que arrancou da quarta posição, cortou a meta a 4,815 segundos do vencedor, o italiano Nicolò Bulega (Ducati), que somou o quarto triunfo da temporada, com o espanhol Iker Lecuona (Ducati) na segunda posição, a 2,522 segundos do vencedor.

Este é o primeiro pódio do piloto português no Mundial de Superbikes, o campeonato para motas derivadas de série ao qual chegou no início da temporada após 14 anos no Mundial de velocidade.

Miguel Oliveira partiu da quarta posição da grelha. Após as escaramuças iniciais, baixou ao quinto posto. Foi sol de pouca dura, porque, ainda antes do final da segunda volta, já tinha recuperado o quarto lugar.

Até que, na quinta volta das 20 previstas, o italiano Yari Montella (Ducati) caiu na curva cinco do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), baixando para a cauda do pelotão e abrindo as portas do pódio ao piloto português, na segunda ronda da temporada.

Daí em diante, o piloto luso da BMW tentou encurtar distâncias para Iker Lecuona. Ainda conseguiu chegar a cerca de um segundo do espanhol, mas, nas últimas voltas, os pneus deram de si e Oliveira acabaria a 2,293 segundos do espanhol, que este ano trocou a Honda pela Ducati.

“Estou muito feliz por conseguir um pódio aqui. Era o objetivo desde o início do fim de semana. Não consigo agradecer o suficiente pelo apoio. Aceito o terceiro lugar. O último setor está a matar-nos. É uma boa recompensa para a equipa”, disse, nas entrevistas antes da cerimónia do pódio.

Com estes resultados, Miguel Oliveira sobe três lugares no campeonato e é, agora, quarto classificado, com 33 pontos, a 54 do líder, Nicolò Bulega, que tem 87.

No domingo, disputa-se a corrida de superpole, de manhã, que definirá a grelha de partida para a corrida principal da tarde, a segunda deste fim de semana.

Miguel Oliveira diz que primeiro pódio nas Superbikes é especial por ser em casa

O piloto português Miguel Oliveira (BMW) considerou hoje “especial” a conquista do primeiro pódio da sua carreira no Mundial de Superbikes por ter sido “em casa”, no Autódromo do Algarve, em Portimão.

“É especial fazê-lo em casa, por brindar o público com este pódio. Era sem dúvida um dos objetivos para este fim de semana”, assumiu o luso, em declarações aos jornalistas após a primeira das duas corridas do fim de semana.

Assinalando que o seu objetivo real era “estar dentro do ‘top 5’ e lutar pelo pódio”, Miguel Oliveira realçou que as suas intuições têm “batido certo”.

“Temos tido algumas dificuldades também com a moto, sobretudo no último setor, onde não conseguimos ser tão rápidos, mas, no resto da pista, consigo mais ou menos defender bem”, salientou.

O piloto reconheceu que o terceiro lugar caiu-lhe “no colo”, devido à queda de Yari Montella (Ducati), considerando a corrida “um pouco estranha”, por ter ficado “mais ou menos decidida, mesmo a nível de destaques, nas primeiras quatro ou cinco voltas”.

“Fui um bocadinho conservador com o pneu traseiro, sobretudo na primeira volta, logo de arranque, fui ultrapassado pelo Alex Lowes [Bimota] e, por isso, tive de acordar para a vida rápido e começar a por mais ritmo”, referiu.

Com este arranque, Oliveira admitiu que “o fosso já estava criado” e, mesmo mantendo o ritmo, “não dava para chegar perto do Iker” Lecuona (Ducati), segundo, e Nicolò Bulega (Ducati), primeiro, “distanciou-se, mas também não assim tanto”.

“As últimas voltas foram difíceis para todos por causa da degradação do pneu traseiro”, sublinhou.

Quanto ao último dia das Superbikes em Portimão, o luso previu que seja “mais do mesmo” e avisou que, “se sair algo melhor, será um coelho da cartola”.

“Mas vou tentar sacá-lo de alguma maneira”, acrescentou.

Já o vencedor, o italiano Nicolò Bulega, apesar da vitória, confessou, igualmente em declarações aos jornalistas no final da primeira corrida, que não ficou totalmente satisfeito com a sua prestação.

“A única coisa que quero fazer quando ando de moto é divertir-me. Ontem [sexta-feira] 0% sorriso, hoje 70% de sorriso, então, quero chegar aos 100% amanhã [domingo]”, disse.

Nesta corrida, Oliveira, que arrancou da quarta posição, cortou a meta a 4,815 segundos do vencedor, o italiano Nicolò Bulega (Ducati), que somou o quarto triunfo da temporada, com o espanhol Iker Lecuona (Ducati) na segunda posição, a 2,522 segundos do vencedor.

Este é o primeiro pódio do piloto português no Mundial de Superbikes, o campeonato para motas derivadas de série, ao qual chegou no início da temporada, após 14 anos no Mundial de velocidade.

Com estes resultados, Miguel Oliveira sobe três lugares no campeonato e é, agora, quarto classificado, com 33 pontos, a 54 do líder, Nicolò Bulega, que tem 87.

No domingo, disputa-se a corrida de ‘superpole’, de manhã, que definirá a grelha de partida para a corrida principal da tarde, a segunda deste fim de semana.

Leia também: Miguel Praia recorda estreia nas Superbikes e fala de Miguel Oliveira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve Cultura Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Partida entre Flamengo e River Plate. Crédito: Flamengo
Algarve Desporto Mundo

Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

16:26 4 Julho, 2026 16:26 4 Julho, 2026 | João Luís

Flamengo e River Plate empataram 2-2 no Estádio Algarve, num jogo de preparação com quatro golos ainda na primeira parte

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Partida entre Flamengo e River Plate. Crédito: Flamengo
Algarve, Desporto, Mundo

Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

16:26 4 Julho, 2026 16:26 4 Julho, 2026 | João Luís

Flamengo e River Plate empataram 2-2 no Estádio Algarve, num jogo de preparação com quatro golos ainda na primeira parte

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Idosas com calor.
Tempo

Fim de semana de calor extremo em Portugal: temperaturas podem ficar até 15 ºC acima do normal

06:00 4 Julho, 2026 13:44 3 Julho, 2026 | João Luís

Cúpula de calor mantém Portugal sob temperaturas muito acima da média, com máximas acima dos 40 ºC e noites tropicais este fim de semana

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

O brilho de Parsifal | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

15:40 30 Junho, 2026 15:38 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O que se pode dizer de Parsifal que já não tenha sido dito? É uma ópera profundamente alemã, que incorpora ideias budistas e cristãs e a filosofia de Schopenhauer"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Últimas Notícias

  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
  • Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records
    Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records
  • Quem tem direito à Prestação Social para a Inclusão? Segurança Social esclarece
    Quem tem direito à Prestação Social para a Inclusão? Segurança Social esclarece
  • Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei
    Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei
  • Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação
    Flamengo e River Plate empatam no Estádio Algarve em jogo de preparação

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal