A 11.ª edição do Walking Festival Ameixial (WFA) realiza-se entre 26 e 28 de abril, na freguesia de Ameixial, no interior do concelho de Loulé.
A esta região da serra algarvia regressam dezenas de caminhadas de características diversificadas, direcionadas a diferentes públicos, e outras atividades complementares, como workshops e conversas temáticas, além de muita animação e momentos de convívio.
O programa inclui caminhadas de sucesso de outras edições, como a sempre especial Caminhada com o Pastor, no monte dos Vermelhos, ou a Caminhada da Escrita do Sudoeste, este ano numa nova versão; mas, como é hábito, reserva espaço para algumas novidades.
Entre as novidades, a organização destaca “o envolvimento de aldeias e montes da freguesia, menos presentes noutras edições, como os Cavalos ou os Besteiros e ainda algumas caminhadas temáticas, com foco em atividades tradicionais da serra, nomeadamente a extração de cortiça”.
Outro destaque são “as várias opções de caminhadas dirigidas a famílias com crianças, de modo que os participantes de todas as idades possam usufruir deste evento, de forma criativa e em harmonia com a natureza”.
Ao nível dos workshops, estaré em foco um tema sempre relevante para quem tem de gerir percursos pedestres: a sua manutenção.
No dia 27, a Associação Rota Vicentina vai falar da sua experiência em torno da manutenção da sua grande rede de percursos e da forma como envolve equipas de voluntários nessa missão. Será pelas 15:00 e está aberto a todos interessados.
Nesta edição é renovada a parceria com a Domo Camp Portugal, que vai instalar uma glamping village nas imediações da aldeia, oferecendo uma opção adicional de alojamento no local e acrescentando mais uma experiência diferenciadora ao festival. As reservas estão já abertas aos interessados.
As inscrições estão disponíveis no website do evento (wfameixial.qrer.pt), onde será possível encontrar informações detalhadas sobre o programa, com a descrição das caminhadas, opções de alojamento, refeições ou transporte.
A entrada no festival tem o valor simbólico de 10 euros e confere direito à participação em todas as atividades do programa, mediante inscrição prévia em cada uma delas e de acordo com a sua lotação específica.
A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita, mas igualmente sujeita a inscrição obrigatória por motivos de seguro e de gestão da atividade.
O WFA regressa todos os anos à serra algarvia, promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, numa organização conjunta com a Proactivetur, empresa cooperadora, e o Projeto Estela.
O Festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, do Clube Desportivo Ameixialense, e da Região de Turismo do Algarve, através da marca Algarve Walking Season, assim como de outros parceiros locais, nomeadamente da Decathlon, da VisaCar e da Ana Aeroportos.
Leia também: Quatro festivais de caminhadas no Algarve esperam mais de 3.000 participantes